Novidades

latest

[Entrevista] Kika Cardoso: "É uma canção pop, épica, talvez com um toque a la James Bond"


Kika Cardoso, natural de Sacavém, começou a dar nas vistas desde muito cedo no programa Factor X em 2014 onde acabou por se sagrar vencedora. Desde então o trabalho no meio musical não tem parado e conta já com alguns singles que fazem parte da banda sonora de telenovelas. Este desafio proposto por Nuno Gonçalves junta Kika com Luís Peças e João Paulo Ferreira em "Viva La Diva".


Crónicas de Eurofestivais (CE): Como surgiu este convite para interpretar um tema do Nuno Gonçalves?

Kika Cardoso (KC): O Nuno Gonçalves andava em busca da voz para este projeto e este convite surgiu através duma sugestão da Sónia Tavares dos The Gift.


CE: Temos acompanhado o teu trabalho desde a tua participação no Factor X. O que mudou na Kika depois da vitória do Factor X? Achas que essa experiência será uma boa ferramenta para encarar este desafio?

KC: O Factor X foi, sem dúvida, uma grande experiência na minha vida. Ajudou-me a crescer como cantora e, logicamente que isso me proporcionou uma boa ferramenta para encarar este novo desafio.


CE: O Festival da Canção é um festival de música com muita história. Alguma vez tinhas pensado na possibilidade de subir a um palco eurovisivo?

KC: Claro que me imaginei ali imensas vezes… Tantas vezes que se tornou realidade As palavras e os sonhos têm força!


CE: Não é muito habitual vermos trios no Festival da Canção nem no Festival Eurovisão da Canção. No entanto este ano vamos ter um trio no qual és parte integrante. É mais fácil cantar a solo ou acompanhada?

KC: Gosto de cantar, seja a solo ou em grupo e fascinam-me os novos desafios. Poder partilhar o palco com duas vozes fantásticas como as do Luís Peças e do João Paulo Ferreira é, para mim, um enorme privilégio!


CE: Como foi o primeiro ensaio do trio?  Foi fácil a integração?

KC: Foi bastante fácil. Ao primeiro contacto houve logo uma grande química entre nós que passou de imediato para a música.


CE: O nome do trio: “Viva La Diva” foi escolhido por quem?

KC: O nome foi escolhido pelo Nuno Gonçalves.


CE: Revês a tua essência na música que vais interpretar?

KC: Sempre que interpreto um tema, inevitavelmente coloco nele o meu cunho pessoal, e posso assegurar que me revejo muito nesta música!


CE: Este ano a RTP quis elevar a fasquia de qualidade nas músicas apresentadas. E sabemos que a Kika tem um poder vocal gigante que, associado a um trabalho excelente que tem sido feito pelo Nuno Gonçalves, faz com que as expectativas estejam em alta. O que nos podes revelar sobre o vosso tema? De que fala? Como será o cenário em palco?

KC: Este tema fala-nos do amor na sua forma mais bela e pura. Em termos musicais é uma canção pop, épica, talvez com um toque a la James Bond.
O cenário em palco ainda está a ser estudado, pelo que neste momento não posso adiantar muito mais.


CE: Estamos habituados a ouvir a Kika cantar em inglês tanto no Factor X como nos seus singles. Este ano a RTP permitiu que as interpretações não fossem necessariamente em português. Contudo, o Nuno Gonçalves escreveu o tema para ti mas em português. Achas que faz sentido ou preferias interpretar o tema noutra língua?

KC: Faz sentido, claro que sim. Canto geralmente em inglês, pois tenho muitas referências nesse idioma, mas não quero impor limitações ao que faço. O português é a minha língua materna e para mim este é um desafio bastante positivo e agradável que me deixa muito feliz e confiante.


CE: Tens acompanhado as últimas edições do Festival da Canção? O que achas que tem faltado a Portugal para marcar uma boa posição no Festival Eurovisão da Canção?  

KC: Tenho acompanhado mas com algum distanciamento, pelo que acho que não serei a pessoa mais indicada para julgar esta questão.


CE: Das últimas edições que acompanhaste há alguma interpretação que te tenha verdadeiramente surpreendido?

KC: Tenho algumas escolhas e memórias de grandes atuações de Portugal, mas de participações mais antigas, dos anos 70 e 80.


CE: O que todos queremos é que Portugal saia de Kiev com um título único na história do país. E se o trio ganhar o Festival da Canção? O que podemos esperar em Kiev?

KC: Seriam uma alegria uma honra enormes ganhar, pois estou convicta de que temos qualidade para tal.
E se formos a Kiev, e nós queremos mesmo lá ir, também vamos para ganhar!!!


CE: Uma mensagem para os eurofãs?

KC: Estejam connosco, sejam otimistas e dêem-nos força!

Oiça "I Knew" de Kika Cardoso:



Imagens:lux.iol.pt/Vídeo:KikaCardosoVEVO

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved