Novidades

latest

Os vencedores da Eurovisão: "Hard Rock Hallelujah" de Lordi (2006)


Crónicas de Eurofestivais

Crónica sobre os vencedores da Eurovisão: “Hard Rock Hallelujah” de Lordi (2006)

A 51ª edição do Festival Eurovisão da Canção de 2005 realizou-se no dia 18 (semi-final) e 20 (final) de Maio, na Olympic Indoor Hall, Atenas (Grécia). Os apresentadores foram Sakis Rouvas e Maria Menounos. O vencedor deste ano foi o grupo Lordi, vindo da Finlândia. Uma vitória bárbara, mas já esperada que fez muitos fãs ao redor da Europa mas também muitas críticas. Ganharam com a canção "Hard Rock Hallelujah", escrito por Mr. Lordi e produzido por Jyrki Tuovinen, e um total de 292 pontos. O segundo classificado, a Rússia que levou Dima Bilan com o tema "Never Let You Go" alcançou 248 pontos.  Já o terceiro classificado, a Bósnia&Herzegovina que levou Hari Mata Hari com o tema "Lejla" conseguiu 228 pontos.
O logótipo oficial da competição permaneceu o mesmo de 2004, mas com a bandeira do país no coração sendo alterado (o da Grécia, neste caso). 
Participaram, no total, 37 países: 14 tiveram acesso directo à final e 23 tiveram que enfrentam a semifinal, na qual só passaram 10 (o que acho uma tremenda desigualdade). A gala final continha 24 países. Tivemos uma estreia que foi a Arménia e três desistências: Áustria, Hungria e Sérvia e Montenegro. Não houve qualquer regresso.


Lordi, uma das bandas mais polémicas na Eurovisão

        Lordi é uma banda hard rock proveniente da Finlândia. Começou a sua carreira musical em 1996 mas só começaram a ganhar protagonismo em 2002. Com a vitória no Festival Eurovisão da Canção 2006 ficaram mundialmente conhecidos e vendem muitos cd's pelo mundo fora.
        A participação dos Lordi na Eurovisão gerou várias controvérsias. Antes de ser transmitida a Eurovisão na Grécia, vários finlandeses tentaram que os Lordi não competissem, alguns líderes religiosos chamaram até o presidente para intervir. Tudo isto porque consideravam o grupo como satânico. E, assim, ficaram sublinhados com uma banda com um estilo musical de death metal, algo que não é.
        Especula-se que a vitória dos Lordi foi por culpa da libertação dos jovens ao tradicionalismo e uma tentativa para renovar gerações. Se causou algum efeito? Penso que sim...


"Hard Rock Hallelujah", um autêntico sucesso!

        A canção "Hard Rock Hallelujah" foi um autêntico sucesso em vendas. Após a vitória na Eurovisão, alcançou o top10 em vários países, como por exemplo a Áustria, a Bélgica, a Finlândia, a Alemanha, a Grécia,  a Irlanda, a Suíça, a Noruega e a Suécia. Uma música nomeadamente heavymetal que marcou milhões de gerações. Apesar desta vitória ter sido demasiado criticada, não é considerada uma das piores da Eurovisão. Afinal, os Lordi marcaram a história da Eurovisão e cativaram cada vez mais fãs, principalmente do rock. 


Como foram em palco...
       
         O vocalista cantou o seu primeiro verso com a bandeira finlandesa. Acima de tudo, foi uma grande actuação de uma banda de heavy metal que fez "bombar" toda a arena eurovisiva. O cantor, apesar de chocar com a sua indumentária horrível e a sua máscara asquerosa, apelava ao público para se juntarem a eles. Energia não faltava, mas pirotecnia também não. Com o uso de faíscas e de chamas cativaram ainda mais o público. 

Crónica redigida por Miguel Rodrigues, 02/12/2011

Fonte: Crónicas de Eurofestivais; Imagens: Google; Vídeo: Youtube

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved