Fã que é fã coloca "like" em dezenas de páginas do ESC no Facebook.:
(Totó: "Mas porquê tantos likes em páginas de gente que ninguém conhece?" )
Diogo Canudo: Boa tarde, caros leitores. Cá estou eu, mais uma vez, a tentar ensinar alguma coisa a um totó. E quem é a personagem caricata de hoje? TCHAN, TCHAN, TCHAN...

Gervásio das Saloias: Ora, boas tardes meus caríssimos companheiros da Pátria! Cá vinha eu a dar um passeio pela linda cidade de Lisboa e este monsenhor, com umas falinhas mansas, lá me convenceu a participar nesta magnífica e extraordinária conversa. Estamos cá uns para os outros, compadre, não é verdade?
DC: A partilha serve para isso mesmo. Mas não... não quero entrar em conversas filosóficas... Estamos cá para falar do evento musical mais visto em todo o mundo.

GS: Han? Tinhas-me dito que precisavas de mim para a colheita da azeitona. Já não estou a entender nada! Onde é que está a tua almuinha?
DC: Claro que sim, mas para se apanhar a azeitona precisa-se de ter um tema. O entretém acima de tudo, se não isto torna-se um tédio! E que tal, como esta conversa é publicada num blogue sobre a Eurovisão, falarmos da quantidade de likes que os fãs fazem nas redes sociais?

GS: Oh meu filho, eu sou de Caneças, lá não há essas modernices parolas. Likes? Qu' é isso? Uma nova forma de alguém falar em português?
DC: Sabes, as redes sociais online são um serviço que se foca em construir relações sociais entre as pessoas. Para melhor entenderes esta definição, fica com um vídeo.

GS: Quem é essa? A gaja até é boa, pá! Tem um belo jogo de anca... Não me escapava! É pena é eu ter a Mariazinha em casa com os nossos filhotes...
DC: Trata de quem te trata bem! Mas continuando a nossa conversa... A vida de um fã eurovisivo é bastante complexa. Além de termos as finais de cada país, temos de partilhar a nossa opinião em fóruns, discutir ideias, analisar os top's e os favoritos do ano... E uma bela forma de se fazer isso é laikar, como no Facebook (que é uma rede social online, caso não saibas), nas variadíssimas páginas eurovisivas: páginas de fãs, das emissoras estatais, da EBU, dos cantores, dos próprios blogues e sites de informação, como o Crónicas de Eurofestivais.

GS: Ah... bah. Isso é só para inglês ver... No meu tempo nada disto acontecia! Era trabalhar na terra e mais nada! Belos tempos, vindouros... Grande Salazar, pá! Punha todos na linha. Esta juventude anda toda perdida.
DC: Como é capaz de dizer isso?
DC: Vou fingir que não ouvi isso e vou continuar com a nossa ESPLENDOROSA conversa. Uma coisa gira na Internet, e também nas redes sociais, é as votações. Os fãs, antes da realização do evento, costumam prever quais os favoritos dos cibernautas... Mas normalmente essas votações não têm relevo, porque erram sempre nas classificações finais. Como é o caso deste grande FLOP:

GS: Então porque as fazem? Que tempo perdido, que dinheiro mal gasto! Que coisas do arco da velha...
DC: Também é nas redes sociais que se faz apoios a artistas, com o intuito de participarem no certame. Ou faz-se páginas para criticar... Muitas foram as de protesto com a vitória da Filipa Azevedo (já que os fãs portugueses queriam ver a Catarina Pereira na Eurovisão).

GS: Eu lembro-me dessa moça. É de se tirar o chapéu, sim senhor! Eu sou sincero, nunca prestei muito atenção à Eurovisão mas não tenho nada contra! Eles que façam as cançonetas deles que eu cá faço as minhas. E assim ninguém se chateia, não é verdade? Não fiques extasiado, mas eu não tenho papas na língua... Fica tudo em pratos limpos!
DC: E, por vezes, mais vale nem irmos aos sites oficiais sobre a Eurovisão, porque nas redes sociais temos tudo partilhado ao minuto. É prejudicial porque, nem sempre, a informação é a mais fiável, mas se queremos tê-la mais rapidamente é a maneira mais sensata.

GS: É por causa disso que não estou inscrito nessa coisa. Para quê meter o bedelho onde não sou chamado? Isso é demasiado para a minha linda cabecinha. Cada macaquinho no seu sótão!
DC: Como conclusão apenas posso dizer que, para a camada jovem que gosta da Eurovisão, as redes sociais, a partilha de opiniões entre os nacionais e os estrangeiros é quase um pré-requisito. Nem é preciso sair-se de casa, quando existe milhões de pessoas que têm uma opinião para dar sobre algum assunto eurovisivo. Muito obrigado pela tua estimada presença, Gervásio! És cá dos meus!

GS: Bem, já fiz a minha gazeta. Agora está na hora de me pôr na alheta. Fica bem, Diogo, tu tens futuro, pá! Continua assim! Quando quiseres, podes passar lá por casa que te damos umas comidinhas para te matar o bicho. Uns queijinhos, uns enchidozinhos, umas belas de umas chouriças. Não estejas com coisas, a porta está sempre aberta!
Imagem dos bonecos: Xtranormal/Outras imagens: Google/Vídeos: Youtube. O restante foi feito pelos autores.
17/01/2013
Sem comentários
Enviar um comentário
Não é permitido:
. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;
. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;
. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;
. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;
. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.
Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.