Novidades

latest

Especial: os 5 melhores palcos eurovisivos do século XXI


Anualmente, todos nós queremos conhecer a plataforma que irá servir de base às nossas canções favoritas. Um palco eurovisivo tanto pode elevar uma canção, como a pode deitar por terra, mandando-a mais cedo para casa.

Os palcos eurovisivos costumam ser impressionantes! Todos anos cria-se um novo conceito e desenvolve-se uma nova estrutura. Ao longo dos anos, o palco foi ganhando cada vem mais importância para as atuações, fruto da evolução tecnológica e na festa em que se tornou a Eurovisão. Funciona quase como uma personagem, dando vida à música que será ouvida. Mas quais terão sido os mais memoráveis? Fiquem com os melhores palcos da Eurovisão do século XXI.

5º Lugar: ESC 2006 (Grécia)


O que haverá de mais incrível na Eurovisão do que olhar para um palco e reconhecer de imediato o país organizador do evento? Muito poucos anfitriões alcançaram tal feito, mas os gregos receberam a medalha de distinção em 2006. O palco é uma clara referência à cultura grega, mais precisamente aos anfiteatros locais, tão populares na história da humanidade. O palco era constituído por escadas LED móveis, o que permitia uma variação do nível de abertura do palco para o espetador. Não é dos palcos mais elaborados, mas é dos mais memoráveis e culturalmente bem executados.

4º Lugar: ESC 2018 (Portugal)



O palco que serviu de base às atuações da primeira Eurovisão feita em Portugal fazia referência aos símbolos que caracterizam o nosso país. A Esfera Armilar representada por estruturas circulares gigantescas, o casco de um navio representado ao fundo e o palco propriamente dito, ligado a uma zona mais exterior através de duas escadas. A iluminação do palco foi das mais surpreendentes da toda a Eurovisão e permitiram uma enorme versatilidade entre as diferentes atuações. O palco não precisou sequer de LED´s para encobrir falta de originalidade (ucranianos, tirem apontamentos).

3º Lugar: ESC 2011 (Alemanha)


O palco da Eurovisão 2011 é uma verdadeira revolução tecnológica. O palco propriamente dito consistia numa estrutura circular, envolta por painéis brancos que tanto faziam a ligação a uma outra estrutura circular no centro do público, como também a um LED do tamanho da nossa admiração. A iluminação era feita através de uma estrutura colocada acima do palco. Como se não bastasse, por detrás do LED estava a Green Room, revelação feita através da abertura do ecrã gigante na final do evento. É surpreendente e simples, sem grandes adereços, mas com muita tecnologia. 

2º Lugar: ESC 2014 (Dinamarca)


Com traços mais retos do que os anteriormente mencionados, o palco dinamarquês é visualmente magnífico. Sendo inspirado no logótipo da Eurovisão desse ano, o palco jogava com uma estrutura reticular constituída por cubos, que parecia projetar as imagens de um grande LED colocado por detrás. Para além disso, o palco era perfeitamente simétrico, o que funcionou na perfeição a nível de efeitos visuais. No palco, existia ainda uma espécie de lago, que foi utilizado no interval act da final do evento. Considerado por muitos o melhor de sempre, a Dinamarca elevou a fasquia dos palcos eurovisivos. 

1º Lugar: ESC 2009 (Rússia)



Se há algum país que consiga ultrapassar o palco russo é a própria Rússia. O palco do ESC 2009 era absolutamente avassalador. Conjugava uma infinidade de LED´s, estruturas retas, estruturas circulares, simetria e assimetrias. Tinha tudo para se tornar numa enorme confusão, mas devido à mestria dos autores, o palco tornou-se no mais incrível da história da Eurovisão. O palco parecia transformar-se em algo completamente diferente a cada plano e nenhuma atuação parecia semelhante. As dimensões são também fora de série, bem como o efeito de profundidade e perspetiva. Os russos apostaram num dos palcos mais caros de sempre, mas transformaram a edição da Eurovisão 2009 numa verdadeira experiência visual. 

Imagens: oikotimes, wtvision, wikimedia, visualxyz, eurovision

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved