Novidades

latest

Eurovisão Virada do Avesso - Catarina Pereira!


E se Catarina Pereira tivesse vencido o Festival RTP da Canção em 2010... (O que teria acontecido?)

To see the ENGLISH version scroll to the bottom of the page!



Se em 2012 o júri e o televoto decidiram cancelar o divórcio, em 2010 foi um dos maiores sobressaltos da história do Festival da Canção! Até nos assustamos, desatámos aos berros, alagados num rio de choro, e estivemos em risco de “paralisia chocante” no hospital! Ai como este coração de eurofã sofre! Então não é que o caríssimo, excelentíssimo e (pouco) qualificado júri decidiu mandar para o lixo o melhor europop que tivemos no evento (desde sempre!) e uma das baladas mais arrepiantes de história dos festivais portugueses? Encantaram-se com o “Há Dias Assim…” e não é que houve um dia assim, em que queríamos partir a loiça toda e perguntar: PORQUÊ? Com isto não queremos afirmar que a música de Filipa Azevedo não tem qualidade (até porque a intérprete é fantástica!), apenas não conseguia fazer frente à qualidade estonteante e paralisante destas duas propostas! Horas antes da realização do Festival da Canção 2010, os eurofãs portugueses só viam “Canta Por Mim” à frente e a “Alvorada” criou tensão e espanto no palco… mas foi a discreta Filipa Azevedo que ganhou o título de “Miss Rainha da Noite 2010”. Se em março só nos apetecia bofetear a RTP, em maio calámos a boca, ouvimos a maravilhosa canção “Há Dias Assim” e vimos a fantástica performance que Filipa Azevedo nos ofereceu!
Mas nós queremos mais! Falam que nunca levámos um Fado para a Eurovisão, mas também não levámos um europop fantástico como “Canta Por Mim”. E se tivéssemos levado? Poderíamos até ter ficado em último lugar (o que duvidamos), mas gostaríamos de saber qual seria o destino, se seríamos os favoritos dos fãs (já que o fomos poucas vezes)! Porque é que se aposta tanto na segurança? Não querem algo que marque pela diferença?
Podemos ser ingénuos e eternos sonhadores, mas acreditamos que com o “Canta por mim” poderíamos ter conquistado uma das melhores posições de sempre na Eurovisão! Este tema tinha, praticamente, tudo! Uma boa presença em palco, uma boa coreografia, um bom coro, um ritmo contagiante e eurovisivo e, por fim, uma voz competente! Que querem mais?! Se calhar, para a nossa RTP, este tema era demais! Demasiado bom e poderia arriscar-se a competir por uma vitória eurovisiva!
“Alvorada”, embora fosse um tema mais difícil de “digerir”, tinha uma qualidade impressionante e poderia singrar no mundo eurovisivo pela espetacular voz que lhe servia de rosto! Era uma balada em crescente que terminava de forma divinal! Ninguém ficaria indiferente a este tema! Que supostos músicos rejeitassem o tema de Catarina Pereira (por ser mais “dançante”) nós até, com algum custo, podemos entender… Agora colocar de lado uma brilhante composição musical como a da Vanessa, parece tão errado como atirar-se de cabeça para uma piscina sem água!

Tamanha é a nossa pena de estarmos a colocar estes “ses”… Mas a verdade é só uma… Se a RTP quisesse vencer, ou pelo menos, impressionar a Europa, teria levado o tema “Canta por mim”, equiparando-se a atuações gregas ou de Leste. Mas como a RTP não quer tal destino luso, acabamos por levar temas que, embora sejam competentes, não são estonteantes! Quem sabe se alguma destas divas da música portuguesa não teria descoroado a alemã Lena, tendo colocado um ponto final no fenómeno europeu de nome “Lenomania”! Não é por sermos portugueses, mas qualquer um destes temas apresentava mais qualidade do que o “Satellite”! Já, quase, conseguimos imaginar os eurofãs a entoar “Canta por mim” nas ruas norueguesas, ou então, a chorar compulsivamente perante a profundidade do tema “Alvorada”! Mas como tal não aconteceu, resta-nos reter estas músicas no nosso MP4 e fantasiar com destinos mais felizes para a nossa representação eurovisiva! No entanto, resta-nos a indignação para com os jurados do Festival da Canção e para com a indústria musical portuguesa que não aposta em cantoras desta qualidade!






















Todo o material, desde do texto às imagens e às suas aplicações, foi feito pelos autores. 

ENGLISH VERSION!

And if Catarina Pereira had won the Festival da Canção 2010? 

In 2012 the jury and the audience canceled the divorce, but 2010 was a shocking year for the history of the Festival da Canção! We scared, screamed, cried and we was in risk of “shocking paralysis” in the hospital! The jury in 2010 decided to eliminate the song “Canta Por Mim”, sung by Catarina Pereira… what a shame! “Canta Por Mim” is the best europop that we ever had in Festival da Canção! But there’s more! “Alvorada”, a beautiful pop ballad, sung by Vanessa Silva, was took away from the victory by the jury! They preferred “Há Dias Assim”, sung by Filipa Azevedo… but we ask: Why? Filipa’s song is beautiful and has quality (the singer is awesome), but we think that “Há Dias Assim” isn't wonderful, if we compare it with “Canta Por Mim” or “Alvadora”. Hours before the festival, the portugueses fans just wanted “Canta Por Mim”, but “Alvorada” created tension and surprise in the stage… but was the discrete Filipa Azevedo that won the competition!

But we wanted more! All the Portuguese’s fans want Fado in Eurovision, but we never took a fantastic europop like “Canta Por Mim” to the competition! And if we took it? We could have finished in the last place, but we would like to discover if it would be a favorite for the fans. Why RTP always “play” by security? Don’t they want something that marks the difference? 
We can be naïve and eternal dreamers, but we believe that with “Canta Por Mim” we could bring one of the best Portuguese results in Eurovision! This theme has everything - a good performance, a good choreography, an addicted rhythm, and a competent voice! What do you want more? Maybe, for RTP, this theme was too much - too good and capable of getting a Eurovision victory!
“Alvorada”, although is more difficult to “digest”, could be successful in Eurovision because of the enigmatic Vanessa’s voice! It’s a ballad that finish in a divinal way! That, so-called musicians reject Catarina’s music (telling that is too “danceable”) we can understand, with a huge effort… But, that they don’t appreciate and valorize a brilliant musical composition like Vanessa's, sounds so wrong like shooting yourself to a pool without water.
The truth is just one! If RTP wanted to win or, at least, impress the Europe, had took “Canta Por Mim” – a song equal to the greek or oriental ones. But such as RTP doesn’t want to win, we took to the Eurovision competent songs, with nothing that mark the audience!  Who knows if some of these musics would beat Lena’s song. We don’t’ say this because we are Portuguese, but “Canta Por Mim” or “Alvorada” have more quality than “Satellite” – even Filipa’s song had! We can imagine the fans singing “Canta Por Mim” in the Norwegian streets or, even, crying because of the profundity of “Alvorada”! But this did not happened, so the only thing that we can do is imagine a better Portuguese representation in the Eurovision























Todo o material, desde do texto às imagens e às suas aplicações, foi feito pelos autores. 

( Hide )
  1. Em 2010, com a participação de Catarina Pereira com "Canta por mim", foi possível sonhar. Tivemos a possibilidade de levar-mos à Eurovisão uma participação fresca, com ritmo e competência artística.Tivemos na mão uma participação de sucesso, como se veio a comprovar pela classificação que teve no Second Chance (3º lugar), assim como, outras classificações de sucesso em relação ao tipo de canção. Funcionaram como um estudo de mercado.
    Mas,... e este evento em Portugal está cheio de "mas", este evento foi tratado de uma forma desprendida, sem compromisso. Apresentaram-nos na sua maioria um júri incompetente, para avaliar uma realidade artística, que envolve um público imenso e diversificado e por tal, deveria ser requisito que soubessem o que quer dizer festival da Eurovisão e sua envolvencia. O que se salientou foi desconhecimento e até em alguns casos desdém.
    Mas o público soube muito bem escolher. mas em 2010, as regras não o valorizavam.
    Ficou um amargo de boca e uma saudade, com uma grande esperança de que a Catarina Pereira volte a abrilhantar o ecrân, para nos representar além fronteiras, com uma canção forte, ritmada e representada, como só ela sabe e se calhar com a dupla de compositores que tão bem a conhece.

    Carla

    ResponderEliminar
  2. Eu estive no campo pequeno, nesse ano e foi uma experiencia única!
    Primeiro, porque não imaginava encontrar claques e depois pela energia efusiva que delas emanava.
    Gostei da dinamica de palco, embora o bom gosto em alguns casos era discutível, tanto no vestuário como nos cenários.
    Quem tinha assistido à semifinal, sabia que havia duas titãs e eram elas a Catarina Pereira e a Vanessa Silva. Uma, pela sua alegria beleza e juventude (vestiu cor de rosa, dançou e rodopiou, a saia levantou e cantou-nos uma Severa viva...), aliada a uma presença em palco que todos esperavamos à muito. A outra, pelo reconhecimento do seu talento e também pela sua actuação e canção fortes.
    Eu preferi a Catarina, porque foi amor à primeira vista.
    E que me perdoem os muitos pseudo-conservadores ou preconceituosos, mas o que nos faz mesmo falta é a lata absolutamente contagiante, vinda de jovens verdadeiramente talentosos e autores que vêm mais longe.
    Na final, para surpresa da maioria (televotantes e presentes), Ganha a Filipa Azevedo com "Há dias assim". Bem, aí então é que eu achei que o recinto se tornou pequeno demais. Os assobios e os apupos foram de tal forma estridentes, que a vencedora ao tentar cantar pela 2ª vez, simplesmente não se ouvia e muita gente começou a abandonar o recinto. Ouve quem dissesse que foi mal perder, má educação, a cara da Sílvia Alberto era de perfeita recriminação,...
    Mas querem saber? senti orgulho numa plateia que estava inconsulável e que se manifestou de sua justiça e como o Povo diz " Quem não se sente, não é filho de boa gente!"

    ResponderEliminar
  3. Se a Catarina Pereira tivesse ganho o festival de 2010... o que me vem logo à cabeça, é que teria sido o máximo! porque a maioria estava de acordo, tinhamos uma representante linda que canta e dança, sem deixar nada a dever a uma Grecia, ou qualquer país de reprentação forte. Se iríamos ganhar, isso já são outros quinhentos! mas que iríamos fazer muito sucesso, ai isso eu não tenho dúvida nenhuma. Os eurofãns adoram mulheres com presença forte e destemidas e esta nossa Catarina preenchia os requesitos! ;) Houve muita malta, que ficou curiosa com ela, por essa Europa fora e não só. Viu-se o sucesso que ela fez em setúbal, o ano passado na eurovision party. Estava linda! Apareceu em ombros como uma Deusa e eu de boca aberta.
    Acho que um ano destes, ela vai-nos surpreender e surge das cinzas como uma Fenix, para nos fazer esquecer a crise, pelo menos por alguns minutos :D

    ResponderEliminar
  4. Que tal criamos uma petição para que ela volte??? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Tony... Com ou sem petição, um regresso de Catarina Pereira seria sempre um grande regalo para os eurofãs (e não só!) portugueses. Temas como o "Canta por mim", ficarão para a história do FC! Quanto à petição, se tal ideia fosse planeada e devidamente estruturada, o Crónicas de Eurofestivais, certamente, a divulgaria ;) O importante é elevar, bem alto, as cores portuguesas nas lides eurovisivas e nunca deixar esta "chama se apagar"!

      Cumprimentos!

      Eliminar


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved