Novidades

latest

Os vencedores da Eurovisão: "Puppet On A String" de Sandie Shaw (1967)


As marionetas de Sandie Shaw...


            A edição do Festival da Eurovisão de 1967 decorreu na lindíssima cidade de Viena, na Áustria. O país vencedor deste evento foi o Reino Unido, com a cantora Sandie Shaw a interpretar a  música “Puppet on a String” (Marionetas). Esta música, nos dias de hoje, é muito cantada e continua muito nos ouvidos dos grandes fãs deste género musical. Foi a primeira vitória deste país, apesar de naquela altura já ter recebido na sua capital Londres duas edições, em 1960 e 1963. Portugal foi representado, nesta edição, pelo cantor Eduardo Nascimento, com a música “O vento mudou”. A nossa participação, mais uma vez, não teve um bom resultado, quedou-se pela 13ª posição entre 17 países, obtendo apenas 3 pontos, dados pelos nossos vizinhos mais próximos (Espanha, Suíça e França).

Descrição da intérprete:
 
           Sandra Ann Goodrich (nome artístico Sandie Shaw) é uma cantora pop britânica, neste momento tem 64 anos feitos no dia 26 de Fevereiro de 1947. Sandie tornou-se extremamente famosa por toda a Europa (e não só), por ter vencido o Eurovisão com a canção "Puppet on a string" (Marionetas). Para além dessa vitória, Sandie teve e tem uma carreira de sucesso, alcançando por três vezes o top britânico, uma delas com a música que lhe deu a vitória neste evento. Existe um pormenor que destaca esta artista pela sua originalidade, ela cantou descalça no ESC e ficou conhecida mundialmente pela “princesa pop descalça dos anos 60”. Para saber um pouco mais da carreira de Sandie Shaw, podem visualizar o seu site oficial: http://www.sandieshaw.com/ .

Música:

           A música vencedora desta edição chama-se “Puppet on a String” (Marionetas). Esta melodia teve letra e música de Bill Martin e Phil Coulter. Bill Martin é um escritor de letras, empresário e editor de músicas. Bill nasceu em Glasgow a capital da Escócia, no dia 9 de Novembro de 1938. É um dos mais prestigiados escritores musicais dos países britânicos. Podem saber mais sobre Bill Martin no seu site oficial: http://www.billmartinsongwriter.com/. Phil nasceu no dia 19 de Fevereiro no ano de 1942, na Irlanda do Norte. Phil Coulter é um conhecido músico irlandês. É cantor, pianista, escritor de músicas, produtor, arranjador de músicas e director, basicamente, está inserido em todo o Mundo da música. Tem no seu palmarés até ao momento 23 discos de platina, 39 discos de ouro e 52 discos de prata, só para citar alguns dos prémios que venceu. Pode saber mais sobre Phil Coulter no seu site oficial: http://www.philcoulter.com/ . A música vencedora é uma balada animada, com bastante suavidade de sons e realça bastante a relação homem/mulher. Esta canção fala de uma mulher que anseia por palavras doces do seu companheiro, para que dessa forma possa sorrir como uma marioneta (aqui fica explicado o nome da música). Num excerto da música pode-se ouvir uma frase, que descreve bastante toda a canção e o grande significado dela: “Se dizes que me amas loucamente, eu vou com prazer estar lá, como uma marioneta numa corda, sorrindo..." Uma pequena curiosidade sobre esta escolha do Reino Unido: das cinco músicas cantadas por Sandie Shaw na final nacional britânica, esta era a menos apreciada pela cantora, ela própria referiu, que detestava a música do princípio ao fim e que os sons do cuco ficavam mal na música. Apesar disso fez o melhor que pode e ironia do destino, venceu o ESC com a canção que não gostava.

Apresentação:

          A cantora apresentou-se, como já tinha referido, descalça em palco, originalidade não lhe faltava. Foi acompanhada pela orquestra, mas também por três backing vocals. Apresentou-se com um vestido curto e com uma voz bastante potente. Carisma, determinação, força e brilhantismo é o que se pode dizer da actuação de Sandie Shaw no ESC. A sua interacção com as câmaras e o tal sorriso (que estava sempre mencionado na letra) que mostrou na música, deram ainda mais um toque de mestria que esta artista conseguiu reflectir no olhar de todos os amantes do Eurovisão. Esta vencedora de 1967 pode-se dizer que é uma das mais aclamadas vencedoras da Eurovisão a nível mundial.

 Bill Martin, letrista e compositor de "Puppet On A String"
 
 Phil Coulter, letrista e compositor de "Puppet On A String"



             Escrito por Vítor Dias, 11/07/2011

            P.S.: Esta iniciativa tem como intuito clarificar a ideia dos fãs de qual a melhor canção vencedora do ESC. Pode ler os artigos semanais e votar na nossa sondagem!

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved