Klavdia - "Asteromáta"
OPINIÃO GERAL
Jessica Mendes: “Asteromata” segue a lógica grega do ano passado de enviar canções que espelhem aquilo que é a indústria musical do país. É uma composição belíssima, que não segue a estrutura tradicional e que nos remete para um imaginário à parte das restantes que temos nesta edição. A letra é um poema maravilhoso que fala da separação, de uma mãe que tem de deixar a filha, mas também sobre o genocídio dos Pônticos, de quem a Klavdia descende. É uma mensagem que precisa de ser passada na atuação ao vivo (aquela da final nacional foi uma nulidade), mas tenho zero fé na ERT. A Klavdia é muito nova e muito recente no panorama musical grego, mas sabe qual a sua identidade e tem uma voz muito segura. Se a atuação estiver ao mesmo nível da canção, acredito que a Grécia pode (e bem) voltar ao top 10 que há tantos anos lhe escapa por terem, durante tanto tempo, insistido em levar músicas que ninguém naquele país ouve.
João Vermelho: É um tema que tem vindo a crescer no meu top, acho que é uma excelente canção, Klavdia tem uma excelente voz, gosto muito da melodia da canção, adoro grego, acho que tudo funciona aqui, apenas tenho uma parte que não gosto tanto, que é a batida mais eletrónica do instrumental, soa-me demasiado simples ou pouco orgânico, e que não encaixa no resto do tema, mas cada vez menos me tem incomodado esse pormenor, e acho que o resto se sobrepõem a esse fator, está no meu top 10. Acho que passa facilmente à final, tenho mais dúvidas em relação à final, acho que poderá ter bastantes pontos do júri, mas no geral, não sei se conseguirá o top 10.
Neuza Ferreira: ”Asteromáta” mistura sons tradicionais com sons modernos e isso é logo um plus para mim e a Klavdia tem uma voz de fazer inveja a alguns; é tão boa que quase nem noto diferenças entre a versão estúdio e a atuação ao vivo na final nacional. O único problema desta proposta grega é o staging, pois se vão para Basileia apresentar o mesmo que apresentaram na final nacional valha-nos Deus; alguém que diga à Klavdia que os pés e as pernas se fizeram para nos permitir mobilidade e que ela não precisa de estar estática como se tivesse engolido uma faca.
Não me arrisco a apostar num top 10, mas creio que Grécia conseguirá um top 15 sem grandes problemas.
Pedro Lopes: Nunca neguei que fosse uma canção encantadora, mas fui aprendendo a gostar mais e mais, a cada nova audição. Não estava a torcer pela sua vitória, e continuo a achar que o país se ia sair melhor com a Evangelia. Aposto todas as minhas fichas em como a atuação em palco vai ser igualmente pobre como aconteceu na final nacional, e volta a cair por terra os esforços de uma boa proposta que não consegue depois espelhar tal num palco como o do ESC. Klavdia é uma intérprete muito competente, gosto bastante das sonoridades da canção, e tenho ainda algumas esperanças de que a coisa ganhe melhores proporções em Basileia.
Tiago Lopes: Obrigado, Grécia por manteres a aposta de levar músicas em grego. Não percebo nada do que Klavdia canta, mas a sua interpretação é cativante. A melodia parece bastante contemporânea e o funk imediatamente faz-me abanar a anca. Gostava de ver esta proposta no top 5, mas fico contente com o top 10
PONTUAÇÃO FINAL
Jessica Mendes: 12 pontos
João Vermelho: 8 pontos
Neuza Ferreira: 6 pontos
Pedro Lopes: 8 pontos
Tiago Lopes: 8 pontos
42 pontos
CLASSIFICAÇÃO GERAL
1.º Grécia - 42 pontos; 2.º Albânia - 39 pontos; 3.º Áustria - 38 pontos; 4.º Países Baixos - 36 pontos; 5.º Letónia - 34 pontos; 6.º São Marino - 32 pontos; 7.º Suécia - 32 pontos; 8.º Noruega - 30 pontos; 9.º Polónia - 29 pontos; 10.º Ucrânia - 28 pontos; 11.º Montenegro - 28 pontos; 12.º Portugal - 24 pontos; 13.º Azerbaijão - 24 pontos; 14.º Chipre - 22 pontos; 15.º Bélgica - 21 pontos; 16.º Austrália - 20 pontos; 17.º Eslovénia - 20 pontos; 18.º Estónia - 18 pontos; 19.º Arménia - 16 pontos; 20.º Croácia - 13 pontos; 21.º Islândia - 12 pontos; 22.º Irlanda - 11 pontos.
Ajuda-nos a decidir a vencedora. Vota nas canções do ESC 2025 AQUI.
Vídeo: Eurovision Song Contest
Sem comentários
Enviar um comentário
Não é permitido:
. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;
. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;
. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;
. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;
. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.
Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.