Novidades

latest

Tertúlias Eurovisivas 2 - Temas sobrevalorizados!




AS MÚSICAS EUROVISIVAS MAIS SOBREVALORIZADAS
Observação: Este vídeo já não se encontra alojado no YouTube, uma vez que o seu autor optou por o eliminar.


Boas tardes compadres! Como vai a vida? Cansativa? Estavam melhor no Havai? Também eu! É verdade eu e a gostosona mais giraça dos blogues eurovisivos estamos cá, mais uma vez, para vos... chatear! Uma bela maneira de acabar o fim de semana, não acham?







A mim parece-me uma excelente forma de reestabelecer energias para uma semana de trabalho. Boa tarde caros leitores! Depois dos elogios tecidos pelo Sr. Diogo, até me sinto inspirada para “tertuliar” sem implicar com o meu caro colega. Dioguinho, parceiro, de que vamos falar hoje? Do campeonato de futebol? De política? Ou de algo mesmo importante?







Andreiazinha, meu raio de sol, minha alegria de viver, e que tal falarmos de nós, da nossa relação? O ódio, por vezes, transforma-se em amor...










Três palavrinhas para ti, Dioguinho… Continua a sonhar! 










Porquê? Sou um bom partido, além disso sou boa pessoa, humilde, lavo os dentes 5 vezes por dia, não fumo, não bebo, não me drogo, posso-te levar a onde quiseres e, além disso, sou um leão na... Oops! Mas diz-lhe lá não sou um homem de sonho?









Humilde? Não me faças rir senão ainda me cai a placa! Diogo Canudo, faça-me o favor de introduzir o tema e seja um leão nas tertúlias, que nos outros assuntos não nos interessa para nada!










Chata! Bem esta semana temos um belo vídeo para os nossos leitores. Observem o vídeo que um utilizador de uma conta do YouTube publicou. Basicamente neste vídeo temos um top15 com as músicas mais sobrevalorizadas na Eurovisão, na opinião do criador do vídeo. Nomes como Alexander Rybak, Marija Serifovic, Yohanna, Dima Bilan, Lordi e Carola, basicamente lendas eurovisivas ou vencedores do ESC.






Confesso que, neste vídeo, existem escolhas com as quais concordo, no entanto também discordo com a inclusão de alguns temas. Mas trata-se de uma opinião pessoal, goste-se ou não. Algo é inegável, a cada ano existem sempre temas que os eurofãs consideram como tendo sido sobrevalorizados. Esta sobrevalorização pode prender-se com vários motivos: o renome do país, a qualidade das oponentes, e a própria inclinação (ou não) do júri. Perdoem-me os fãs, até porque respeito os interesses de cada um, mas considero que a classificação albanesa na edição de 2012 primou pelo excesso. O tema era melhor que alguns dos seus oponentes, mas tirando a estupenda voz da intérprete, que outros fatores qualitativos tinha esta música? 

Em relação às propostas do criador do vídeo, para mim, dos quinze presentes o mais sobrevalorizado foi, sem ponta de dúvida, Dima Bilan! Mas como é que um "Believe" ganharia à frente de temas como "Shady Lady", "Oro", "Qéle Qéle", "Hero" ou até mesmo da nossa "Senhora do Mar"! Mas discordo totalmente de Alexander Rybak, Marija Serifovic e da fantástica, poderosa e estupenda Carola! Estas três atuações são marcos eurovisivos, são o reflexo do melhor que se faz na Eurovisão, em três registos musicais diferentes. São estas das músicas que mais dão uma boa imagem do certame (que já se encontra muito negra)! Uma coisa é não gostar, outra é apontar como músicas sobrevalorizadas!


Tenho as minhas reservas quanto à vitória norueguesa de 2009. Tudo bem, mereceu vencer, mas daí a “esmagar” a competição? O tema islandês, embora fosse uma balada (normalmente os europops encantam mais), merecia ter “guerrilhado” mais um pouco pelo título. O acumular de pontos para esta vitória foi um pouco excessivo e subvalorizou as outras músicas a concurso. Os temas de Dima Bilan e dos Lordi foram, de facto, das vitórias mais injustas de sempre, tendo sido temas altamente sobrevalorizados. Entendo que a vitória finlandesa tenha marcado indubitavelmente o rumo da história da Eurovisão, mas não deixou de ter sido injusta… Até mesmo atendendo ao sonante tema de Carola que lhe fazia frente nesse ano. Por esta afirmação já se nota que não concordo com o autor do vídeo ao colocar a música “Invencible” como não merecedora da pontuação que teve. Goste-se ou não, Carola sabe estar em palco, domina os planos de câmara e tem uma voz inconfundível; e o seu tema de 2006 tinha um toque especial, aquela sonoridade sueca que tanto agrada os eurofãs. Claro que nem todos apreciam o mesmo, por isso é que vivemos numa democracia, onde cada opinião é válida.

Como tenho ouvido nos últimos dias, para um artista ter um bom arranque no início da sua carreira é preciso ter um forte instrumento vocal. Carola, apesar de já não ser novata musicalmente, tem esse instrumento e foi das vozes eurovisivas que, ainda hoje, me fazem arrepiar. Sobrevalorização existe em todo o lado e muita dessa mesma deriva de vários factores, como tu já disseste bem. Porém acho que te faltou um... o carisma do artista! A música pode não valer nada, mas se o cantor criar uma relação com o espectador é sucesso garantido! Muitos cantores que passaram na Eurovisão que não têm vozes potentes e nem músicas extraordinárias e ficaram melhores classificados que muitos que mereciam.


Quando estavas a referir, e muito bem, essa questão fizeste-me recordar uma prestação que disseste que iria fazer algum sucesso por conta do carisma do cantor… A da Lituânia do ESC 2012. Embora o tema não tenha qualquer toque especial e o cantor não apresente um poder vocal estonteante, conseguiu uma sofrida passagem à final por conta da sua forma de estar em palco. Tema sobrevalorizado? Sim! Existiam temas, como o nosso, que mereciam, muito mais, estar na final. Mas foi uma sobrevalorização algo “perdoável” porque foi quase inevitável não estabelecer uma certa empatia com o cantor.




Agora é que tiveste uma bela ideia... Tu quando queres até pensas, ó minha linda flor acabada de sair do meu jardim! (suspiro)











Andas muito romântico hoje! Andaste a beber? 










Sim, o licor do amor, é uma delícia! Queres prová-lo?













Tentador… Mas não! Olha lá, não queres pegar em todo esse Amor e começar as despedidas de hoje? É que o nosso tempo de antena já está quase a terminar!








Leitores, meus caríssimos leitores, tenho de me ausentar porque vou preparar o jantar (às luz das velas) que terei esta noite com a Andreia! Desejem-me sorte! Boa semana a todos!







Parece que esse tal licor, para além de romantismo, também provoca delírios! Boa semana caros leitores e não se esqueçam de acompanhar as notícias, crónicas e tudo mais que o nosso blogue vos oferece a cada dia!







( Hide )
  1. O Diogo é meu, sai daqui Andreia, não te metas entre nós!

    ResponderEliminar


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved