Novidades

latest

E Foi Por Pouco... - Samanta Tina, Melissa, Erna Hrönn Ólafsdóttir, Kejsi Tola e Darin


To see the ENGLISH version scroll to the bottom of the page!
SAMANTA TINA– "I NEED A HERO"
2º lugar no Dziesma 2013

     Proponho que a Letónia se passe a chamar “Letrollnia”. Cai mesmo que nem uma luva naquilo que são habitualmente as finais do país. Há sempre uma ou outra boa música mas escolhem sempre algo terrível e completamente sem nexo, até parece que o fazem de propósito.
     Samanta Tina deveria ter ganho a final nacional da Letónia. Não tinha uma canção capaz de vencer o certame mas conseguiria certamente passar à final e aí classificar-se à volta do 18º lugar. Para um país como a Letónia não é algo mau, e seria o começo de uma nova fase do país na Eurovisão.
   “I Need A Hero” é uma boa canção, uma balada muito emotiva e grandemente defendida pela cantora. Gosto imenso do refrão e da forma como a canção cresce até ao fim (embora aqueles últimos segundos estraguem um pouco o final, que deveria ser arrebatador). A letra não traz nada de novo (quantas vezes já não ouvimos este tipo de mensagens?), mas isso também a torna efetiva e muito direta, impossível de não ser compreendida pela generalidade das pessoas. Em relação à atuação, foi emotiva, mostrou a garra da jovem cantora, mas ao mesmo tempo muito simples (como aliás deve sempre ser). 
   Foi pena a Letónia não ter apostado na Samanta. Em maio veremos se a sua aposta nos PeR compensou ou se é mais um exemplo de que o país não quer saber da Eurovisão.


MELISSA – "THE POINT OF NO RETURN"
4º lugar no Die grosse Entscheidungs Show 2013

       Melissa tinha, a par de Chiara Dubey, de que já vos falei, a melhor canção da final suíça. “The Point of No Return” não traz nada de novo, mas é uma canção pop bem forte e ritmada, com um bom crescendo na parte final. Talvez por se destacar entre as nove candidatas pela Suíça, uma vez que era a única canção comercial e atual, seja tão viciante.
       Um aspeto que vale a pena referir é a letra desta canção. Normalmente, quando nós pensamos em temas uptempo, independentemente dos seus subgéneros, esperamos logo uma letra simples e barata, daquelas que poderiam ter sido escritas por uma criança do 4º ano de escolaridade. Aqui, pelo contrário, vemos uma letra mais complexa, com palavras mais formais, com versos mais longos e ideias a surgir quase sem parar. 
     Melissa tem uma boa voz, isso é inegável, mas de facto a atuação ao vivo pecou por alguns problemas da sua parte. A coreografia, eventualmente algum nervosismo, mas sobretudo a falta de momentos para respirar ao longo da canção (devido precisamente à extensão dos versos), foram as razões para que em certas alturas mal a ouvíssemos. Contudo, no refrão, Melissa depositou toda a sua força.
       Merecia, antes de mais, um lugar no top 3, e continuo a achar que tem mais qualidade que a canção escolhida para representar a Suíça na Eurovisão.


ERNA HRÖNN ÓLAFSDÓTTIR – "AUGNABLIK"
Não finalista do Söngvakeppnin 2013


        Quando vi o vídeo da atuação de Erna confesso que fiquei inicialmente com receio de que tivesse havido uma troca entre ela e Hera Björk. Erna está fisicamente diferente mas mantém, e isso nota-se, a sua beleza e imensa doçura.
       E que grande injustiça foi aqui cometida! Não só por "Augnablik" não ter ganho como também pelo facto de nem sequer ter ido à final! O que raio aconteceu? A final nacional tinha um excelente nível, várias boas canções e intérpretes competentes (como geralmente acontece na Islândia), mas não havia dúvida de que a canção de Erna era pelo menos uma das sete melhores. Com este pressuposto, é claro que tinha de estar na final.
        A voz é excelente e não falhou um único momento. A canção é belíssima, envolvente com a sua aura mística, quase mesmo épica. Tem uma composição fantástica com diversos pontos de interesse (oscila entre partes mais fortes e outras mais suaves, sem parecer estranho ao ouvido). Terá sido a atuação a correr mal? Também penso que não, foi boa a interação entre Erna e os coristas, a sua postura em palco foi sólida e até beneficiaram de bons jogos de luz (pelo menos se considerarmos o tamanho reduzido do estúdio onde se realiza o programa).
        Porque falhou? Não sei mesmo. Acho-a uma autêntica masterpiece e faria a diferença em Malmö, quem sabe se não resultaria melhor do que a música das vaquinhas…

KEJSI TOLA – "S'JEMI MË ATJE"
4º lugar no Festivali i Këngës 2013


       Não costumo seguir o festival albanês, porque são várias noites de espetáculo na época natalícia, além de que o estilo das músicas e a própria língua albanesa não constituem um pólo de atração para mim. 
       Contudo, senti curiosidade para ouvir a canção de Kejsi Tola, minha conhecida do ESC 2009, e se todo o favoritismo que via pelos sites tinha algum fundamento. Fiquei realmente surpreendido. Num concurso clássico e super formal, esta canção destaca-se por ser uma balada rock forte e com um refrão memorável. No começo da música há alguns momentos mais eletrónicos que assentam muito bem no espírito da música. 
     Kejsi tem uma excelente voz, que pode por vezes ser um pouco estridente e incomodativa, mas entregou-se à canção com imensa garra. Nota-se que está mais madura e subiria ao palco na Eurovisão com uma apresentação mais decente. 
     Acho que teria chances infinitamente superiores à da canção eleita pelo júri albanês, e até não precisaria de grandes cortes na duração da canção. Mesmo em albanês é uma canção forte, pelo que a passagem para inglês não seria algo obrigatório.

DARIN – "YOU'RE OUT OF MY LIFE"
4º lugar no Melodifestivalen 2010


       Hoje decidi trazer um nome não muito conhecido pelos fãs portugueses, porque esteve longe da vitória no Melodifestivalen e também porque a sua canção não tem aquele fator novidade ou excentricidade que atrai o público.
      Darin é um jovem cantor muito talentoso. Tem uma voz límpida e suave, muito agradável ao ouvido, própria para baladas como a que levou ao festival sueco em 2010, e que hoje trago aqui. Infelizmente, nos últimos tempos tem-se voltado para o dance/pop, o que acho que não combina em nada com ele, talvez porque me baseei nesta sua canção para traçar o seu perfil como cantor.
        Não sei se esta será a minha preferida no festival desse ano, mas é muito provável que assim seja. A canção é absolutamente linda. Adoro a melodia, a força, o crescendo até àquele final arrepiante. A letra é igualmente muito forte e tocante e ajudou Darin a entregar-se de corpo e alma à música.        
      Optando por estar sozinho em palco, a atuação não deixou de ser marcante por isso. Houve um excelente jogo de luzes e a realização fez um trabalho notável, focando muitas vezes a plateia, que, ao segurar luzes azuis, contribuiram para uma atmosfera excecional.
      Foi um ano atípico: no Melodifestivalen ganhou uma canção que, não sendo balada, tem um ritmo mais lento; essa mesma canção acabou por não passar, pela primeira vez para o país, à final da Eurovisão; outros favoritos (Timoteij, Eric Saade) ficaram em lugares relativamente baixos. Não é que, dado o estilo desta música, um 4º lugar seja mau; mas “You’re Out Of My Life” é uma canção com todas as capacidades para brilhar na Eurovisão. Acho que, naquele ano, teria conseguido passar à final e ficado nos 15 primeiros lugares.


Vídeos: Youtube
ENGLISH VERSION

SAMANTA TINA– "I NEED A HERO"
2nd place at Dziesma 2013



        I suggest Latvia to change its name to "Latrollvia". It’s a perfect designation if we consider the national finals of the country. There are always one or two good songs but they always choose something terrible. I have the impression they do it on purpose.
        Samanta Tina should have won Latvia’s national final. It was not a song capable of winning the  Eurovision, but it could certainly pass to the final and finish there around the 18th place. For a country like Latvia it is not a bad placement, and it could work as a new beginning for Latvia at Eurovision.
        "I Need A Hero" is a good song, a very emotional ballad and greatly favored by the singer. I really like the chorus and the way the song grows until the end (although those last seconds rather spoil the ending, which should have been overwhelming). The lyrics does not bring anything properly new (how many times have we heard this kind of messages before?), but it also makes the whole song very effective, impossible to not be understood by people. The performance was very emotional but at the same time very simple (as it always should be). The singer showed her strength and determination.
      It’s a shame Latvia didn’t use Samanta’s talent. In May we will see if their choice will be successful or if it is another example that the country does not want to win Eurovision.


MELISSA – "THE POINT OF NO RETURN"
4th place at Die grosse Entscheidungs Show 2013


           Melissa had, together with Chiara Dubey, the best song of the Swiss national final. "The Point of No Return" does not bring anything new, but it's a strong and rhythmic pop song, with a very positive growing until the end. Since it was the only commercial song, it stood out from the rest of the candidates and it’s very addictive.
           One aspect that is worth mentioning is the lyrics of this song. Usually, when we think of uptempo songs we automatically count on a simple and cheap lyrics and message, which could have been written by a child of the 4th grade. Here, instead, we see a more complex lyrics, with more formal words and longer verses almost nonstop.
      Melissa has a good voice, and that is and undeniable fact, but it’s also true that the live performance had some problems. The choreography, along with some nervousness, and also the lack of time to breathe throughout the song (due precisely to the verses extension), were the reasons why at times we could barely hear her. However, Melissa deposited all her strength during the chorus.
         She deserved, before all, a placement in the top 3, and I still think it has more quality than the song chosen to represent Switzerland at Eurovision.


ERNA HRÖNN ÓLAFSDÓTTIR – "AUGNABLIK"
Non finalist of Söngvakeppnin 2013


         When I watch the video of Erna’s performance, I must confess that I was initially afraid that there had been a change between her and Hera Björk. Erna is physically different but she keeps her immense beauty and sweetness.
        And what a huge unfairness has been committed here! Not only because "Augnablik" did not win but also because it was not even present in the final! What happened here? The national final had an excellent level, several good songs and competent performers (it usually happens in Iceland), but there’s no place for doubts that Erna’s song was at least one of the best seven entries. Of course it had to be in the final.
       The voice is outstanding and has not missed a single note. The song is beautiful, and we fell in love with its mystical atmosphere, it’s almost epic. It has a fantastic composition with many interesting moments (there are stronger moments followed by smoother ones, without seem weird to our ears). It was the performance to prejudice the whole thing? I think there was a good interaction between Erna and the back vocals; their attitude on stage was solid and there was good lighting (it’s a good point if we consider the small size of the studio where the program takes place).
        Why did it fail? I don’t know at all. I find it a real masterpiece and it would make a difference in Malmö, who knows if would not have a better result than cows’ song...


KEJSI TOLA – "S'JEMI MË ATJE"
4th place at Festivali i Këngës 2013


         I usually don’t follow the Albanian national final, because the show longs for several nights during the Christmas season, and the style of most songs and even the Albanian language aren’t an attraction factor for me.
          However, I felt curious to hear Kejsi Tola’s song, someone we all know from ESC 2009, and see if her favoritism through the sites had some explanation. I was really surprised. In a very formal and classic show, this song stands out for being a rock ballad with a strong and memorable chorus. At the beginning of the song there are some moments in an electronic basis that feed very well the spirit of the music.
          Kejsi has an excellent voice, which can sometimes become a bit shrill and annoying, but she sang with great vigor. It’s important to note that she is more mature on stage.
I think it would have infinitely greater chances in Eurovision than the Albanian song chosen by the jury, and it would not even need big cuts in the song’s length. Even in Albanian it is a solid song, so the transition to English would not be something required.



DARIN – "YOU'RE OUT OF MY LIFE"
4th place at Melodifestivalen 2010


        I decided to bring, this time, a person that is not well known by the Portuguese fans, because he was far from winning the Melodifestivalen 2010 and also because his song was not remarkable enough to attract the Portuguese public.
        Darin is a very talented young singer. He has a clear and smooth voice, very pleasing to listen to. It fits perfectly ballads such as the one he entered with in the Swedish festival in 2010. Unfortunately, in recent times, he has become a pop/dance singer, which I think doesn’t fit him.
        I’m still not sure if this is my favorite from 2010 MF. Still, the song is absolutely beautiful. I love the melody, its strength, the growing until that breathtaking end. The lyrics are also very strong and touching, and Darin helped in giving them more soul. Even though he choose to be alone on stage, the performance was still remarkable and intense. There were excellent light effects and the camera team did an amazing job, often focusing on the audience holding blue lights, contributing to a great atmosphere.
      It was an atypical year: the winning song, without being a ballad, was a slower tune; this precise song ended up not passing to the Eurovision final, for the first time; other favorites (Timoteij, Eric Saade) were ranked relatively low. Given the style of this song, a 4th place is not bad, but "You're Out Of My Life" is a song with all the skills to shine on Eurovision. I think that, in that year, it would have made it through to the final and finish in the first 15 places.




Videos: Youtube
02/03/2013
( Hide )
  1. Albania and Latvia are the greatest contest this year (well at least as far as I've watched, so many awesome good entries on those contests!!!) I want the stduio versions/compilation, do you know if there's any?? and even more importatn where Can I find them??

    ResponderEliminar
  2. Não acho que a Melissa fosse a melhor da Suíça. A performance dela foi horrível. No entanto, está um bom texto! Parabéns!

    ResponderEliminar
  3. Grifit,

    Unfortunately there's no compilation for those national finals. I'm afraid you are only able to listen to the studio versions on Youtube.

    ResponderEliminar


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved