Novidades

latest

ESC 2018: foram revelados os jurados de todos os países participantes


A lista dos 215 membros que compõem o júri que ajudará a escolher o próximo vencedor do Festival Eurovisão da Canção (ESC) foi revelada há pouco no site oficial da Eurovisão. Cada país terá um júri composto por cinco membros ligados à indústria musical. 

São 215, os membros que este ano compõem o júri do ESC 2018. Cada país terá no máximo cinco membros, que serão responsáveis pela atribuição das pontuações aos países que participam na edição deste ano, em Lisboa.
Ao atribuir as pontuações, os jurados terão que ter em conta parâmetros como, a capacidade vocal de cada um dos cantores, a performance no palco, a composição e originalidade de cada canção, assim como a impressão geral que cada atuação causa no júri. Os jurados terão que avaliar todas as canções participantes, no entanto, não poderão analisar a canção representante do seu país de origem. 

Os membros que compõem o painel de jurados de cada país devem cumprir uma série de requisitos, nomeadamente: devem estar ligados profissionalmente ao setor da música e das artes performativas, não podem ter feito parte de um júri da mesma competição há menos de dois anos, devem ter pelo menos 16 anos no dia da votação, não podem ser funcionários da estação de televisão que participa no concurso, devem ser cidadãos do país pelo qual se fazem representar e não podem estar ligados a nenhum artista/canção participante no concurso nessa mesma edição em que participam. 

A votação do júri ocorre na noite antes da transmissão de cada espetáculo ao vivo, ou seja, durante o "jury show", em que os mesmos vêm o espetáculo transmitido via satélite e analisam tudo ao detalhe. Após isto, os votos dos jurados são enviados de forma individual e guardados até ao dia da Grande Final.

De forma a manter a equidade nas votações, as votações deste ano serão supervisionadas em cada país, de forma a assegurar que a votação seguirá as regras previamente estabelecidas no regulamento da Eurovisão. Depois da submissão dos votos, a EBU, juntamente com a PwC trabalharão em conjunto de forma a verificar a existência de irregularidades. Caso estas se verifiquem, a votação do júri nacional que as praticou, poderá ser descartada.

Os membros representantes do júri de Portugal serão:

Armando Teixeira (Presidente do Juri Português);
Daniela Onis;
Anabela;
Benjamim;
Peu Madureira;

O júri da edição do ESC deste ano contará com alguma figuras conhecidas dos eurofãs, como é o caso da lista que se segue em baixo.

Emmellie De Forest, vencedora do ESC 2013 (júri da Dinamarca);
Niamh Kavanagh, vencedora do ESC 1993 (júri da Irlanda);
Tom Dice, representante da Bélgica em 2010 (júri da Bélgica);
Cristina Scarlat, representante da Moldávia em 2014 (júri da Moldávia);
Bojana Stamenov, representante da Sérvia em 2015 (júri da Sérvia);
Aminata Savadogo, representante da Letónia em 2015 (júri da Letónia);
Amber, representante de Malta em 2015 (júri de Malta);
Laura Tesoro, representante da Bélgica em 2016 (júri da Bélgica);

Para saber mais sobre os restantes nomes que farão parte do júri de cada país, clique AQUI. 

O Festival Eurovisão da Canção realizar-se-á entre os dias 8, 10 e 12 de maio, em Lisboa, no Altice Arena. Portugal votará na semifinal do dia 8 de maio e no dia 12 de maio, dia da Grande Final, onde seremos representados por Isaura e Cláudia Pascoal com a canção "O Jardim".

Imagem: ESCPlus

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved