Novidades

latest

ESC 2018: participação da Ucrânia em risco


A estação pública ucraniana UA:PBC pode ter que fechar portas já no final do próximo mês de abril por falta de financiamento. Caso encerre, a participação da Ucrânia poderá não marcar presença no Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2018.

A European Broadcasting Union (EBU) divulgou há pouco um comunicado (o qual pode ler AQUI - escrito em inglês), onde através do qual refere que a estação pública ucraniana pode ter que fechar portas já no final do próximo mês de abril, por falta de verba disponível. 

Durante a reunião do concelho europeu, que decorreu na semana passada, os gestores do canal público referiram a urgência em alargar o orçamento necessário para o normal funcionamento do canal, uma vez que, até aqui, a empresa estatal apenas tem funcionado com metade da verba que é permitida pela lei ucraniana. 

A UA:PBC está agora a celebrar um ano de existência, e encontra-se atualmente a passar por um difícil processo de reestruturação financeira.

Na semana passada decorreu uma reunião que contou com membros do governo, especialistas na área dos media, instituções de relevo e representantes da sociedade civil. Nesta reunião foram discutidas algumas soluções, nomeadamente a elaboração de modelos financeiros mais sustentáveis que ajudem esta empresa a ultrapassar a situação. No entanto, este financiamento sustentável é uma ambição que apenas terá resultados a longo prazo e que exigirá mudanças no quadro legal desta empresa estatal. Em contrapartida, para não encerrar as portas, o canal público precisa de encontrar medidas que resultem num curto prazo de tempo e que possa garantir o funcionamento da estação de televisão pública até, pelo menos, ao final do ano.

Segundo Radka Betcheva, chefe das relações com os membros da EBU, "esta situação é preocupante, uma vez que pode comprometer o crescimento e desenvolvimento da estação pública, enquanto instituição democrática. Neste momento a hipótese de encerramento é real e, para além disso, pode também afetar a Ucrânia enquanto país, na medida em que pode comprometer as negociações para a adesão à União Europeia, assim como o acesso à ajuda financeira disponibilizada para avançar com o processo."

Quanto à participação do país no ESC, ainda não há nada definitivo, no entanto, caso a empresa de televisão encerre, poderemos correr o risco de ver a lista de participantes de 43 para 42 países. 

[ATUALIZAÇÃO]: A emissora estatal da Ucrânia já esclareceu no seu Twitter oficial que a particição do país no ESC está assegurada, embora estando a funcionar "com apenas metade do orçamento prescrito pela lei ucraniana".

A Ucrânia participou pela primeira vez no ESC em 2003. No ano passado foi o país anfitrião, como consequência da vitória da Jamala em 2016. Em 2017 o país foi representado pelos O.Torvald, com a canção "Time", tendo alcançado o 24º lugar, com 36 pontos. 

Recorde em baixo a participação da Ucrânia no ESC 2017:


Fonte: EBU/Vídeo: Eurovision

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved