Novidades

latest

Eurovisão d'Ouro - Primeiro texto: Bélgica, França, Alemanha, Luxemburgo e Holanda



   O cantor Tom Dice representou a Bélgica na Eurovisão de 2010 com a música Me and My Guitar. Foi sem duvida uma excelente escolha belga e uma actuação muito bem conseguida. Tal como o título da música diz,Tom apresentou-se em palco com a sua guitarra e fez sucesso. O tom de voz do cantor é simplesmente lindo, muito limpo, caso para dizer que agrada a gregos e troianos.
   Tudo na apresentação em palco foi do mais simples que pode haver na Eurovisão, talvez tenha sido toda essa simplicidade que fez com que Tom ficasse em 1º na semifinal e em 6º lugar na grande final.
   A letra é bonita, fala de sonhos, dos sonhos de Tom e da vontade de cantar tudo aquilo que escreve, apenas ele e a sua guitarra.
   Uma canção muito bem acolhida pelos fãs do ESC, marcando presença em tops musicais de países como França, Alemanha, Irlanda, Reino Unido, Suíça, Suécia e Dinamarca. É por tudo isso que Tom merece um lugar na Eurovisão D’ouro.



  Marie é uma cantora francesa, de origem portuguesa, que representou a França em 1977 no Festival Eurovisão da Canção com o tema "L’Oiseau et l’Enfant". Na actuação Marie esteve cinco estrelas, tudo muito sincronizado, coros, cantora, instrumental, não houve espaço para falhas. Quanto ao timbre da cantora é bastante agradável e encaixa perfeitamente nesta canção, é envolvente
  "L’Oiseau et l’Enfant" tem várias particularidades que fazem desta uma grande música. Muito bem construída e bem escrita, a letra da canção é nada mais que uma metáfora crescente, que tal como a própria música (instrumental) cresce ao longo da actuação, o pássaro representa o amor da interprete e a criança é ela mesmo, como vai referindo ao longo da canção “L'amour c'est toi, l'amour c'est moi /L'oiseau c'est toi, l'enfant c'est moi”. Existe uma ligação entre as palavras, ou seja, a última palavra de um verso é a mesma que inicia o verso imediatamente a seguir, o que revela mais uma vez uma grande construção da letra,  "Abandonnée au sable blanc / Blanc l'innocent, le sang du poète".
   Marie continua a ser considerada pelos fãs da Eurovisão como umas das melhores interpretações da história do ESC. A canção acabou por vencer o festival que esse ano se realizava em Londres e a repercussão do tema foi tão grande que a música ganhou versões em inglês, alemão, espanhol e português.




   Recuamos até 1982 para conhecer um pouco mais de Nicole, que, cá entre nós, ganhou especial carinho e merece devido destaque nesta nossa rúbrica. À data, no ESC 1982, apresenta-se com a música “Ein bißchen Frieden”, para o concurso no Reino Unido, mais concretamente em Harrogate. Sem dúvida que houve outras canções em destaque nesse ano, mas,  ela conseguiu destacar-se com a sua voz doce, sem qualquer falha, e com pormenores muito interessantes, com a harpa a saltar mais à vista, a reforçar o efeito de uma chegada de paz. Além disso, a canção é composta na primeira pessoa, e interpretada sentada numa cadeira, acompanhada de uma guitarra acústica, expressando a chegada da paz e mostrando a beleza do mundo.
   Na altura, a cantora tinha apenas 17 anos e a vitória que alcançou, a primeira da Alemanha (a segunda teríamos de esperar 28 anos até que Lena Meyer-Landrut e “Satellite” voltassem a triunfar pelo pais de “main shaft”). Além disso, ela quebrou um recorde, na altura: venceu o concurso com a maior margem de sempre, com 61 pontos de vantagem sobre o segundo classificado “Hora” de Avi  Toledano.  Esta música ganhou fama após a vitória, chegando ao primeiro lugar no top de vendas da Alemanha, Reino Unido, Holanda, Irlanda, Áustria, Noruega, Suécia e Suíça. Ganhou versões bastante interessantes em Inglês, Holandês, Francês, Russo, Italiano, Dinamarquês e versões tri-língues em Alemão-Inglês-Holandês e Alemão-Inglês-Italiano.
   Também gostaria de destacar que esta é a primeira música de Ralph Siegel na nossa rubrica, o alemão que compôs a canção, com a ajuda de Bernd Meinunger, o letrista. Podemos chamá-lo de “o Grande compositor” ou “o Senhor Eurovisão”, com 23 participações nos últimos 40 anos.




   Corine Hermès sobe ao pódio da Eurovisão D’Ouro enquanto representante do Luxemburgo. Foi no ano de 1983 que Corine, cantora francesa, representou o Luxemburgo na Eurovisão com uma canção cantada em francês, intitulada "Si la vie est cadeau".
   Uma actuação em palco onde o destaque vai para a voz da artista, brilhante voz. Muito semelhante à actuação francesa de Marie Myriam, Corine apresentou-se em palco de uma forma muito elegante e teve a ajuda de cinco apoios vocais (três homens e duas mulheres), sendo que a estupenda voz de Corine se destaca bastante do coro. Tida como género musical balada dramática, "Si la vie est cadeau " retrata o sofrimento da interprete pelo seu amor que lhe havia prometido o mundo. Esta letra fala ainda de uma forma subtil da temática do aborto “Nous, c'était l'enfant que je voulais, Pour te l'offrir au printemps..." considerado um assunto "tabu" naquele tempo.



   Treble é o nome da banda eleita para ocupar a posição de ouro que pertence à Holanda. Depois de uma vitória esmagadora no Festival Nacional de Música na Holanda, as três raparigas subiram ao palco da Eurovisão e deram tudo de si mas não conseguiram destacar-se , ficando pela semi-final, contudo há diversos factores que levaram a esta escolha, o ritmo, as vozes, o instrumental e a letra.    Amambanda é o nome da canção que tem uma letra composta por palavras imaginárias e mais algumas em inglês. Mas mais do que palavras inventadas é a mensagem que a música passa, ou seja, pode não haver uma linguagem para que as pessoas se entendam mas há sempre uma outra forma de comunicar, um novo caminho, ao ouvi-la isso nota-se na perfeição, não percebemos nada mas a sonoridade das palavras soa tão bem que apetece ouvir mais e a sensação de alegria fica conosco. A canção tem um ritmo animado com influências africanas e flamencas  que  lhe dão o toque especial e envolvente.    A actuação das Treble foi boa, as três estiveram em sintonia e as vozes ligaram bastante bem, a alegria entre elas foi notória. O sucesso que se seguiu ao ESC não foi nada do outro mundo e a banda acabou por separar-se em 2010.

QUAL DESTES 5 ESCOLHIDOS É O VOSSO PREFERIDO? 
(vote na sondagem que se encontra no lado direito do site)



21/06/2014
( Hide )
  1. Tinha eu quatro anos e já cantava a musica da Marie Myriam (e dizia a toda a gente que ela era a minha namorada) apesar de não perceber nada de francês na altura, foi uma música que me marcou muito daí ser a minha preferida deste naipe de 5 canções fantásticas!!

    ResponderEliminar


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved