Novidades

latest

Abecedário Eurovisivo - E... de Emissoras






       Para a Eurovisão, todas as palavras contam e, por incrível que pareça, esta é muito importante, uma vez que sem as emissoras não existiria Eurovisão.

       
       Há aquelas que apostam em tudo e em mais alguma coisa para que toda a participação funcione e resulte no palco da Eurovisão. Damos como exemplo de estação de televisão a SVT, que, em todas as participações do país, faz um esforço para que tudo resulte. Ela pensa em tudo até à mais pequena coisa. Sabe o que tem de fazer antes e durante o festival: de notar só por si a inimitável final nacional, Melodifestivalen, que é sem dúvida a melhor de todas as finais, já que transborda profissionalismo e excelência musical. 
     

      Pelo contrário temos uma RTP, que, por vezes, parece que não se preocupa com o maior concurso de música ligeira no mundo, o Festival Eurovisão da Canção, que é decerto o mais importante, aquele no qual se pode dar a conhecer o que é um país, culturalmente e musicalmente. O Festival permite ainda dar a conhecer artistas de qualidade e profissionais, mesmo que não sejam muito conhecidos (afinal, este evento serve também para dar a conhecer novas vozes para a música europeia).
       Mas parece que a RTP não pensa assim. O que depreendemos é que a nossa emissora parece querer apenas marcar presença nas edições. Falta-lhe um pouco de inteligência, de profissionalismo e de estudo. A estação portuguesa não dá qualquer tipo de “luta” a outras emissoras, pois, como comparação ao Melodifestivalen, temos em Portugal um fraquíssimo Festival da Canção, que nem às galinhas consegue encantar. Se temos de culpar alguém pelas más posições de Portugal na Eurovisão, muita da culpa se fica pela falta de profissionalismo e de intelectualidade para um concurso que podia ser dos programas com maior qualidade e que assim teria certamente sempre uma boa quota de audiências. A RTP aposta sempre naquilo que é mais fraco, e naquilo que é para fazer apenas porque sim. Well done, RTP! Temos de aprender a ser felizes com um programa tão pobre como o Festival RTP da Canção!


       Mas não é só a RTP que “estraga” sonhos. Junto à nossa querida estação temos a nossa vizinha, que faz de tudo para arruinar os sonhos dos fãs do seu país. Falamos precisamente da TVE, que é uma querida: os fãs espanhóis pedem que a TVE faça pequenas coisas, e esta parece que os ignora. Um exemplo disto é o pedido de transmissão das duas semifinais, que por vezes não é realizado.


       Mas como nem toda a Europa pensa assim, temos casos bem opostos aos de Portugal e Espanha, nunca esquecendo.países como a Suécia, Noruega e Dinamarca, que são dos que mais apostam. Vamos referir-nosr agora a países que apostam tudo para terem um lugar de destaque e principalmente para poderem vencer. Falamos, portanto, de um país que é bem conhecido e que lutou para poder vencer: Ucrânia, que, em 2004, apostou e muito bem, selecionando Ruslana e o seu Wild Dances para se apresentar na Europa. Perguntamo-nos se teria sido um sucesso na mesma, caso Ruslana não se tivesse promovido antes do Festival. Essa foi uma grande ajuda para a vitória, bem merecida por sinal.


       Concluímos que as emissoras podem realizar um bom ou um mau resultado para o país na Eurovisão. Se o trabalho for bem realizado poderão vir a ser presenteados com boas classificações. Portanto, RTP, põe os olhos nestas emissoras bem sucedidas, porque está visto que precisas de ideias!


Imagens: Google
17/06/2013
( Hide )
  1. A RTP não precisa de ideias, a RTP precisa é de sangue novo e de uma reviravolta das grandes. Precisa que por no olho da rua gente que só lá está por causa de tacho ou cunha e pôr gente que queira realmente por a estação a ser vista com seriedade. Em relação à Eurovisão, a RTP precisa de deixar de boicotar artistas e canções com grandes chances e precisa de júris e de pessoas que percebem realmente de muita e que percebam também o que é Eurovisão. Precisa de ser séria e responsável e fazer as coisas com cabeça, tronco e membros, não fazer as coisas em cima do joelho.

    ResponderEliminar
  2. Emissoras...
    Comparar culturas com emissoras não faz qualquer tipo de sentido...
    Sim em Portugal são poucos ou nulos os que dão importancia à eurovisão. Dizer que a nossa emissora não se esforça (verdade/mentira) dizer que não temos profissionalismo(mentira pura) porque em 2012 a RTP ganhou a distição como a Melhor Televisão Pública Europeia.
    Mandar as culpas para cima da RTP também me parece fácil;
    Política na Eurovisão deve ser uma coisa inexistente. A vitória da russia 2008; alemanha em 2010; Azerbaijão em 2011; Dinamarca em 2013 são coisas que ficaram esquecidas mas são factos, dos quais não deveriam ficar esquecidos.
    Denegrir a RTP é o que está a ser feito. A Tve não ouve e não dão atenção aos fãns? Claro que não! mas conseguem por de 10 milhões de espanhois a ver a final independentemente da escolha que seja feita.
    E a não passagem das semi.finais traz.lhes sempre problemas como em 2009 com uma música excelente acabaram num misoro lugar.
    Sem dúvida que os nórdicos não são alnafabetos e que dão sim muita importancia a cultura e aquilo que é deles ? ( Mas será que dão?) Quando tentam imitar constantemente o pop Amaricano mas sem sucesso a nivel mundial ? Será que são eles assim tão bons. Estão bem econimicamente (sim) apanham bons lugares na Eurovisão? (sim) Porque? Fácil estão bem economicamente.
    Gostaria de obter resposta a esta pergunta digam-me algum país que esteja bem financeiramente que não tenha apanhado um top 10 desde a crise mundial 2009 ? Peço 1/2 países.
    Curisiosidade só gostav que me a tirassem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo,

      Ninguém aqui está a denegrir a RTP. E nós não estamos a criticar enquanto televisão pública no geral, estamos apenas a dar uma opinião sobre o tratamento com que ela dá ao Festival, o que é algo bastante diferente. Ofensas e críticas são palavras com significados completamente diferentes.

      Cumprimentos eurovisivos e obrigado pela preferência,

      Eliminar
    2. E respondendo à sua pergunta,

      Áustria, Finlândia, Bélgica e Suíça são alguns países que estão bem financeiramente (mesmo que isso seja um termo bastante subjectivo) e que não conseguiram o top10.

      Eliminar
    3. A RTP não precisa de ajuda de ninguém para ser denegrida,já faz isso sozinha. E já agora, a Grécia está em péssima situação económica e faz consegue lugares muito bons e com musica com um toque da sua cultura, por isso o seu argumento é inválido!

      Eliminar


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved