Novidades

latest

Os vencedores da Eurovisão: "Waterloo" de ABBA (1974)

 
ABBA, uma lenda na Eurovisão...



            Em 1974 foi realizada a décima nona edição do Festival Eurovisão da Canção. O Reino Unido foi, mais uma vez, o anfitrião deste evento, já que o país vencedor do ano anterior (Luxemburgo) não se mostrou interessado em recebê-lo. Sendo assim, no dia 6 de Abril de 1974, a cidade escolhida para receber o festival foi Brighton e acabou por ficar marcada por uma das finais mais carismáticas do ESC. Este festival ficou marcado pela vitória da Suécia, para além de ser a primeira vitória deste país, também foi ganha pelo grupo ABBA com a música “Waterloo”. Esta banda fez um enorme sucesso em todo o Mundo e, nos dias de hoje, todas as suas músicas são recordadas pelos amantes de boa música. Este festival também contou com o regresso de Gigliola Cinquetti, representando a Itália com a música “Si”, depois de ter vencido em 1964; desta vez, conseguiu um grande segundo lugar. Outro grande nome que participou nesta edição foi Olivia Newton-Johnuma, uma cantora que muita gente conhece, não só pela sua participação, mas também pelos vários êxitos que marcaram a sua carreira, entre eles “Physical” (quem não se lembra desta música...). Nesta edição a França não concorreu; apesar de já ter escolhido a sua música, o Presidente francês (Georges Pompidou) faleceu na semana do festival, levando assim à desistência deste país. Mas se uns vão, outros voltam, ou começam...Esta edição de 1974 contou também com a estreia da Grécia, um país que, ao longo dos anos mais, sempre apostou nesta festa músical. A participação portuguesa esteve a cargo de Paulo de Carvalho, com a fantástica música “E depois do adeus”. Apesar de ter ficado em último lugar, esta música teve grande sucesso em Portugal e ainda hoje se canta com a mesma paixão que 1974.

Descrição dos intérpretes:


            A banda sueca, ABBA, foi formada no ano de 1972 pelos músicos e compositores Björn Ulvaeus e Benny Andersson, e as vocalistas Agnetha Fältskog e Anni-Frid Lyngstad (também conhecida por Frida). Foram uma banda de grande sucesso a nível Mundial, para além de terem vencido o Festival da Eurovisão de 1974 com a música “Waterloo” (foi uma das vitórias com mais carisma, brilho e determinação que a Eurovisão teve até aos dias de hoje). Ficaram famosos pela sua roupa diferente, ritmo contagioso e uma batida que poucos ousaram  repetir.


          • Björn Ulvaeus – Músico e compositor sueco, nasceu no dia 25 de Abril, na cidade de Gotemburgo em 1945. Björn começou a sua carreira musical em 1963, fazendo parte da banda “The Hootenanny Singers”. Em 1966, conheceu Benny Andersson, músico que na altura pertencia ao grupo “Hep Stars”, que viria a ser o seu ombro direito por muitos anos. Em 1971 casou-se com a cantora Agnetha Fältskog (também integrante dos ABBA). No ano seguinte, em 1972, junto com Benny e sua parceira Anni-Frid Lyngstad, formaram o grupo ABBA (formado com as iniciais do nome de cada um dos elementos do grupo). Os ABBA conseguiram, nos anos posteriores, um enorme sucesso em todo o Mundo, com todas as suas músicas compostas por Benny e Björn. Este músico teve enorme destaque como grande letrista e muito bom cantor. Björn e Agnetha separaram-se em 1978, e em 1982 os ABBA chegaram ao fim, após a separação de Benny e Anni-Frid.

 

            • Benny Andersson – Este músico sueco nasceu no dia 16 de Dezembro de 1946, na capital da sueca Estocolmo. Juntamente com Björn Ulvaeus (seu eterno amigo de longa data) foram os pioneiros do famoso grupo. Estes dois elementos compuseram as músicas que, nos dias de hoje, todos nós ouvimos e recordamos. Para além de “Waterloo”, outra música em que estes senhores trabalharam foi “Dancing Queen”! Em 1978 Benny casou-se com Frida (integrante dos ABBA) para mais tarde, em 1981, se divorciarem. Depois da separação dos ABBA, Benny e Björn continuaram em parceria na produção de músicas.



            • Agnetha Fältskog – A famosa cantora sueca nasceu em Jönköping no dia 5 de abril de 1950. Esta bela cantora já aos seus 15 anos compunha as suas próprias músicas, é caso para dizer que o Mundo do espectáculo estava em si, há muitos anos! Em 1966 um empresário reparou no potencial vocal da cantora e não hesitou, levou-a a conhecer outro cantor sueco, que estava a montar a sua banda e recrutou Agnetha para o grupo que se viria a chamar “The Cambers”. O grupo fazia sucesso na Suécia e quando Agnetha começou a ganhar destaque, resolveu seguir o seu caminho a solo. Em 1968 esta cantora lançou o seu primeiro álbum que teve um enorme sucesso com a música "Borsta Tandtrollen Bort". A partir deste êxito foi sempre a subir na carreira e, em 1969, conheceu Björn. Foi a partir desse momento que conheceu o outro casal (Benny e Frida) e que começaram os primeiros contactos para a criação do grupo. Em 1971 Agnetha e Björn casam-se para que, no ano seguinte, se confirme a união dos quatro elementos formado os ABBA.

             • Anni-Frid Lyngstad – Esta cantora, também conhecida por Frida, nasceu em Ballangen no dia 15 de Novembro de 1945. Frida era a única integrante do grupo que não tinha nascido na Suécia. Esta cantora pode agradecer à sua avó, foi esta senhora que “puxou” a sua neta para a ribalta. Desde os nove anos que ela canta e encanta quem a ouve, participou em apresentações dos mais variados estilos, esteve em diversos projectos musicais, cantou em bares e restaurantes, até entrar nos ABBA. Aos 16 anos casou-se com Ragnar Fredriksson, músico que foi imprecindivel no inicio da sua carreira, juntos estiveram no projecto musical “Anni Frid Four”. Aos 23 anos divorciou-se e, no ano de 1969, conheceu Benny, os dois apaixonaram-se e mais tarde, em 1973, entrou no grupo ABBA.



            Para finalizar a descrição dos artistas, resta-me dizer que se quiserem obter mais informações sobre a carreira deste maravilhoso grupo, podem visitar os seguintes links: http://www.abbasite.com/ e http://www.abba-world.net/ .


Música vencedora:


            A música vencedora tem o nome de “Waterloo”, foi composta por Björn e Benny, que integravam o grupo, e escrita por Stig Anderson (já falecido em Setembro de 1997). Para além de ter escrito este tema, Stig era o empresário do grupo, uma pessoa muito respeitada no ramo, e que foi sempre um homem de carácter, enquanto viveu e demonstrou o seu trabalho. A história desta música é descrita  num romance, as vivências duma jovem que está prestes a cair nos seus momentos de amor. Para além disso, ainda se  fala de Napoleão e na sua rendição na Batalha de Waterloo, em 1815. Lembro já agora que Waterloo é o nome da terra belga, onde existiu essa batalha, no qual franceses e ingleses tiveram um duro duelo. Mas mesmo falando em guerras, temos uma letra lindissima, com uma composição perfeita, deu o mote para uma conjugação que fez uma balada com um ritmo ligeiro, mas com uma visão futurista naquela altura. Este grupo e esta música terão um sucesso inigualável e eterno. Aqui fica algumas frases da letra para que o leitor também se emocione ao ver esta pérola que venceu o ESC de 1974: 

“Eu tentei deter-te, mas tu eras mais forte... e agora parece que a minha única chance é desistir da luta... e como eu pude sempre recusar... eu sinto-me como se ganhasse quando perco”. 

            Esta música, tão conhecida como foi e ainda é, foi cantada e produzida em dezenas de versões nos mais variados estilos e géneros, isto prova que “Waterloo”  e esta banda tiveram um sucesso enorme durante as décadas de 70 e 80.
 
Apresentação da música vencedora:


            Como tinha dito anteriormente, os ABBA ficaram muito conhecidos devido em grande dose ao seu vestuário. Frida apresentou-se com um vestido laranja e de casaco branco, sempre muito à vontade em cima do palco, esteve muito bem em todos os aspectos. Agnetha subiu para o palco toda de azul, bela como sempre será, apresentou-se também vocalmente perfeita, com uma conjugação de vozes femininas excelente. Björn apresentou-se com uma roupa cheia de brilhantes, toda com tons escuros e com uma guitarra super moderna, parecendo uma estrela cadente. Para finalizar Benny nas teclas, também de azul na vestimenta, mas em tons mais claros, sempre com um ar alegre e divertido, mostrou na actuação o que todos esperavam, uma grande actuação com este quarteto também actuou mais dois músicos, sempre acompanhados pela orquestra. Mas também houve uma curiosidade... o maestro vestiu-se de Napoleão, como forma de homenagear a melodia em si. Estes e outros momentos ficaram marcados para sempre nas nossas mentes, é por isso que me dá imenso gozo escrever e partilhar a minha paixão pela Eurovisão e pelo Festival da Canção para milhares de pessoas espalhadas por esse Mundo fora.

             Escrito por Vítor Dias, 05/08/2011

            P.S.: Esta iniciativa tem como intuito clarificar a ideia dos fãs de qual a melhor canção vencedora do ESC. Pode ler os artigos semanais e votar na nossa sondagem!
( Hide )
  1. Cá venho eu espreitar o artigo sobre os ABBA, embora os restantes artigos também sejam digníssimos de boa leitura! :)

    Mas faço-vos um pedido: gostaria que postassem mais espaçadamente (em termos cronológicos), porque com a nossa vida agitada e azáfama quotidiana, nem sempre podemos dedicar tempo à net e acabamos por perder as postagens "quase" diárias...fica aqui o pedido de uma fã! :)

    ResponderEliminar


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved