Novidades

latest

Os vencedores da Eurovisão: "Refrain" de Lys Assia (1956)

       Lys Assia, com o “refrão” nos ouvidos... 

         
O primeiro Festival da Eurovisão decorreu no dia 24 de Maio, de 1956, na Suíça. A primeira edição foi realizada na cidade de Lugano, uma bonita cidade, banhada por um lago que tem o mesmo nome da terra. No primeiro Festival da Eurovisão foram poucos os países que concorreram (apenas sete: Alemanha, Suíça, Luxemburgo, Itália, França, Bélgica e Holanda), porque ainda havia uma grande “ressaca” da Segunda Guerra Mundial. Neste primeiro evento, cada país tinha de concorrer com duas músicas e, nesse campo, houve países que escolheram o mesmo intérprete para os dois temas. A Suíça, o país anfitrião, foi um deles. Um dos maiores destaques, neste primeiro festival, foi a transmissão via-rádio (na altura, já haviam câmaras, mas as pessoas tinham pouco acesso à televisão. A rádio foi o grande meio de comunicação). 

Descrição da intérprete: 
     
Rosel Scharer, mais conhecida por Lys Assia (nome artístico), nasceu na cidade de Lenzburg, na Suíça, a 3 de Março de 1926. Dançarina desde pequena, começou a cantar na década de 1940. A partir daí, tornou-se conhecida no Mundo do espectáculo. Participou em vários filmes, teve uma carreira musical de grande sucesso, na sua região, e a sua presença tem sido frequente nas finais do ESC, como embaixadora e como referência para todos os que gostam e participam neste espectáculo (a partir de 1956). Lys Assia venceu o Festival da Eurovisão em 1956 com a música “Refrain” (Refrão). Esta mesma intérprete também representou o seu país nos dois anos seguintes, 1957 em Frankfurt e 1958 em Hilversum, nos Países Baixos (Holanda). 


Música: 
         
A música vencedora é “Refrain” (Refrão), foi escrita pelo conhecido locutor de rádio, Émile Gardaz, e produzida pelo pianista/compositor de música jazz, Géo Voumard (já falecido em 3 de Setembro de 1980). É uma melodia lindíssima, cantada em francês, que conta a história e a vivência dos amores, aos vinte anos. Refere amores antigos, que não foram esquecidos, e dos momentos sós, que foram passados na sua adolescência. Fala dum amor que foi perdendo fulgor, à medida que os anos foram passando (porque numa das partes da música.



Apresentação: 

         
Uma simples e bonita apresentação. “Refrain” (Refrão) é apresentada pela Lys Assia, lindamente. Vocalmente perfeita, a intérprete é acompanhada por cinco coros, três homens e duas mulheres, e pela magnífica orquestra, que dá um toque de magia à música, perfeito. Com um vestido comprido, até aos pés, estava esplendorosa para a grande vitória. 
 
 Émile Gardaz - Letrista de "Refrain"


Géo Voumard - Produtor de "Refrain"

Escrito por Vítor Dias, 03/06/2011
( Hide )
  1. Muito boa a crónica, explica dum modo simples tudo o que é necessário para uma bela votação.
    Não sei quem escreveu, mas fez um óptimo trabalho... :)

    ResponderEliminar
  2. Uhmmm a ideia de fazer um artigo pra cada musica é optimo ñ só pra ajudar na escolha...mas tb nem toda a gente conhece bem as musicas mais antigas,mas o principal motivo de eu ter gostado do artigo e me ter dado ao trabalho de comentar é por ser pequeno e eficaz...mto resumido mas ao mesmo tempo diz o essencial sem "massacrar" com testamentos a pessoa:)Parabêns gostei mto!!!

    PS.Tive mtoooo confusa mas já votei...=/ Isto de só se poder votar uma vez é lixado :/

    ResponderEliminar
  3. Daniel diz:
    Ora bem,gostei sim,porque para além de dar a conhecer mais das canções e interpretes para quem não está a fundo dentro do que foi o inicio da Eurovisão,está simples,objectivo e o conteudo no se torna monótono.
    Parabéns pela iniciativa.
    Daniel.

    ResponderEliminar
  4. Obrigado por todos os comentãrios, espero que tenham gostado, e que venham ver todas as iniciativas do blog e a continuação desta, agora também às segundas feiras :)

    ResponderEliminar
  5. Não percam as novidades, que irão surgir, neste blog...esperem para ver e voem nas asas da melodia :)

    ResponderEliminar


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved