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Apreciações Musicais - ESC 2014: Portugal




SUZY - "QUERO SER TUA"



Andreia Fonseca: Um “pimba” refinado, que poderia muito bem fazer parte dos nossos domingos à tarde. Este agrega sonoridades africanas, com um toque (pseudo)pop. Um instrumental que poderá ser mais apreciado nacional do que internacionalmente. Em termos de qualidade, é bastante pobre, podendo beneficiar por ser mais ritmado (sobressaindo perante as baladas).

Catarina Gouveia: Um instrumental divertido, bem português, com alternâncias ao longo da música. No geral, é um bom instrumental para a Eurovisão, visto que, ainda por cima, se destaca de todas as outras músicas concorrentes. 

Cláudia Peres de Matos: Já aqui se falou muito do instrumental desta canção: com ritmo, animado e muito característico popular português. Não gostei muito das alterações nos arranjos para a final, preferia como estava. Depois da polémica toda à volta desta escolha, só reside a esperança de que, se os eurofãs portugueses gostam da música popular estrangeira, pode ser que os europeus também gostem da nossa. 

Diogo Canudo: Lambada time! Ou Somos Portugal time! De facto, "Quero Ser Tua" é um pimba puro e duro, no entanto é refinado e consegue ser melhor do que alguns pimbas que andam por aí. O início da música é interessante, e Portugal vai destacar-se por ser o único país a levar este género musical. No entanto, é preciso que a canção seja bastante melhorada!

Elizabete Cruz: Ora bem, o instrumental parece ter saído do livro da selva. Aliás, acho que se adequava. Um instrumental fraquinho, que prima por sons de batuques e bombos, ao qual não consigo apontar aspectos positivos. Enfim, uma pessoa lá faz um esforço para ouvir.

Jessica Mendes: Isto até dentro do pimba é mau. É adequado ao Somos Portugal.

Miguel Rodrigues: Ai, Emanuel, não sei onde fazes os teus temas, mas se a Letónia comprou o instrumental numa loja dos chineses, tu compraste em África. Um pimba a cheirar demasiado a azeite com partes da música a dar para o afro. A mim não me agrada. 

Ricardo Mendes: Um instrumental ao qual já estamos habituados a escutar, vindo da parte do Emanuel! De cariz popular, alegre, fresco e com apelo à dança! Um instrumental que nos faz trazer à memória sonoridades Sul Americanas, como por exemplo, Lambada!

Sérgio Ferreira: Cá está uma canção latina e popular que soa bem e que certamente vai agradar os europeus, ainda por cima com uma semi-final fraquíssima, na qual nos podemos destacar no final. O instrumental tem que subir o tom, tal como na semifinal portuguesa e ganhar umas nuances mais interessantes.


Andreia Fonseca: Aqui reside o principal ponto fraco do tema – a performance vocal de todos os elementos em palco (sem falar do batuque que se torna mais saliente do que as vozes). Suzy demonstra bastantes fragilidades vocais, especialmente quando faz pausas antes das notas mais altas. É necessário muito e muito e muito trabalho nesta apeto – que costuma ser valorizado pelos júris nacionais (exceto quando são avozinhas de Leste).

Catarina Gouveia: A Suzy tem uma boa voz, ainda que com falhas, falhas essas que serão, com certeza, corrigidas até chegarmos a Copenhaga. As notas que ela atinge são o reflexo da potência da sua voz: suficiente para a música que é. 

Cláudia Peres de Matos: Para a final, baixou-se um ou meio-tom. A intenção poderá ter sido para que Suzy atingisse as notas com menor dificuldade. É certo que, de um modo geral, a performance vocal de todos os intérpretes diminuiu na final, em relação à semi-final. Suzy continuou com algumas desafinações. Terá que treinar muito para que, na Eurovisão, a sua qualidade vocal seja melhorada. Mas não vai ser fácil, pois lá os nervos aumentam, o que conduz sempre aos deslizes vocais. 

Diogo Canudo: Apesar de considerar que Suzy tem uma belíssima voz, tem de treiná-la mais. Para isso, acredito que a mesma se esforce neste ponto e que consiga fazer um belíssimo espetáculo na Eurovisão.

Elizabete Cruz: Tem muito trabalho pela frente. A música já não é propriamente agradável, mas mal cantada torna-se tortura para os ouvidos. Suzy apresentou-se bastante insegura, com muitas falhas. Não adianta tornar isto mais penoso, sim?

Jessica Mendes: A voz de Suzy nem é má, mas é impossível aproveitar o que quer que seja nesta proposta.

Miguel Rodrigues: Se Suzy cantar como cantou na final, bem podemos esquecer a passagem à final. Só não quero que desafine, porque ela nem canta mal. 

Ricardo Mendes: A voz da Suzy parece-me muito segura na atuação ao vivo, mas julgo que deverá melhorar a performance vocal quando sobe o tom a meio da música!

Sérgio Ferreira: A Suzy tem uma voz bonita que aprecio mais nos registos. Tem que haver muito treino para ter uma interpretação exímia.


Andreia Fonseca: Já aqui reside o principal ponto forte – o tema reúne bastantes elementos cénicos. Embora eu considere a presença das bandeiras na parte final desnecessária e repetitiva (além de pouco original). Suzy tem, obviamente, de se “soltar” mais, quiçá dar uns passitos de dança, e perder aquele “ar sofrido”. Uma coreografia para as backing vocals também seria bom, para deixar de parecer que estão a correr a meia maratona enquanto cantam.  

Catarina Gouveia: Tem de ser, e de certeza que irá ser alterada. “Dança Comigo” foi o reflexo do profissionalismo do Emanuel na Eurovisão, há 7 anos atrás. Imaginemos agora! 

Cláudia Peres de Matos: É preciso mais energia, muito mais. Suzy está tão concentrada em cantar que se esquece de dançar. Emanuel referiu, no final do festival, que vai adaptar a canção à Eurovisão. Esperemos surpresas agradáveis. 

Diogo Canudo: Tudo tem de ser modificado! Os batuques não se adequam à música, o homenzinho quase nu também não está lá a fazer nada. É preciso que os backvocals sejam mais eficaz, é preciso que a Suzy se mexa mais e que, principalmente, dance! É preciso uma excelente coreografia, como foi feita com a Sabrina em 2007. Acredito, plenamente, que o Emanuel vá conseguir fazer um trabalho semelhante ao de 2007, ou ainda melhor!

Elizabete Cruz: O ambiente assemelha-se igualmente ao livro da selva. Uns senhores a tocar bombo, o homem em tronco nu e pintado a tocar batuque. E depois uma Suzy, que tinha música para dar um pezinho de dança, e não se move. Mas a ver pelos deslizes que ela já dá a cantar, é melhor que esteja mesmo quieta.

Jessica Mendes: Péssima. Uma copia barata de “Only love survives” e Suzy, além de não se mexer, nem um sorriso mostra.

Miguel Rodrigues: Mexe-te, pá!

Ricardo Mendes: O Emanuel já sabe como funciona a Eurovisão e apresenta-nos com uma produção de encher o olho! Os 2 tambores existentes no palco são os fios condutor para certos momento da música! Esta produção já estamos habituados a ver, vezes sem conta na Eurovisão e, por vezes, resultam muito bem!

Sérgio Ferreira: Espero que façam uma atuação criativa e que ela consiga coordenar bem a atuação em palco e a voz.


Andreia Fonseca: Bem, a letra tem pouco que se lhe diga. Mas para o que é, basta! Embora repetitiva, esta pretende somente ficar no ouvido, não ambiciona (nem de longe é) uma grande obra poética. A possível transformação do tema para bilingue pode favorecer o tema.

Catarina Gouveia: O ponto fraco da canção. É, de facto, do mais manhoso que pode haver. “Quero banhar-me no teu corpo de prazer.” Heeeeeelp!

Cláudia Peres de Matos: Letra pobre e com pouco conteúdo. Das mais básicas de todo o Festival 2014. 

Diogo Canudo: Primeiro que tudo, apostem numa versão bilingue. É mais uma vantagem para as pessoas votarem. No entanto, a música não tem mensagem nenhuma. Eu só vejo clichés na letra, coisas nada originais e este ponto também devia ser trabalhado. No entanto já é uma sorte não ter uma letra labrega, porque maior parte das músicas pimba têm.

Elizabete Cruz: A única coisa que se aproveita é o refrão, e não é porque seja interessante. Não, é mesmo porque “Eu Quero Ser Tua” é fácil demais de decorar e acaba por ficar alojado no cérebro. No entanto, toda a letra é desinteressante.

Jessica Mendes:  “Eu quero ser tua oh oh oh, eu quero ser tua oh oh oh”, ai, Emanuel, não sei como é que conseguiste construir uma letra tão profunda. Fica a informação que “a lua não é do luar, o luar quanto muito é da lua e nem isso. O luar na verdade é do sol que é luz que bate na lua e faz ricochete” (mais informações sobre esta letra profunda na Mixórdia de Temáticas intitulada “UA UA UÊ UA UÊ”).

Miguel Rodrigues: Pimba, mais pimba não há! “Quero ser tua como o sol do seu brilhar, eu quero ser tua como a lua é do luar”.

Ricardo Mendes: Um letra simples mas com um refrão orelhudo e que fica no ouvido! Fico curioso em saber como seria este tema cantado em inglês!

Sérgio Ferreira: Do mais básico (e muitas vezes sentido) que há. 


Andreia Fonseca: Não acredito que passe à final, até porque a concorrência não é assim tão fraca e o tema não é assim tão bom.

Catarina Gouveia: É uma semifinal difícil, mas acredito que Portugal pode muito bem passar à final. 

Cláudia Peres de Matos: Poderíamos sonhar com um bom lugar com “Mea Culpa”. Com esta canção não acredito num futuro risonho. Fica na semifinal e provavelmente nos últimos lugares. 

Diogo Canudo: Muito dificilmente ficaremos pela semifinal. Temos tudo do nosso lado: Emanuel, que é um experiente nato em competições internacionais, género musical diferente, Suzy tem uma belíssima imagem... Quanto mais se ouve, mais a música fica na cabeça... E deve ser um autêntico sucesso no Euroclub...

Elizabete Cruz:  Eu gostava de acreditar num lugar na final. Gostava mesmo. Mas não acredito.

Jessica Mendes: Fica pela semifinal.

Miguel Rodrigues: Vai ter que lutar na semifinal, apesar de sermos dos poucos a levarmos algo mais alegre. Masisto é demasiado pimba. Vamos ver...

Ricardo Mendes:  Tem os condimentos necessários para ser um belo espectáculo de televisão na Eurovisão. Possível passagem de Portugal à grande final, uma vez que se trata do único tema com melodia uptempo e que traz animação e alegria à semifinal onde se encontra inserido!

Sérgio Ferreira: Acho que só com muito azar e uma péssima atuação é que não passa! Se forem criativos e arrojados na promoção e prestação em palco (com um tom mais alto!), a final é garantida.


Andreia Fonseca: 5 pontos

Catarina Gouveia: 8 pontos

Cláudia Peres de Matos: 7 pontos

Diogo Canudo: 6 pontos

Elizabete Cruz: 5 pontos

Jessica Mendes: 2 pontos

Miguel Rodrigues: 4 pontos

Ricardo Mendes: 8 pontos

Sérgio Ferreira: 5 pontos

Total: 50 pontos


Andreia Fonseca: A ver se a Europa vai nesta cantiga.

Catarina Gouveia: WAWAWEWAWEEEEEEE!

Cláudia Peres de Matos: E não é que fiquei duas vezes com cabeça de melão? Uma na final do Melodifestivalen, outra na final do Festival da Canção. Mas nesta não fui só eu… foi a maioria dos portugueses. 

Diogo Canudo: Somos Portugal!

Elizabete Cruz: Já temos a Jane, só cá falta o Tarzan!

Jessica Mendes: Para todos aqueles que se queixavam das nossas baladas, se calhar já não se queixam tanto...

Miguel Rodrigues: Emanuel a produzir boa música desde 1980...

Ricardo Mendes: Tambores e Lambada na Eurovisão! Em Portugal será, grande hit , nas festas de Verão!

Sérgio Ferreira: Portugal em Festa!


 Suécia - 85 pontos;  Arménia - 74 pontos;  Azerbaijão - 66 pontos;  Bélgica - 62 pontos;  Estónia - 57 pontos;  Portugal - 50 pontos; São Marino - 49 pontos;  Moldávia - 46 pontos;  Rússia - 46 pontos; 10º Ucrânia - 42 pontos; 11º Albânia - 34 pontos; 12º Islândia - 28 pontos; 13º Letónia - 20 pontos.

Ver todas as apreciações: [AQUI]!


Vídeo: Youtube
05/04/2014
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  1. A voz dela é boa embora neste tema seja uma incógnita embora eles lá fora gostam...
    A letra é o menos importante porque fica no ouvido chega... poucos serão aqueles que se darão ao trabalho de a traduzir por isso basicamente somos os únicos a percebe-la que de facto é um ponto muito a favor e ficamos bem inseridos na semifinal mas pelo o que tenho visto em todo o lado Portugal deve passar visto que ela já está a fazer sucesso na Holanda e para eles pimba é POP Tuga
    Ass:''aspas'' ''aspas''

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  2. Já muito escrevi sobre esta canção por isso... indo directamente ao assunto: a Suzy tem boa voz (dispensava, contudo, algumas das notas mais estridentes); a música, com influências africanas, tem a capacidade de cativar embora seja bastante básica; a letra, bem, a letra é de uma qualidade sofrível (e repetitiva até à exaustão). Com esta versão, não mais do que 4 pontos. Fico a aguardar pela versão final a apresentar no palco em Copenhaga (a ver vamos se consegue mais uns pontos da minha parte). A sorte de Portugal é a semifinal onde se insere ser a mais fraca e a letra não ser perceptível pela estrangeirada...

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  3. Semi-final 1 a mais fraca? Mas que ilusão lool

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  4. Não entendo como dão mais pontuação a isto, do que, por exemplo, à Ucrânia, à Albânia ou à Moldávia, músicas que na minha opinião são claramente superiores.

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  5. Na minha opinião, é de facto a mais fraca (a nível de qualidade) - na SF1 encontro 6 boas canções (Arménia, Azerbaijão, Estónia, Hungria, Montenegro e Suécia) ao passo que na SF2 esse número ascende a 9 (Áustria, Finlândia, Grécia, Irlanda, Israel, Malta, Noruega, Roménia e Eslovénia)...

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