Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2025: Espanha

 


Melody - "Esa diva"


OPINIÃO GERAL

Jessica Mendes: Não há apenas duas coisas certas na vida, há várias, e uma delas é o bottom 5 de Espanha. Alguém tem de ficar em último, mas esta luta constante que Espanha teima em ter com a Alemanha e o Reino Unido está a tornar-se chata. “Una diva” é uma canção datadíssima, com uma atuação a tentar replicar o que fez a Chanel. Acontece que a música é pior, a voz é pior e a atuação é pior. O método do Benidorm Fest de “vamos tentar copiar a única vencedora de jeito que tivemos em anos” não funciona, até porque a final nacional espanhola foi para lá de péssima. Como se todas as partes desta proposta não fossem más o suficiente, a cantora ainda se acha incrível. Coitada, vai levar um banho de realidade dos bons, em maio.

João Vermelho: Nunca gostei deste tipo de música, na verdade tenho um certo ódio, e acaba por ser um último lugar no meu top, demasiado óbvio, e com este revamp ainda conseguiram piorar, não sei como, mas conseguiram. A música já era datada, e ainda conseguiram manter datada, e agora com uma produção amadora, com elementos eletrónicos sem nexo nenhum, que nem consigo adjetivar, é preciso um talento imenso para isto. Se não fica no bottom 5, eu nem sei, mas também a Chanel ficou em 3.º e a Blanca (para contexto, era a minha favorita) em 17.º, por isso, eu já nem digo nada… 

Neuza Ferreira: Não desgosto, mas também não consigo compreender o hype que alguns eurofãs espanhóis (como sempre) mostram.
O instrumental tem um tom datado e parece saído da discografia de um artista de programa de domingo à tarde na televisão portuguesa. Talvez em 2015 “Esa Diva” se safasse, mas este ano dificilmente escapará a um bottom 10.

Pedro Lopes: Ainda que já comece a aceitar o revamp feito ao tema, a minha pergunta mantém-se: PORQUE É QUE O FIZERAM? Não havia necessidade. O tema era datado? Sim, e ainda continua a ser. Mas antes, meio que apresentava esse propósito, e quase que podia servir como justificação. Agora, gosto da canção? Sim, gosto sim, e venceu bem no ‘Benidorm Fest’. Não se negue também as capacidades da Melody, e penso que ela também já merecia a sua experiência na Eurovisão, daí ter gostado da sua vitória na final nacional de Espanha. Não sei o que poderão fazer no palco de Basileia, mas acho que há ingredientes para que haja mais votos do que aquilo que muitos pensam. Pode ter algum azeite, mas este é do bom.

Tiago Lopes: Foi difícil aceitar o revamp de “Esa Diva”, passou de uma música bem espanhola, para uma música quase amadora. Esta música ganhava o Benidorm Fest com este revamp? Alguém tem de proibir estas mudanças drásticas de música depois de ganhar a final nacional de cada país. A letra pode ser inspiradora para alguns, mas não discordo que é um tanto básica. Acredito num top 15, mas espero não acordar do sonho.



PONTUAÇÃO FINAL

 
Jessica Mendes: 0 pontos

João Vermelho: 0 pontos
 
Neuza Ferreira: 5 pontos

Pedro Lopes: 7 pontos

Tiago Lopes: 10 pontos

22 pontos


CLASSIFICAÇÃO GERAL

1.º Grécia - 42 pontos; 2.º Albânia - 39 pontos; 3.º Lituânia - 38 pontos; 4.º Áustria - 38 pontos; 5.º Países Baixos - 36 pontos; 6.º Letónia - 34 pontos; 7.º Chéquia - 34 pontos; 8.º Dinamarca - 33 pontos; 9.º São Marino - 32 pontos; 10.º Suécia - 32 pontos; 11.º Finlândia - 31 pontos; 12.º Alemanha - 31 pontos; 13.º Noruega - 30 pontos; 14.º Luxemburgo - 29 pontos; 15.º Polónia - 29 pontos; 16.º Ucrânia - 28 pontos; 17.º Montenegro - 28 pontos; 18.º Malta - 25 pontos; 19.º Portugal - 24 pontos; 20.º Azerbaijão - 24 pontos; 21.º Espanha - 22 pontos; 22.º Chipre - 22 pontos; 23.º Bélgica - 21 pontos; 24.º Austrália - 20 pontos; 25.º Eslovénia - 20 pontos; 26.º Israel - 19 pontos; 27.º Estónia - 18 pontos; 28.º Geórgia - 17 pontos; 29.º Sérvia - 17 pontos; 30.º Arménia - 16 pontos; 31.º Croácia - 13 pontos; 32.º Islândia - 12 pontos; 33.º Irlanda - 11 pontos.

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved