Novidades

latest

E Foi Por Pouco... 3 - Eric Saade, Karin Park, Mariette, Miss M e Conchita Wurst



ERIC SAADE - "STING"
5º lugar do Melodifestivalen 2015

Aqui está um regresso que causou muitas expectativas aos fãs do Melodifestivalen, por ser alguém já bem acostumado a estas andanças eurovisivas. Vimos por aí muita gente desiludida, mas sinceramente nem tudo o que foi dito é na realidade verdade. Há uma coisa na qual a música claramente peca: a letra. A letra não tem ponta por onde se lhe pegue. Mas, Eric Saade e letras extremamente sentimentalistas são duas coisas que normalmente não combinam. Em termos de instrumental, pensamos que, das três músicas que ele levou, esta tinha o melhor instrumental. Sim, a “Popular” era mais orelhuda, mas não era trabalhada desta forma, era muito mais electrónica. A “Sting” soa muito mais natural, percebe-se os instrumentos que estão por trás. E já que estamos em termos de comparação com a “Popular”, vejam o quanto este Eric Saade está diferente do de há quatro anos quando está em palco. Se o de há quatro anos era abafado pela performance e precisava de um coro para o suster, este foi simplesmente perfeito em cima do palco. Com uma coreografia muito trabalhada, ele não falhou uma única nota. Claro, podem sempre reclamar que a voz dele não presta, que ele não sabe cantar, e nós somos os primeiros a admitir que vozeirão é algo que ele não tem. Mas é a voz pequena que ele tem que lhe permite fazer estes espectáculos em palco, porque as falhas não se notam tanto. No geral, peca pela letra, mas música pop com letra que não presta ouvimos todos. Para nós era material para vencer. Agora o 5º lugar? Fez o nosso dia mais desgostoso.




KARIN PARK - "HUMAN BEINGS"
Finalista do Melodi Grand Prix 2015

“Human Beings” tinha tudo para fazer com que a Noruega se voltasse a destacar na Eurovisão. Um tema que resulta – sendo a Karin Park quem fez “I feed you my love” e sendo o género semelhante. Tínhamos, nesta proposta, o conjunto completo do que é necessário para alcançar uma boa classificação no certame: uma excelente música, uma boa atuação, uma voz competente e uma intérprete que é uma excelente profissional e que saberia defender o seu tema como mais ninguém – não fosse a canção escrita para o namorado que está a batalhar contra o cancro. Nunca pensámos que Karin não fosse sequer selecionada para o top4 do Melodi Grand Prix, mas talvez o público desse festival seja mais antiquado e, assim sendo, as outras propostas ficaram a ganhar. Park tem uma sonoridade muito sua, não tão comum na Eurovisão, sendo que esperamos mesmo que ela regresse, pois o concurso precisa desta diversidade e de artistas de qualidade como ela.




MARIETTE - "DON'T STOP BELIEVING"
3º lugar do Melodifestivalen 2015

Das melhores propostas de sempre do Melodifestivalen 2015. Se calhar, até mesmo melhor que a "Heroes" - no entanto gostamos desta última e esperemos que traga a vitória para a Suécia. Quando pensamos em músicas fantásticas que ficaram pelo caminho no concurso sueco, como "Amazing" de Danny Saucedo, Mariette com "Don't Stop Believing" faz completamente parte desse leque. Mariette tem uma voz limpa, super afinada, e uma atitude em palco muitíssimo sofisticada, requintada, inteligente e até mesmo subtil. Além disso, a música, pelo menos em nível de instrumentação, é das com mais qualidade e diferente de tudo apresentado no concurso. Talvez a Suécia ainda não esteja preparada para o talento desta grande senhora, que é também defensora dos direitos humanos, no entanto Mariette tem de voltar ao Melodifestivalen, e com algo melhor ou idêntico a "Don't Stop Believing".





MISS M - "LONELY STRANGER"
5º lugar do O Melodie Pentru Europa 2015

A primeira coisa que nos chamou a atenção foi com certeza o cenário: achamos que eles conseguiram uma envolvência fantástica - e para isso muito valeu as palavras que iam caindo enquanto a música prosseguia, até chegar ao apogeu da música e não existirem mais palavras. E, quando a música chega a este apogeu, torna-se simplesmente fantástica. A forma como a sonoridade passa de algo mais calmo até explodir no final exige mestria - não só da parte dos compositores mas especialmente da parte da cantora. Miss M está óptima como vocalista desta música, a sua voz encaixa perfeitamente nas duas partes, embora achemos que soa muito mais poderosa na parte rock. Apesar de a música ter uma certa tendência para a balada, acreditamos que se iria destacar em Viena, pela parte rock e pela voz de Miss M. Para além disso, os coros dão uma ajuda preciosa ao melhorar a proposta. Seria uma óptima aposta por parte da Moldávia.





CONCHITA WURST - "THAT'S WHAT I AM"
2º lugar do Österreich rockt den Song Contest 2012

Em 2012, quem diria que a Conchita ia chegar onde chegou hoje? Muitos eurofãs, em 2014, acabaram por engolir maldades que diziam da Conchita em 2012, e porquê? Porque a Conchita tinha uma mensagem, que só pôde passar para todos nós com “Rise Like a Phoenix”. Nunca teria sido a mesma coisa se a Conchita tivesse representado a Áustria em 2012, pois “That’s What I Am” não é tão tocante - apesar de ter a mesma mensagem que ela quer transmitir na sua letra. Comparações à parte, pois acabam por ser temas instrumentalmente bem distintos, não sabemos se “That’s What I Am” venceria o certame. Muito provavelmente não, mas isso não faz dela uma canção inferior. Acaba por ser marcante, pois Conchita é Conchita, com uma boa voz e com uma sonoridade pop, que é do gosto de muitos. Mas o destino de Conchita já deveria estar traçado e esta foi uma prova de que as coisas boas acabam por ir para aqueles que lutam e esperam.



Videos: EscSweden15, NRK, Benas Kirsa, NewAgeMold e Javier Morillo Perez
22/03/2015







Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved