
SERGEJ CETKOVIC - "MOJ SVIJET"
Andreia Fonseca: O início do tema parece prometer mais do tem para oferecer (parece mais étnico, à semelhança do que Željko Joksimović tão bem faz). No entanto depois, acaba por se perder numa sonoridade mais banal – mesmo assim agradável, com momentos bastante interessantes na parte final.
Catarina Gouveia: Ora, mais uma grande surpresa. Estamos sempre à espera das apostas fora do comum por parte deste país. O mesmo aconteceu este ano, mas surpreendeu por ser, de facto, das melhores músicas da semifinal. O instrumental é excelente, realçando, como é óbvio, os instrumentos balcânicos – haja algum país este ano com sonoridades assim!
Cláudia Peres de Matos: Melodia serena, com flautas e sons típicos. É um instrumental de qualidade. Só pedia um final mais apoteótico.
Diogo Canudo: Isto parece uma versão da música que Zeljko Joksimovic levou em 2012 à Eurovisão. Não é uma versão barata, é, sim, diferente. Gosto imenso do início, muito interessante, e todo o instrumental é cativante. Um dos melhores desta edição.
Elizabete Cruz: Parece estranho ouvir algo tão bom vindo de Montenegro, não parece. É uma melodia tão suave, que escorrega tão bem no ouvido que eu dou graças que este país se tenha deixado de rap’s e macacadas.
Jessica Mendes: O início da canção é lindíssimo (aliás toda a música é). Apesar de começar muito calma há uma crescendo na parte final. Há uma mensagem que passa independentemente de se perceber ou não a letra. Parece-me a melhor proposta do país desde que se separou da Sérvia. Só peca pelo final pobre. Nunca pensei que Montenegro me pudesse surpreender tanto.
Miguel Rodrigues: Grande, lindíssimo, só consigo arranjar qualidades para descrever este instrumental. Lembra-me um instrumental a Zeljko Joksimovic, muito bem construído, e quem diria que o Montenegro ia levar uma balada balcã para o festival, isto sim é demonstrar a cultura que o país tem.
Ricardo Mendes: O Montenegro apresenta-nos uma canção com sonoridades exóticas e apaixonantes da região Europeia dos Balcãs! Na Eurovisão, já vimos tantas canções com este tipo de sonoridades! Um instrumental que me dá muito agrado ouvir!
Sérgio Ferreira: Agradável, sem grandes ambições, mas com uma sonoridade que ganha muito com os violinos.
Andreia Fonseca: É um excelente intérprete, nada a dizer!
Catarina Gouveia: Uma voz muito quente, a lembrar o Zeljko, da Sérvia.
Cláudia Peres de Matos: Faz-me lembrar a voz de Željko Joksimović. É uma óptima voz. Veremos se funciona tão bem ao vivo.
Diogo Canudo: O cantor, apesar de não ter uma voz fenomenal, é bastante competente, e fico contente pelo Montenegro apostar em artistas consagrados no seu país.
Elizabete Cruz: Não é uma voz para marcar a diferença, mas é igualmente suave, tal como a melodia. Encaixam perfeitamente
Jessica Mendes: A voz de Sergej é lindíssima e o tema parece-me feito propositadamente para a sua voz já que esta se encaixa na perfeição.
Miguel Rodrigues: Penso que não é preciso falar muito sobre a voz de Sergio. Bastante competente, aguenta toda a canção e através da voz consegue transmitir ainda mais a mensagem principal do tema.
Ricardo Mendes: Voz adequada ao tema proposto! Sem falhas! Tudo encaixa na perfeição!
Sérgio Ferreira: Acho mais uma voz vulgar, mas que se enquadra bem na melodia.
Andreia Fonseca: Esperamos uma presença serena, sem grandes aparatos, à semelhança do que a Sérvia costuma fazer.
Catarina Gouveia: Um bom fatinho, um bom jogo de luzes e um à vontade em frente à câmara será o suficiente.
Cláudia Peres de Matos: Tudo vai depender da carga emocional que esta canção trará. Espero que estejam presentes os instrumentos e que se transmita o sentimento do som que produzem.
Diogo Canudo: Espero imensa criatividade na apresentação deste tema. Alguma pirotecnia, talvez. Já o cantor deve ficar estático em palco e deve sorrir para as câmaras. Isto resultará muito bem em televisão!
Elizabete Cruz: Não acho que Sergej vá precisar de muito em palco para continuar ser grande. Ele parece-me ter capacidades suficientes para ser colocado sozinho em frente a quem vê e mesmo assim encantar.
Jessica Mendes: A canção diz tudo, uma atuação simplista é o suficiente.
Miguel Rodrigues: Não sei se é carismático, mas este tema precisa disso e se calhar de alguma criatividade, mas não é preciso exageros.
Ricardo Mendes: Para uma canção destas, recomendo uma presença idêntica à da Servia no Eurovision Song Contest 2012! Não é preciso muito mais!
Sérgio Ferreira: Espero criatividade.
Andreia Fonseca: Letra cantada na língua nativa. Irá isso mudar? Duvido. O poema retrata a tentativa de reconquistar um amor perdido, num receio de que este já tenha encontrado um outro amor.
Catarina Gouveia: Uma letra a falar de amor nunca será uma admiração na Eurovisão. Reflete as saudades de alguém que se ama. É queridinha, por isso até deixo passar a falta de originalidade.
Cláudia Peres de Matos: Declaração de amor, das mais lamechas desta Eurovisão. “O meu mundo é para ti!”.
Diogo Canudo: Um bonito poema de amor, demasiado cliché e sem inovação alguma, no ponto de vista estético da poesia.
Elizabete Cruz: É uma letra de amor, o que já se previa antes mesmo de a traduzir. Fala de alguém que ainda espera o seu primeiro amor. Não é nada de transcendente, no entanto, é bastante bonita.
Jessica Mendes: Apesar de a letra não ser nada de novo e contar mais uma história de um relacionamento acabado, esta é lindíssima na língua materna do país.
Miguel Rodrigues: A mim agrada-me bastante, e adoro estas línguas balcãs, adequam-se bastante bem às baladas.
Ricardo Mendes: Uma letra que descreve uma declaração de amor da alguém que foi embora, com o desejo de ter essa pessoa de volta! Um poema interessante!
Sérgio Ferreira: Uma língua “estranha” que não soa mal.
Andreia Fonseca: Acredito, pelo menos, na passagem à final
Catarina Gouveia: Por favor, peçam a todos os anjos e santos para ser desta que Montenegro passa à final!
Cláudia Peres de Matos: Não creio que tenha hipótese de passar à final.
Diogo Canudo: Deve ficar na segunda metade da tabela da final.
Elizabete Cruz: Um lugar na final para Montenegro, por favor!
Jessica Mendes: Apesar de merecer imenso, dificilmente passará à final.
Miguel Rodrigues: Penso que será o primeiro ano do Montenegro na final.
Ricardo Mendes: Uma boa classificação e passagem à final garantida!
Sérgio Ferreira: Desta vez, o Montenegro devia voar até à final.
Andreia Fonseca: 8 pontos
Catarina Gouveia: 8 pontos
Cláudia Peres de Matos: 7 pontos
Diogo Canudo: 5 pontos
Elizabete Cruz: 8 pontos
Jessica Mendes: 12 pontos
Miguel Rodrigues: 8 pontos
Ricardo Mendes: 10 pontos
Sérgio Ferreira: 6 pontos
Total: 72 pontos
Andreia Fonseca: Finalmente Montenegro começa a seguir as pisadas da Sérvia.
Catarina Gouveia: Será desta?!
Cláudia Peres de Matos: Momento zen.
Diogo Canudo: Montenegro, mas que grande evolução! O papá está orgulhoso!
Elizabete Cruz: Sem dúvida que certas mudanças são mesmo para melhor!
Jessica Mendes: Como é que um país tão pequeno tem uma música tão grande!
Miguel Rodrigues: Quem diria que o Montenegro ia ser o melhor país dos Balcãs este ano...
Ricardo Mendes: Perfeição...
Sérgio Ferreira: Tem alguma graça...
1º Suécia - 85 pontos; 2º Arménia - 74 pontos; 3º Montenegro - 72 pontos; 4º Azerbaijão - 66 pontos; 5º Bélgica - 62 pontos; 6º Holanda - 57 pontos; 7º Estónia - 57 pontos; 8º Portugal - 50 pontos; 9º São Marino - 49 pontos; 10º Moldávia - 46 pontos; 11º Rússia - 46 pontos; 12º Ucrânia - 42 pontos; 13º Albânia - 34 pontos; 14º Islândia - 28 pontos; 15º Letónia - 20 pontos.
Ver todas as apreciações: [AQUI]!
Vídeo: Youtube
07/04/2014
Concordo que passe à final, pelo que Montenegro tem feito, merece bem esse lugar!
ResponderEliminar7 pontos
Uma excelente proposta de Montenegro que, espero sinceramente!, lhes dê o tão desejado e, agora, merecido acesso à grande final. Uma balada sentida com a típica sonoridade dos Balcãs, com aquele toque étnico que tanto aprecio. 10 pontos.
ResponderEliminar