Novidades

latest

NOTÍCIAS SEMANAIS - 22/01 A 28/01



Moldávia: 60 músicas escolhidas – Sunstroke Project e Olia Tira ficaram de fora e foram acusados de plágio!

Sinceramente, e analisando globalmente a música, não é surpresa que “Superman” de Sunstroke Project e Olia Tira tenha ficado de fora; a música desceu muito em termos de qualidade se compararmos com a de 2010. Das 60 músicas escolhidas, só 20 conseguirão ir à final (o júri irá escolhê-las esta semana). O método para eliminar músicas consta, basicamente, na análise da originalidade da música, nomeadamente se se encontra nos parâmetros da Eurovisão, a voz, a interpretação e a letra! Além disso foram acusados de plágio, já que surgiram boatos que “Superman” seria idêntica à “Mr. Originality” da banda Simplu! Aparentemente, Olia ficou chocada com esta acusação, tendo desmontado o seu desagrado na sua página pessoal. Sendo ou não verdade esta acusação, fica o aviso para os repetentes: lá porque são da “casa” não significa que tenham mais privilégios, qualidade em primeiro lugar!

Portugal: Os 12 compositores já foram revelados!
 

            Os 12 compositores já foram revelados e, sinceramente, temos um pouco de tudo – o que achamos muito positivo e benéfico para o espetáculo em si! Estamos curiosos com a dupla Joana Leite e Tiago Pais Dias, a dupla Arménio Pimenta e Ménito Ramos, a dupla Rui Andrade e Miguel Majer e, por fim, a já famosa dupla Ricardo Soler e Nuno Feist!
            Uma coisa é certa, ninguém pode queixar-se que a RTP não inova, estão aqui gostos para tudo. Mas sinceramente não estamos lá muito confiantes, se fosse músicas para comércio interno daria resultado, agora para a Eurovisão só vemos a dupla Joana Leite e Tiago Pais Dias capaz disso! No entanto, e como acima de tudo o que importa é a qualidade musical, surpreendam-nos!

Eurovisão 2012: Polémica em Baku sobre a morte dos animais na rua!
 
            Já muito se falava sobre as polémicas advindas do regime político azeri, mas agora chegou-se a um cúmulo, que a muitos vem chocar! A falta de direitos humanos (e não só!) no Azerbaijão continua a imperar as polémicas deste ano! Desta vez parece que o governo azeri está a mandar matar os animais abandonados, de modo a preparar (supostamente, embelezar) a cidade para o certame Eurovisão 2012! A nossa pergunta é só uma: É preciso matar animais por causa de um concurso musical? Sejamos mais coerentes, bem acima da Eurovisão está o respeito pela vida, seja ela de que espécie for! O que vale é que os ativistas dos direitos humanos já andam a intervir! Esperemos que exista um pouco de bom senso nos governantes azeris, e que se apercebam da brutalidade que estão a cometer.

Arménia: Confirmação gera declarações racistas!

Após a confirmação da Arménia na lista oficial dos 43 países publicada pela EBU, vários comentários racistas azeris começaram a invadir as redes sociais. Assim, torna-se imperativo o pensamento de que as seguranças máximas da EBU não servirão para impedir este conflito de titãs no certame. Sinceramente, estamos fartos deste conflito! A Arménia pode querer muito participar, mas quando está em risco a humilhação e os ataques diretos dos azeris, nós apelamos a sua saída em 2012! Vale mais uma desistência do que uma desgraça ainda maior! Temos muita pena que numa festa da música, seja o preconceito o grande vencedor!

Baku Crystal Arena, a arena da Eurovisão 2012!

A arena da Eurovisão 2012 já foi oficialmente divulgada – Baku Crystal Arena. As obras já começaram e, de certeza, que serão terminadas até maio – caso contrário teremos um grave problema! Pelo que parece esta arena tem capacidade para receber 16 mil espetadores, podendo aumentar este número para 23 mil pessoas, caso seja estendida. Veremos o que sai daqui… Acima de tudo, pedimos um palco inovador, com uma realização de qualidade.

Chipre: A escolha musical recaiu para “La La Love”:

É verdade, na passada quarta-feira realizou-se o festival nacional do Chipre, no qual a cantora Ivi Amadou teria de apresentar 3 músicas: “La La Love”, “You Don’t Belong Here” e “Call The Police”. A grande vencedora da noite foi “La La Love”, que era, de certeza, a música mais eurovisiva, e melhor, dessas 3. Agora esperemos que Ivi Amadou faça uma boa apresentação, porque senão vai ser a Polónia 2011 – com muito potencial, mas mal concretizada! Má nota também para o playback, gostávamos de ver o potencial vocal da cantora! Esperamos por novidades das terras cipriotas, tendo este tema “debaixo de olho”. Cipriotas, vocês têm uma música com potencial, por isso não a estraguem!

Eurovisão 2012: Sorteio sobre a colocação dos países nas semifinais!
 
No mesmo dia em que foi realizado o festival cipriota, ocorreu a cerimónia da colocação dos países nas semifinais. Portugal ficou na 2ª semifinal (1ª parte do espetáculo) onde estão inseridos, maioritariamente, os países de Leste e aqueles que não costumam ter sucesso na competição (ou seja, aqueles como nós!). A primeira semifinal era, com certeza, a nossa maior aliada, mas sinceramente não consideramos que Portugal esteja assim tão mal. Exemplo disso foi o ESC 2008, onde, também, calhámos numa má semifinal e ficámos em 2º lugar, por isso, é relativo. Tudo dependerá da nossa música, porque no fundo, acreditamos, que a qualidade musical importa!

Portugal: Jorge Cruz desiste do festival, Pedro Marques é o substituto!

Na passada quinta-feira foi anunciado que Jorge Cruz, compositor do finalista Pedro Macedo, tinha desistido do festival. Entretanto a RTP preocupou-se, rapidamente (o que é de espantar), em substitui-lo pelo fantástico Pedro Marques, integrante dos Flor-de-Lis. Sinceramente, não encaramos esta escolha como boa ou má. Jorge Cruz é muito profissional, já Pedro Marques, de certeza, nos oferecerá um género mais soft. Sem dúvida, a experiência de Pedro Marques deve ser tida em conta, mas como nem só de experiência vive o mundo eurovisivo, esperamos por surpresas! Mais ainda, desejamos que este imprevisto não prejudique o percurso de Pedro Macedo. Felicidades para a dupla!

Portugal: Já é conhecida a ordem de atuação do FC!
 
         A OGAE Portugal revelou a ordem de atuação dos intérpretes no FC 2012. Ricardo Soler vai ser o primeiro a pisar o palco, o que poderá prejudicá-lo (dado que os primeiros são mais, facilmente esquecidos). Melhor está Rui Andrade que será o penúltimo a apresentar-se, podendo fazer esquecer todos aqueles que o precedem. Pelo meio cantarão, também, Joana Leite (5º posição) e Carlos Costa (9º Lugar). Cabe a Filipa Sousa a honra de fechar a festa da música portuguesa. Acima de tudo, pedimos um bom espetáculo, com uma realização à altura.
 
França: Já foi divulgada a música francesa!
 
            Parece que a França quis deixar os Eurofãs com água na boca e divulgou parte da sua música representante durante a semana… mas a música completa já foi publicada! Desta vez, optaram por um tema mais “mexido”, que quanto a nós não oferece nada de novo, mas que irá trazer um bom resultado. Preferimos a do ano passado, Amaury volta! 
CARTOON DA SEMANA: 

 Texto redigido por Andreia Fonseca e Diogo Canudo, 29/01/2012

Fontes: ESCToday; JanelaESC; Oikotimes; Eurovision.tv | Imagens: Google | Vídeos: Youtube
( Hide )


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved