Novidades

latest

[Entrevista] Surma: "recebi logo a indicação para não mudar nada em mim por ser o Festival da Canção"


Um nome longe destes palcos televisivos, Surma foi primeiramente convidada para ser uma das compositoras da edição deste ano do Festival da Canção. Levando o desafio mais longe, e com a revelação das canções, ficámos a conhecer "Pugna", a música que a cantora vai interpretar no palco da RTP. Com um dos temas mais arrojados do Festival, Surma mostra-se radiante com a nova experiência, sobretudo numa competição que não lhe coloca barreiras à criatividade!

Crónicas de Eurofestivais (CE): Bem-vinda ao mundo dos eurofestivais! Foste em primeiro uma das compositoras selecionadas pela RTP. Como encaraste este desafio que te foi proposto de ires até ao Festival da Canção?

Surma: Antes de mais muito obrigada pelo convite e pelas boas vindas! Quando recebi o convite por parte da RTP fiquei felicíssima, vai ser um desafio muito grande e uma experiência incrível para mim! Estar no meio de tantos músicos talentosos e rodeada de amigos que me são tão queridos, foi das melhores chamadas que recebi até hoje! Com o género de música que faço, nunca sonhei na vida em apresentar uma música minha no Festival da Canção, e é muito gratificante para mim poder estar presente num evento tão importante e tão respeitado em Portugal! 

CE: Da junção compositores mais intérpretes, a verdade é que vemos nomes muito conhecidos na edição de 2019 do Festival. Muitos deles que deves conhecer, igualmente. É bom poder estar lado a lado com estas personalidades, ou acarreta um nível de maior responsabilidade também?

Surma: Acho que ambas as sensações! É lógico que me sinto em casa com amigos que me são tão queridos e chegados mas por outro lado acarreta um nível de pressão muito grande! Há músicos incríveis este ano e é lógico que a pressão é muita, para todos nós! Mas acho que não pensamos muito nisso, estamos todos numa boa e só queremos dar o nosso melhor e aprender mais e mais e mais com todas pessoas envolvidas neste projecto! 

CE: Não estando o teu nome associado a este tipo de programas de televisão, alguma vez imaginaste uma participação no Festival da Canção?

Surma: Nem nos meus sonhos 'ahah'! Mas acho uma iniciava incrível por parte da RTP em ter convidado compositores e intérpretes um pouco “fora da caixa” do habitual, e a querer mostrar talentos emergentes da música portuguesa! E só temos a agradecer pela oportunidade incrível e pela experiência do outro Mundo, que vai ser para todos nós! Acho que estamos num caminho muito bom no que toca à música portuguesa. De um ecletismo incrível!


CE: Tens acompanhado as últimas edições do Festival? E do Festival Eurovisão da Canção? Há alguma participação que te tenha impressionado positivamente, que queiras destacar? Porquê essa?

Surma: Para ser sincera, só comecei a ver o Festival de há 2 anos para cá. No ano passado, fiquei impressionada com a actuação de JP Simões (INCRÍVEL), Joana Barra Vaz e claro com a da Catarina Miranda! Temos mostrado géneros tão variados e músicas tão bem feitas com pessoas tão incríveis que amam, honestamente, aquilo que fazem e que põem todo o coração na música que transmitem cá para fora! Temos crescido a olhos largos!

CE: Sabemos que não podes revelar muito mais, mas, enquanto compositora da "Pugna", podes-nos dizer de onde surgiu a inspiração para o tema?

Surma: Assim que recebi o convite da RTP, recebi logo a indicação para não mudar nada em mim só por ser o Festival da Canção, e criar sim uma música de raiz no meu próprio estilo e no meu próprio universo, sem pensar em criar um estilo “Eurovisivo” muito definido! E foi isso mesmo que fiz, posso dizer que a música que criei está 100% Surma, mudando apenas a dicção para o Português, que vai ser um desafio enorme e muito gratificante para mim em cantar na nossa grande língua! Inspirei-me no silêncio e em tudo o que me rodeava na altura.

CE: O processo de criação do tema foi mais fácil do que estavas à espera, ou o contrário?

Surma: Foi muito natural e muito genuíno no que toca à parte de construção do tema! Tentei fazer um tema mais estruturado do que o habitual e acabou por correr bastante bem! Foi feito numa noite e não o queria acabar de fazer 'ahah', deu-me um prazer muito grande em construir todo aquele universo de raiz! A melodia é sempre o mais difícil para mim e o que vem sempre em último, o que não aconteceu aqui! Foi a primeira coisa a ser feita e a ser estruturada antes da própria base! 


CE: Quais as tuas expectativas e ambições para o Festival? A tua canção ser eleita como a representante de Portugal em Israel e...?

Surma: Não posso dizer que sou uma pessoa ambiciosa! Só o simples facto de ter sido convidada e de ter esta oportunidade incrível de partilhar esta experiência com pessoas tão mágicas já está ganho para mim! E competições não é muito a minha onda 'eheh'! É dar tudo o que temos e logo se vê o resultado final! 

CE: No futuro, sem ainda saber o que o mesmo reserva, achas que o Festival vai estar presente como uma mola impulsionadora para outros projetos?

Surma: Sem sombra de dúvida! Como disse numa outra pergunta anterior, o Festival tem crescido a olhos largos no que toca à selecção de artistas e até mesmo o público atual! Tenho sentido que se tem criado um ambiente muito familiar dentro dos compositores e vejo que há aquela força de vontade em querer fazer coisas novas e em querer juntar artistas o mais possível e isso é a prova viva de que a música, não interessa de que género é, liga pessoas e todo o Mundo! 

CE: Queres deixar uma mensagem aos nossos leitores e aos fãs em geral?

Surma: Espero que se divirtam este ano no Festival e que apreciem todas as músicas! Mesmo não sendo do género de cada um, há que respeitar todo o esforço e o suor que cada compositor depositou em cada música e que tentou criar um atmosfera única para este ano! E só  tenho a agradecer por todo o apoio que me têm dado desde o início. Não estava à espera de ter reacções tão boas e só vos tenho a agradecer por todo o apoio que me têm dado, é mesmo muito importante para mim! 

Imagens: RTP/Festival da Canção/Blitz/ Vídeo: Omnichord Records

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved