Comemora-se hoje 50 anos desde que foi transmitido o Festival Eurovisão da Canção de 1965 que ocorreu em Nápoles, Itália. Foi a primeira vez que ganhou uma música up-tempo na competição.
Em 1965, foi a primeira vez que a Itália acolher o Festival da Eurovisão da Canção depois de terem ganho no ano anterior. Neste ano, participaram 18 países, o que foi um recorde para a altura, e foi transmitido para, o que era na altura, a Checoslováquia, Polónia, Hungria e na Alemanha Ocidental e Oriental - fazendo com que fosse transmitido pela primeira vez na Europa de Leste.
Os países que participaram nesse ano foram, por ordem de atuação: Holanda, Reino Unido, Espanha, Irlanda, Alemanha, Áustria, Noruega, Bélgica, Mónaco, Suécia, França, Portugal, Itália, Dinamarca, Luxemburgo, Finlândia, Jugoslávia e Suíça. Foi o ano de estreia da Irlanda com a música "Walking The Streets in The Rain" cantada por Butch Moore, que acabou no sexto lugar. Marcou também o retorno da Suécia à competição depois de um ano de ausência.
O espetáculo ocorreu na Sala di Concerto della RAI, na cidade de Nápoles. A apresentadora foi Renata Mauro e o intervalo teve uma atuação do tenor italiano Mario Del Monaco.
A vencedora da competição foi o Luxemburgo com "Poupée De Cire, Poupée De Son" de France Gall que recebeu um total de 32 pontos. O resto do top cinco incluiu o Reino Unido, a França, a Áustria e a Itália. Contudo países como Espanha, Alemanha, Bélgica e Finlândia acabaram a competição com 0 pontos.
Relembre a canção vencedora de 1965:
Fonte/Imagem: Eurovisionary/Vídeo: eurovisionfrancetube
20/03/2015
Sem comentários
Enviar um comentário
Não é permitido:
. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;
. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;
. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;
. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;
. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.
Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.