Novidades

latest

Porque é que o David Fonseca deveria ir ao Festival da Canção


Caro David,

Vou tratar-te por tu que é uma coisa que geralmente não faço com as pessoas que mais admiro mas que, por isto ser escrito, me facilita ligeiramente o trabalho. Quero que saibas que és uma pessoa que me enerva. Nada de estranho até aqui porque a maioria das pessoas tem esse dom. A diferença entre ti e as outras pessoas é óbvia e está à vista de todos. Há pessoas, como eu, que nasceram sem qualquer tipo de talento e outras há, como tu, que têm o talento todo. Se Deus fosse justo como os cristãos proclamam, o talento seria distribuído por todos de igual forma e tu não eras diferente, eras só mais do mesmo.

Há uns anos, depois de lançares o surpreendente "Futuro Eu" (que para mim é o teu melhor trabalho), andaste pelo país de caravana a cantar para nós e a oferecer-nos CDs. Foi quando olhei com atenção para esse CD que me apercebi que eras muito mais que um compositor e cantor. És uma espécie de André Almeida no Benfica mas em bom (high 5 virtual para quem percebeu a referência). Voz principal, coros, instrumentos, composição e, como isto não chega, ainda tratas da parte criativa dos álbuns e vídeos (que, diga-se de passagem, são brilhantes).


Confesso que era aquela pessoa que conhecia apenas os teus hits até que te vi ao vivo. Foi um espetáculo que me abriu os olhos (e os ouvidos acima de tudo). É difícil definir o teu estilo musical e é isso que mais gosto em ti. Ao longo dos anos soubeste reinventar-te sem nunca perderes a tua essência e é muito raro encontrar alguém assim, da mesma forma que é difícil encontrar alguém com um timbre tão distinto.

Pensava eu que depois do "Seasons" não havia maneira de me surpreenderes e eis que aparece um álbum em português. A fasquia ficou tão lá em cima que eu fui ouvir "Radio Gemini" um pouco a medo mas ... que maravilha. Esta espécie de emissão de rádio meio esquizofrénica de uma hora distingue-se das demais emissões de rádio por ter uma coisa que as restantes não têm: música de qualidade. Conheço pessoas que não gostam da tua voz (todos têm os seus defeitos) e adoraram "Oh My Heart".


Bem sei que estás farto de dizer que não queres participar no Festival da Canção e é o meu maior desgosto enquanto eurofã. Eu percebo o teu ponto de vista: o FC não é nenhum Sanremo e tu não precisas deste género de competições para nada. No ESC é difícil prever o que aconteceria: ou as pessoas sabiam reconhecer talento (e a experiência diz-me que isso não acontece frequentemente), ou ias acabar no final da tabela com a mais irreverente participação portuguesa de sempre. Qualquer um dos dois resultados me deixaria orgulhosa porque sei que seriamos bem representados. 

Como sou uma pessoa esperançosa, estou a escrever este texto. Na minha cabeça há uma probabilidade mínima de estares neste momento no conforto da tua casa, por onde eu certamente já passei visto sermos ambos da zona de Leiria, a ler isto e pensar: "ah, espera lá, se uma rapariga de Leiria de um site dedicado à Eurovisão está a pedir, vou com certeza reconsiderar a minha decisão". Não sou exigente, tanto me faz se a música é em inglês ou português, se é balada, mais pop ou mais rock. Só quero que seja boa. Pode ser?  

Ficava nisto o resto do dia mas tenho de ir até ao Coliseu. Até já!

Imagem: Blitz/Vídeos: DavidFonsecaVEVO

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved