Novidades

latest

Portugal: Emanuel defende mudanças no Festival RTP da Canção

 

Emanuel, compositor e produtor das canções vencedoras do Festival RTP da Canção 2007 e 2014, mostrou-se, mais uma vez, crítico em relação ao evento e aos acontecimentos que advieram após a vitória de Suzy com “Eu Quero Ser Tua”. 

   Emanuel foi um dos convidados do programa Há Tarde do dia de ontem, 30 de dezembro de 2014, apresentado por Vanessa Oliveira e Herman José (FC 1983). 
  Na sequência da questão feita pelos mesmos sobre a polémica sucedida no FC 2014, Emanuel reafirmou que não voltará a concorrer no programa televisivo a não ser que a RTP faça mudanças no sentido de “voltarem os profissionais ao festival (...) os profissionais que fazem canções que as pessoas compram (...), os cantores que as pessoas vão ver às festas”. 
  Para além desta profissionalização do festival, o artista apelou também aos próprios “amantes do Festival” para que “reflitam” na forma como apoiam o mesmo.

Imagem: Google
31/12/2014
( Hide )
  1. Se estivesse calado era um poeta! Eu acho muito bem que se dê a oportunidade aos amadores de concorrerem ao programa ao invés de profissionais, nos últimos anos Portugal ficou mais bem classificado foi com a Vânia, que na altura tinha acabado de vencer a OT. Uns anos depois foi a Filipa que também tinha vencido a Família Superstar e entre elas foi os Flor de Lis, uma banda que não era muito conhecida por todos, eu prefiro concorrentes decentes de outros programas de TV ou amadores ao invés de "profissionais" do pimba, ninguém quer uma Ana Malhoa ou o Emanuel lá, já bastou a desgraça do ano passado que mesmo assim ainda esteve melhor do que San Marino e devia ter estado na final, admito. Até digo mais, quando eu falo com a maior parte das pessoas que não vê a Eurovisão, grande parte delas me perguntam o porquê de não podermos levar uma música totalmente em inglês, quando apenas 4 países nunca levaram uma canção nesse idioma, incluindo Portugal. A música que cada país leva não tem de ser cantada na sua língua oficial, pois não é só esse factor que identifica o país, a música no seu todo se foi eleita pelo povo só por si já é representativa do mesmo. Só perdemos pontos por ninguém perceber letras maravilhosas que mesmo em inglês ficariam bem. Eu acho que se devia apostar em concorrentes de programas musicais de TV, por exemplo. Outro factor para Portugal nunca chegar à final e ficar bem classificado, é o facto das canções que Portugal leva serem ou parecerem antigas, diria mesmo dos anos 90, não estamos na mesma linha de música que a Europa, qualquer dia chamam-nos "The Old Country". Precisamos de menos participantes mas escolhidos a dedo, porque não se convidam grandes vozes portuguesas, que nunca fizeram carreira musical a solo, como o Ricardo Soler ou a Vanessa, que ficou em segundo lugar em 2010. Precisamos de grandes vozes, vozes que sintam o que cantam, músicas com espírito e em inglês, se querem vencer. É disto que precisamos na Eurovisão para ganhar e é isto que temos de levar se querem que a Eurovisão volte a ser um programa familiar em Portugal! XD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Emanuel refere-se à composição das músicas e não aos intérpretes... Grandes vozes nós temos muitas... Compositores modernos não..

      Eliminar


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved