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Tertúlias Eurovisivas 2 - Legado Musical


O LEGADO MUSICAL DO FESTIVAL EUROVISÃO DA CANÇÃO!


Tenham uma boa tarde, meus caríssimos leitores! É verdade hoje é a última tertúlia da segunda edição... uma saudade já me aperta o coração, mas foi ótimo fazê-las. Se não gostássemos tanto da iniciativa e se não tivéssemos o vosso excelente feedback, de certeza que não a renovaríamos para uma segunda edição! Mas deixamos as lamechices para outra altura... Esta semana correu-me muitíssimo bem, é verdade! Lembram-se do encontro escaldante que ia ter, tive e correu muito bem, se me compreendem...
Boa tarde para si também, Diogo Canudo! Se bem se lembra também participo nesta iniciativa – só quer protagonismo! Sejam bem-vindos à última tertúlia eurovisiva de 2012! Para comemorar esta nossa despedida constou-me que vamos comentar um vídeo eurovisivo, mas aguardo pela sua confirmação, Diogo, quanto a este facto…
Andreia Fonseca, caso não perceba português eu falei na primeira pessoa do plural, "nós", utilizando palavras no meu discurso tais como "gostássemos", "tivéssemos", "renovaríamos". Se não entende, então é melhor falar em chinês, já que deve ser a sua língua materna.
Mas, segundo as normas da boa educação, devemos cumprimentar quem nos circunscreve… E não me foi dirigida qualquer palavra nesse sentido. Ah, e se o senhor ainda está com azia por conta da minha grandessíssima rejeição ao seu pedido, vá a farmácia que existe medicamento para isso! Bem, voltando ao que interessa, hoje vamos comentar um vídeo que sugere um Top40 das melhores músicas eurovisivas. Mais do que comentar a escolha desses temas, o nosso objetivo é salientar a qualidade musical do evento e demonstrar que muita da nossa cultura musical se reflete na Eurovisão.
Cara Andreia se ainda não reparou quem fala sobre o tema “saída” é a senhora. Se calhar está tão arrependida que não para de falar nisso! Até enjoa... Mas passemos ao último tema... É verdade que nos divertimos a falar mal dos burlescos, das roupas horríveis do certame... porém o Festival Eurovisão da Canção não tem só coisas más (e quando as tem, o que devemos fazer é rir delas), existe um legado musical em torno deste evento. Nomes como Marie Myriam, Celine Dion ou até os ABBA contribuíram para a história eurovisiva que existe hoje em dia.
Claro que sou eu quem fala da “saída” (ou a sua não existência)… Não fui eu quem levou um “Não”. Voltando ao que interessa, o vídeo escolhido para encerrar a iniciativa foi realizado por um eurofã, pelo que tem escolhas pouco consensuais. Mas o que realmente importa? A variedade de temas que a Eurovisão nos auferiu, que fazem o gostinho aos mais diferentes apreciadores, dai existirem tantas pessoas interessadas neste certame – porque apresenta temas de diversos géneros e com diferentes particularidades. Claro que existem géneros que costumam ter mais sucesso, em detrimento de outros. O Europop tem, por norma, muito sucesso nos dias de hoje, mas isso não garante a obtenção de uma boa classificação eurovisiva – veja-se o exemplo da Noruega em 2012. 

Sim, a menina Andreia Fonseca tem razão, nem sempre os europops têm boa classificação, mas que são adorados pelos fãs lá isso são. Porém eu não me quero virar para as músicas recentes, o Festival Eurovisão da Canção não começou no século XXI; êxitos como "Waterloo", "Nocturne", "Hold Me Now", "Non Ho L'eta", "L'oiseau et l'enfant" e "Diva" são eternos e nunca serão esquecidos pelos eurofãs. Além de músicas extraordinárias, o certame já contou com inúmeras superstars, como Lara Fabian, Celine Dion, Natasha St. Pier. Tudo isto, cantores e músicos, oferecem uma riqueza musical, criativa e artística inigualável hoje em dia, e isso é de louvar. Este é o legado da Eurovisão e ninguém, mesmo o querendo, pode tirar.

Por isso é que muitos dos eurofãs (ou até mesmo espetadores menos assíduos) insistem em afirmar que a Eurovisão não é mais o que era! Podemos teimar em afirmar que esta transformação permitiu que o certame se enquadrasse nos atuais moldes da indústria musical – facto que é verídico – mas as músicas mais antigas apresentavam argumentos mais genuínos – menos coreografia e mais construção musical. Voltando ao vídeo, denoto que quem o fez tem gostos musicais muito abrangentes… Tanto inúmera e valoriza temas melodiosos, como o de Pastora Soler, como premeia performances “burlescas” como a da Ucrânia em 2007. É bom que se saiba rir com as apresentações mais cómicas/humorísticas, mas juntá-las a músicas como a dos ABBA ou até mesmo a de Loreen é um pouco exagerado – quanto a mim, claro! Mais ainda, atribuir o primeiro lugar ao tema belga do ESC 2003 não é propriamente a decisão mais consensual – o tema dos ABBA foi convencionado como o melhor de sempre no evento que comemorou os cinquenta anos do evento. Mas gostos são subjetivos e não podem ser desvalorizados, apenas discutidos.


Em relação ao tema dos ABBA ser considerado o melhor, eu sinceramente não concordo! Adoro "Waterloo", adoro os ABBA e admito que a vitória deles foi a que mais impacto causou, devido, também, ao sucesso internacional que a banda conquistou... Mas eu sou suspeito, para mim as duas melhores vitórias de sempre (não me consigo decidir) são da Gigiola Cinquetti - "Non Ho L'éta" e do duo Secret Garden - "Nocturne". Enquanto que a da Gigiola apresenta um tema imensamente terno, com uma grande composição, "Nocturne" é uma lufada de ar fresco num certame que tende a viciar-se em apenas um estilo musical - Pop.

O tema “Nocturne” foi o mais original e genuíno que já ouvi na Eurovisão! Embora tenha sido uma vitória programada e planeada, foi uma das mais justas do evento. Nesse ano, caso a vitória não tivesse “viajado” para terras norueguesas, deveria ter sido atribuída a nuestros hermanos! Eu não sou propriamente adepta dos temas espanhóis, mas quando os nossos vizinhos levam uma balada, eles conquistam o meu coração! Quanto ao tema de Gigiola, é de facto belíssimo! Ternurento, melodioso, gracioso e fantasticamente interpretado! A doçura da voz da intérprete concede-lhe um toque especial… Mais uma brilhante e merecida vitória! Se tivesse de enumerar todos os grandes temas eurovisivos teríamos material para muitas e muitas tertúlias, porque felizmente já assistimos a verdadeiras pérolas musicais neste certame!

É verdade, os haters, em vez de apenas criticarem o certame, vejam estas pérolas, interpretam-nos, visualizem-se o tempo inserido, a composição, a letra, o artista... Como já me disseram, é mais fácil criticar que elogiar... Bem, com muita pena minha, porque adorei fazer esta segunda edição, acho que já está na altura das despedidas. Foi óptimo fazer isto novamente, foi completamente enriquecedor ler os comentários felizes e infelizes e foi totalmente reconhecido, pelo menos por mim, a quantidade de visitas que tivemos dos nossos leitores! Muito obrigado por tudo!
É verdade, Diogo… Foi bom compartilhar este espaço contigo! Tenho uns restos do almoço em casa para o jantar, queres vir? É Bacalhau-à-Brás! Quanto aos meus caros leitores, obrigada por tudo! E encontramo-nos em breve! 
Obrigado pelo convite, Andreia, mas ainda não estou preparado para partilhar outro espaço contigo, e estou a ser o mais sincero possível. Estava a pensar em combinar algo com a moça do encontro escaldante, mas não sei...
Mas, Diogo, espera…
Sim?
(pausa dramática) Toma, deixaste cair um botão do casaco!
Obrigado, parece que não mas o botão faz-me jeito!
Obrigada, mais uma vez, pelo carinho caros leitores! Quanto a ti, Diogo, eu vou colocar dois pratos na mesa com o belo do bacalhau… Se vieres, tudo bem, caso contrário dou-o ao meu gato. Até breve caros leitores e até logo, Diogo!
Apesar de todas as desavenças, foi óptimo partilhar novamente este espaço contigo. Se não gostasse de trabalhar contigo, não fazia mais nenhuma iniciativa contigo, e esta já é a quarta juntos! Obrigado também a ti e sim, eu vou ao jantar! Obrigado por tudo!
Não perca o próximo episódio, porque nós…
… também não!

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