O organismo máximo de radiodifusão realizará, em novembro, uma votação para determinar se Israel poderá competir na edição do próximo ano do Festival Eurovisão.
A presidente da União Europeia de Radiodifusão (EBU), Delphine Ernotte-Cunci, confirmou que o organismo máximo de radiodifusão irá realizar uma votação, em novembro, para decidir se Israel poderá competir na edição de 2026 do Festival Eurovisão da Canção (ESC), segundo avançou o jornal austríaco Kronen Zeitung.
De acordo com uma carta publicada pelo jornal, o ex-presidente da EBU, Petr Dvořák, foi incumbido de elaborar um relatório sobre a possível participação de Israel na edição do próximo ano do Festival, baseado nas opiniões recolhidas junto das emissoras membros da organização. O documento, que reflete uma ampla variedade de pontos de vista, indica que não foi possível alcançar um consenso sobre a inclusão da emissora israelita KAN no certame. Assim, a decisão final será tomada através de uma votação formal, que determinará se Israel poderá ou não manter a sua presença no certame eurovisivo.
A emissora pública israelita reagiu a tal emitindo um comunicado onde expressa a "firme esperança" de que a competição "continue a preservar a sua identidade cultural e não política", sublinhando que uma eventual desqualificação seria "particularmente preocupante", tendo em conta a aproximação da "70.ª edição do festival de música que foi criado como símbolo de unidade, solidariedade e convivência entre nações".
No mesmo comunicado, a KAN alerta ainda para as "implicações de grande alcance" que uma decisão deste tipo poderá ter não só para o concurso, mas também para os valores que a EBU afirma defender. Recordando os Estatutos do organismo máximo de radiodifusão, a emissora de Israel destaca que decisões extraordinárias como esta exigem uma maioria de 75% da Assembleia Geral e mostra-se confiante de que a organização irá "salvaguardar o carácter profissional, cultural e não político do concurso".
Recorde-se que vários países já anunciaram que boicotarão o ESC 2026 caso Israel marque presença na competição: Irlanda, Países Baixos e Eslovénia ameaçaram ficar de fora, e, entre os países dos big 5, Espanha confirmou de forma clara que desistirá de participar.
Fontes: Kronen Zeitung e Eurovoix/Imagem: Eurovisionworld
Sem comentários
Enviar um comentário
Não é permitido:
. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;
. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;
. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;
. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;
. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.
Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.