Katarsis - "Tavo akys"
OPINIÃO GERAL
Jessica Mendes: “Tavo akys” é tudo aquilo que eu gosto numa música. É a definição perfeita do rock depressivo que eu amo e que nunca me lembro de ter visto (pelo menos em bom) na Eurovisão. O que me espanta não é eu amar esta canção, é o povo ter gostado também dela. É uma música introspetiva que vai crescendo até àquele final apoteótico (se bem que a acho a repetição um pouco excessiva). O vocalista dos Katarsis é verdadeiramente extraordinário: canta na perfeição e tem uma presença em palco incrível. Não sei, honestamente, qual será o destino desta canção na final (assumindo que a final é inevitável para esta qualidade), mas é das melhores coisas que ouvi na Eurovisão (não que seja preciso muito) e deixa-me muito feliz que lhes seja reconhecida a qualidade que tem.
João Vermelho: Grande, grande canção, acho que não me pegou logo de início, por conta do hype excessivo que foi criando ainda no Eurovizija, e demorou algumas audições para me dar o clique, mas desde que entrei na vibe, é sem dúvida dos meus temas favoritos. O instrumental, a estrutura da canção, a forma como vai subindo e termina naquele clímax, não da forma banal de gritaria como a maior parte faz, mas naquela repetição, da emoção a ser emanada pela voz do vocalista, muito bom, e ele tem uma voz e uma entrega incrível. Final asseguradíssima, e acho que pode lutar por um top 5, seria de facto incrível se isso acontecesse, mas diria que ficará umas posições abaixo, mas dentro do top 10.
Neuza Ferreira: A Lituânia tem uma música que foge um pouco à típica música eurovisiva, mas que é absolutamente incrível. Nem todas as canções precisam de ser instantaneamente memoráveis para deixarem marca, e esta é um exemplo disso.
Apesar de gostar bastante de todos os aspetos de “Tavo Akys”, acho que o grande trunfo desta proposta, além da letra com um significado profundo, é, sem dúvida, o vocalista. A sua interpretação e presença em palco metem a canção num outro nível.
Espero que a Lituânia não acabe subestimada e roubada em Basileia. Esta música tem uma qualidade inegável e merece um bom resultado na Final.
Pedro Lopes: Dei tempo suficiente para esta canção fazer ‘o clique’ em mim, penso, mas é oficial: não aconteceu. Impossível negar ser um tema fortíssimo dentro do registo e para as pessoas que gostam de propostas assim, e também consigo assumir que quer a forma melódica, ou a prestação do vocalista são mais que competentes. Talvez a mim tenha passado ao lado por um outro qualquer motivo, mas não está dentro do que mais ando a consumir este ano. Até percebo o motivo de ter tornado viral e afins, e concordo com quem diz que poderá vir aí um bom resultado.
Tiago Lopes: A Lituânia foi buscar o estatuto de ser o país alternativo à vizinha Letónia. Toda a vibe de "Tavo Akys" é bastante misteriosa, mas não me cativa. O intérprete apesar de cantar bem, parece estar sempre no mesmo registo e a música também não me convence. Talvez passe à final pelo estilo musical.
PONTUAÇÃO FINAL
Jessica Mendes: 12 pontos
João Vermelho: 10 pontos
Neuza Ferreira: 7 pontos
Pedro Lopes: 6 pontos
Tiago Lopes: 3 pontos
38 pontos
CLASSIFICAÇÃO GERAL
1.º Grécia - 42 pontos; 2.º Albânia - 39 pontos; 3.º Lituânia - 38 pontos; 4.º Áustria - 38 pontos; 5.º Países Baixos - 36 pontos; 6.º Letónia - 34 pontos; 7.º São Marino - 32 pontos; 8.º Suécia - 32 pontos; 9.º Noruega - 30 pontos; 10.º Polónia - 29 pontos; 11.º Ucrânia - 28 pontos; 12.º Montenegro - 28 pontos; 13.º Portugal - 24 pontos; 14.º Azerbaijão - 24 pontos; 15.º Chipre - 22 pontos; 16.º Bélgica - 21 pontos; 17.º Austrália - 20 pontos; 18.º Eslovénia - 20 pontos; 19.º Estónia - 18 pontos; 20.º Arménia - 16 pontos; 21.º Croácia - 13 pontos; 22.º Islândia - 12 pontos; 23.º Irlanda - 11 pontos.
Ajuda-nos a decidir a vencedora. Vota nas canções do ESC 2025 AQUI.
Vídeo: Eurovision Song Contest
Sem comentários
Enviar um comentário
Não é permitido:
. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;
. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;
. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;
. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;
. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.
Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.