Novidades

latest

[Especial]: as polémicas da Rússia no Festival Eurovisão da Canção


Resultado de imagem para russia eurovision


Nos últimos anos, a Rússia tem sido o país mais polémico no Festival Eurovisão da Canção, devido a inúmeras situações. Este artigo não pretende ser um texto de apoio ou de oposição a este país, mas sim uma reflexão daquilo que pode ser trabalhado no futuro por todas as partes.

Desde 2012 que têm sido constantes as polémicas que a comitiva e o governo russo apresentam aos seguidores do Festival Eurovisão da Canção. O ponto fulcral para ter começado esta inimizade foi a partir da implementação da lei contra a comunidade gay, onde Putin fez questão de afirmar que "é proibido falar como um gay, andar como um gay e andar de mãos dadas com alguém do mesmo sexo". Os fãs eurovisivos, fazendo ou não parte desta comunidade, revoltaram-se e temeram que a Rússia pudesse organizar o evento no futuro, devido às complicações que esta lei podia implicar. Estas considerações até levaram, em 2013, a Eurovision Broadcasting Union (EBU) a enviar uma carta de advertência aos russos que eles devem respeitar as normas do concurso.

Após este incidente, seguiram-se tantos outros em 2014. Primeiro que tudo, a Rússia tentou que os votos da Crimeia fossem provenientes dos seus - mas ficou decidido que seria a Ucrânia a recebê-los. A Crimeia, desde sempre, que tem sido um espaço geográfico polémico, porque está dividido entre russos e ucranianos. Neste mesmo ano, foi promulgada o tratado da anexação da Crimeia e Sevastopol à Federação Russa e que foi reivindicado pela Ucrânia como República Autónoma da Crimeia e de Sevastopol. E, a partir daí, tudo se desmoronou: todos os artistas russos que pudessem apoiar a causa Ucrânia ou pisar este mesmo país seriam considerados como rebeldes anti-russos - exemplo disso foi a cantora Anastasia Prikhodko, que representou a Rússia no concurso em 2009.

No entanto, o escândalo mais espalhafatoso para o concurso da Eurovisão foi mesmo o drama da vitória de Conchita Wurst. As reações à vitória da Conchita Wurst não foram de todo boas. O governo russo temeu que as gerações mais novas fossem influenciadas no futuro por aquilo que viram na televisão. Até Vladimir Jirinovski, presidente do Partido Liberal Democrático, afirmou à televisão estatal russa Rossiya-1 que "a nossa indignação é ilimitada, isto é o fim de uma Europa que ficou completamente louca. Eles têm mais mulheres e homens lá em baixo mas preferiram apresentar um travesti de barba", acrescentando que "há 50 anos o exército soviético ocupou a Áustria e desocupá-la foi um erro, devia ter lá ficado".

Resultado de imagem para russia eurovision wurst

Após isso, o Governo Russo anunciou que iria acontecer o Intervision Song Contest, um programa semelhante ao Festival Eurovisão da Canção e que fosse de acordo aos ideais e às leis russas. E o local não podia ser mais escandaloso: Sóchi, perto da Crimeia. Mas estes planos foram por água abaixo: tudo foi cancelado devido à situação política que o país vivia na altura.

E o que a Rússia ganhou em troca? Imensos assobios com a sua participação "Shine" das Tolmachevy Sisters, que deixaram as gémeas cantoras de rastos. Muitos tentam acreditar que a Eurovisão é apenas um concurso musical, mas é para além disso: também é político. É óbvio que as cantoras não têm culpa do que o governo russo tinha vindo a cometer, e foram apenas mais umas peças no tabuleiro de xadrez... mas quem semeia ventos, colhe tempestades.


A indignação dos fãs continuou em 2015, quando a Rússia apresenta "A Million Voices", interpretada por Polina Gagarina - uma música que apela à paz mundial e ao amor universal. Sendo ou não uma resposta da televisão estatal às leis do seu próprio país, as afirmações de apoio que a cantora representante fez sobre a comunidade gay e o episódio de ter dado um beijo a Conchita Wurst deixou o governo russo bastante incomodado.

Mas pára tudo! Em 2016, a Rússia veio melhor que nunca: veio mesmo para ganhar. "You Are The Only One" de Sergey Lazarev, desde o momento que foi apresentada, foi considerada como a clara candidata à vitória. Mas, por muito que os fãs eurovisivos pudessem gostar da música, começaram a aplicar uma política de ódio ao facto de a Rússia poder organizar o concurso em 2017 - a EBU até realizou um comunicado em que prometia que todas as questões de segurança seriam asseguradas caso este acontecimento pudesse existir. 


No entanto, a reviravolta acontece: a Ucrânia vence o concurso nesse ano, sem ser a favorita do júri nem do público; e vence com uma música histórico-política que afirma todo o sofrimento que os russos causaram em 1944, na Crimeia. Os russos não perderam tempo: apresentam a sua indignação a este facto e consideraram que o concurso estava a favorecer um país em detrimento deles face a um problema político-militar: "Foi a política que ganhou à arte", afirmou o senador Frantz Klintservitch que apelou ao boicote russo na próxima edição.

A organização de 2017, protagonizada pela Ucrânia, começou logo com um imenso senão: a criação de uma lista negra em que vários artistas russos, intitulados como ameaças à segurança nacional da Ucrânia, seriam proibidos de entrar no país. Apesar de a EBU ter realizado milhares de reuniões para que qualquer artista russo pudesse participar no concurso sem censura, tudo isto foi em vão. "Isto não é mais sobre boa música, isto é um show de pessoas com mentes perversas, propósitos LGBT secretos e por aí adiante", disse Medvedev, o primeiro ministro russo, à imprensa, na altura.

A escolha russa recaiu em  Julia Samoylova, que foi logo proibida de participar no concurso por ter violado as leis ucranianas: entrou na Crimeia para dar um concerto. E Jon Ola Sand, supervisor executivo eurovisivo, tentou, mais uma vez, entrar em negociações com a Ucrânia: "Pela primeira vez na história do ESC, estamos numa situação em que um participante pode não ter a oportunidade de viajar para capital-sede. Devemos, então, encontrar uma solução que dê a oportunidade de que a representante russa participe. A decisão foi tomada pelas autoridades locais, que precisam de seguir as leis locais. Entretanto, estamos em conversações com o Primeiro Ministro e o Governo Ucraniano para anularem a decisão." Mas, adivinhem... não serviu de nada.


O resultado disto foi que a Ucrânia foi multada pelos atrasos na organização do festival e pela proibição da participante Julia, e a Rússia por se ter retirado da competição e ter faltado às reuniões agendadas.

Tudo isto que tem acontecido é de lamentar. Qual a conclusão que podemos tirar disto?

Numa primeira instância, eu, como cidadão europeu, espero que, por mais leis e conflitos militares que haja, todos os países respeitem a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Já num ponto de vista eurovisivo, é mais do que óbvio que a política não pode entrar dentro de um programa musical televisivo, porque isso não faz de todo um bom entretenimento. Os fãs juntam-se à frente da televisão para celebrar a cultura europeia, uma tradição televisiva que cada vez mais é vista mundialmente. E estes conflitos, além de se afastarem do propósito do concurso, só o destroem - em vez de estarmos a comentar uma música que acabou de ser apresentada, estamos a interrogar-nos das intenções que cada país pode ter sobre determinado acontecimento.

Resultado de imagem para eurovision

Além disso, os fãs eurovisivos têm de perceber que nem sempre os cantores escolhidos pela Rússia representam de todo as leis do governo e todas as polémicas têm vindo a público. Assobios só nos fica mal, já que somos cidadãos europeus e inclusivos.

Por fim, o governo russo tem de suavizar as críticas que faz ao concurso. Além de alimentarem a imprensa local, estão a desviar-se dos seus propósitos. O principal objetivo devia ser perceber as necessidades que a sua população precisa, e não preocuparem-se com um programa de televisão. Sim, porque, na sua génese, a Eurovisão é um concurso de televisão. Não vamos confundir as coisas, por favor.

Se houver mais comunicação entre todos, em que haja espaço para o diálogo e para dizer sem medo as preocupações que cada um tem, tudo ficará mais fácil. Se houver uma mudança de perspetiva, poderão olhar para a Eurovisão com outros olhos. Se houver uma predisposição de paz e de união entre todos, tudo correrá melhor. A Eurovisão promove a diversão, a alegria e a paz entre todos - não promove a guerra.

Esperemos que em 2017 estes conflitos acabem e que a Rússia nos continue a enviar os melhores artistas musicais que tem no seu país - porque esses, sim, têm feito as delícias a nós, fãs. Até maio!

Imagens: itv.com, doutboilethesauce.com, eurovision.tv, mirror.co.uk e theindependent.co.uk/Vídeos: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved