A emissora da Albânia anunciou os concorrentes do FiK 64, seletiva para o Festival Eurovisão 2026.
A emissora estatal da Albânia, Radio Televizioni Shqiptar (RTSH), anunciou os participantes do Festivali i Këngës 64 (FiK 64), famosa competição albanesa que habitualmente elege os representantes do país para o Festival Eurovisão da Canção (ESC). No total são 28 os artistas que competirão pelo troféu de vencedor e por representar a Albânia no ESC 2026, que se realizará na Áustria.
Eis os participantes do FiK 64:
2Farm
Alis
Egzon Pireci
Endri Kaçaçi
Enxhi Nasufi
Erand Sojli
Erik Lloshi
Evi Reçi
Fifi & Tiri Gjoci
Frensi
Gerta Mahmutaj
Ghiti
Gresa Gjocera & Bledi Kaso
Inis Neziri
Kamela Ismalaj
Kimi
Kleansa Susaj
Lorenc Hasrama
Luna Çausholli
Malvina Likaj
Rezarta Smaja
Rigersa Loka
Sara Kapo
Savjana Vjerdha
Sheila
Sihana Haxhnikaj
ThreeX
Vedat Ademi
A 64.ª edição do FiK irá realizar-se de 17 a 20 de dezembro, sendo que as duas primeiras noites vão ser galas de apresentação dos participantes, a terceira noite contará com o tema nostalgia e a última noite será a de eleição do vencedor.
O vencedor do Festivali i Këngës 64 será determinado através da votação de um painel de jurados profissional (50%), do televoto da Albânia, do Kosovo, de Montenegro e da Macedónia do Norte (25%), e da votação online internacional (25%).
A Albânia estreou-se no Festival Eurovisão da Canção em 2004 e o seu melhor resultado é um quinto lugar: em 2012, com Rona Nishliu e a canção "Suus". Em 2025, o país foi representado pela dupla Shkodra Elektronike, com o tema "Zjerm", tendo alcançado, com 218 pontos, o 8.º lugar na Final.
Reveja "Zjerm":
Fonte: Eurovoix/Imagem: Eurovisionworld/Vídeo: Eurovision.tv
Sem comentários
Enviar um comentário
Não é permitido:
. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;
. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;
. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;
. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;
. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.
Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.