Novidades

latest

[Exclusivo] Entrevista a Mélanie René (Suiça ESC 2015)


Mélanie René - Representante da Suíça no Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2015


Crónicas de Eurofestivais: Fala-nos um pouco sobre ti

Mélanie René: Venho de uma família muito musical, onde todos tocam algum instrumento ou cantam, por isso eu ganhei a paixão pela música bem cedo. Enquanto crescia, ainda com a minha família, fiquei muito envolvida na ajuda a crianças doentes em Mauritius a conseguirem o tratamento de que precisavam. Nós fizemos muitos eventos de caridade para juntar dinheiro para esta causa.

CE: Como começou a tua carreira musical?

Mélanie René: Dei os primeiros passos no palco quanto tinha 7 anos, para um evento de caridade em Mauritius, e foi aí que percebi o quanto gostava de cantar em frente a uma audiência. Sinto-me extremamente abençoada por os meus pais sempre me terem encorajado a seguir os meus sonhos.

CE: Como começou a tua aventura eurovisiva?

Mélanie René: "Time to Shine" foi escrita há cerca de um ano e pouco atrás, quando estava a compor para lançar um EP. Este Verão eu mostrei as músicas para a minha agente. Ela ficou apaixonada por esta música e disse-me que eu devia enviá-la para a selecção eurovisiva. Eu acreditei nela e juntas trabalhamos na música. Estou muito feliz que o tenha feito, ela ajudou-me a concretizar um dos meus sonhos!

CE: Como te sentiste quando soubeste que ias à Eurovisão?

Mélanie René: Quando o apresentador Sven Epinev disse o meu nome não queria acreditar. Percebi que era eu quando os meus backing vocals começaram a gritar atrás de mim. Senti-me (ainda sinto) tão feliz, tão orgulhosa, mas também humilde por ter sido a escolha da audiência e do júri para representar a Suíça em Viena! Ainda sinto que estou num sonho.

CE: Costumas seguir a Eurovisão? Qual é o teu tema preferido de todos os tempos?

Mélanie René: Quando eu era criança costumava assistir com a minha mãe e lembro-me de pensar que seria incrível cantar naquele palco. Eu não podia imaginar nem em mil anos que o meu sonho se tornaria realidade!
Já houveram músicas realmente muito boas, mas a minha preferida de todos os tempos é "Ne partez pas sans moi" cantada por Celine Dion em 1988.

CE: Como descreverias a tua música?

Mélanie René: Escrevi "Time to Shine" numa altura da minha vida em que percebi o quanto tinha crescido, tanto na minha vida pessoal como na música. Pela primeira vez senti que sabia onde estava a levar a minha vida e isso fez-se sentir livre. Foi esse sentimento de liberdade que tentei colocar na música. É uma constante lembrança para me manter fiel a quem sou e no que acredito, mesmo que isso signifique ter que caminhar sozinha, por vezes. "Time to Shine" não é sobre "bling bling" ou brilho, é mais sobre mostrar quem tu és.

CE: Quais achas que são os pontos fortes da tua música?

Mélanie René: "Time to Shine" é sobre perceber que está tudo bem em ser quem tu és e não ter medo de levantar por aquilo em que acreditas.

CE: Podemos esperar alguma surpresa em palco?

Mélanie René: Talvez, ou talvez não. Não posso dizer mais que isto por agora.

CE: Quais são as tuas expectativas para a participação na Eurovisão?

Mélanie René: Eu iria adorar que as pessoas lembrassem a mensagem e a emoção que pretendo partilhar com elas com a minha música. Para mim, a música é sobre partilhar alguma coisa com a audiência, por isso se eu conseguir fazer isso ficarei feliz.

CE: Quais são as tuas músicas favoritas deste ano?

Mélanie René: Eu ouvi muitas músicas de outros artistas e não consigo escolher uma favorita! Todos têm o seu próprio estilo, o seu próprio universo, e pessoalmente acho que isso é o que torna o concurso tão interessante!

CE: Tens projectos futuros a caminho?

Mélanie René: Numa visão mais ampla, gostaria de ser capaz de viver unicamente da música. Ultimamente tenho estado a trabalhar no lançamento do meu novo EP, que deverá estar cá fora no fim da Primavera, bem como o reportório para futuras apresentações.

CE: Gostarias de dizer alguma coisa para os nossos leitores e para os fãs portugueses em geral?

Mélanie René: Eu gostaria de agradecer a cada pessoa que me apoiou e encorajou desde o início e que ainda acredita em mim. São vocês que me mantêm motivada e apaixonada pelo que faço! São simplesmente fantásticos <3

Ouça a música de Mélanie René para o ESC2015:


Foto: SRF, Oscar Alessio/Vídeo: Eurovision.tv
28/04/2015

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved