Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2024: Estónia

 

5miinust and Puuluup - "(Nendest) narkootikumidest ei tea me (küll) midagi"



OPINIÃO GERAL

Jessica Mendes: A Estónia é um daqueles países do qual nunca sabemos o que esperar e, este ano, presenteia-nos com uma música totalmente aleatória, mas à qual é impossível ficar indiferente. Julguem-me, mas eu acho isto brilhante. Se percebo? Não, mas estou pronta para fazer a festa com eles.
Eles repetem a frase “não somos drogados, não fizemos nada” e, olhem, ainda bem que esclarecem, porque ninguém diria. Depois disso, dizem “evitamos substâncias prazerosas porque não somos ricos” e same, porque os meus rendimentos também não me permitem dar-me a esses luxos.
Este é o “Alcohol is free” de 2024 e é tudo o que precisávamos. 

João Vermelho: Gosto que a Estónia decidiu arriscar e trazer algo diferente, que é único e representa bem o seu país, não só pela língua, pelos instrumentais e sonoridade étnica, mas também pelo seu peculiar humor. Não é das minhas favoritas, mas valorizo imenso este tipo de canções, não sou contra o pop, talvez contra o pop genérico, mas sim contra a perda de identidade que os países têm apresentado cada vez mais na Eurovisão, e fico feliz quando países como a Estónia trazem um tema como este. É uma canção que contagiará a Europa em maio, acredito que passe à final, e que não fique mal colocada na final, mas no lado direito da tabela.

Neuza Ferreira: Vão dizer-me que, em dez finalistas que o Eesti Laul teve, não havia nada melhor que isto?! Por favor.
A única coisa que se aproveita em “(Nendest) narkootikumidest ei tea me (küll) midagi” é a prestação vocal dos intérpretes, e mesmo assim já ouvi malta a cantar melhor em karaokes. O instrumental é de fraca produção, e a letra, que aborda o assunto das drogas, também não é propriamente elaborada para que seja considerada conteúdo de qualidade.
Este ano estou extremamente desiludida com a Estónia. Dou 2 pontos, porque não sou capaz de dar menos… Que sirvam de motivação para apresentarem o staging de jeito em Malmö.

Pedro Lopes: Como é que a minha querida Estónia passa de uma excelente canção o ano passado, e nos anteriores… para ‘isto’? A minha questão é mesmo: onde é que estão os euro-fãs que pediam que este tema vencesse a final nacional do país? Tanto histerismo, e agora parece que o tema foi deixado ao abandono pelos mesmo fãs… E bem, porque nada aqui mete piada. Já perceberam que não sou muito apreciador destes registos mais parvos. Aceito uma canção ou outra assim, mas a tendência pós-2023 não me agrada. Isto é para ficar nos últimos lugares da semifinal. Chega de palhaçada, obrigado!


PONTUAÇÃO FINAL

 
Jessica Mendes: 6 pontos

João Vermelho: 6 pontos
 
Neuza Ferreira: 2 pontos

Pedro Lopes: 2 pontos

16 pontos


CLASSIFICAÇÃO GERAL

1.º Bélgica - 36 pontos; 2.º Suíça - 33 pontos; 3.º Grécia - 32 pontos; 4.º Ucrânia - 30 pontos; 5.º Portugal - 29 pontos; 6.º Arménia - 36 pontos; 7.º Sérvia - 25 pontos; 8.º Lituânia e Polónia - 24 pontos; 10.º Dinamarca - 23 pontos; 11.º Eslovénia - 22 pontos; 12.º Malta - 20 pontos; 13.º Áustria - 20 pontos; 14.º Luxemburgo - 20 pontos; 15.º Croácia - 19 pontos; 16.º Azerbaijão - 19 pontos; 17.º Chipre - 18 pontos; 18.º Austrália - 17 pontos; 19.º Estónia - 16 pontos; 20.º Albânia - 16 pontos; 21.º Moldávia - 14 pontos; 22.º Irlanda - 12 pontos; 23.º Chéquia - 10 pontos; 24.º Islândia - 10 pontos; 25.º Finlândia - 9 pontos. 


Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved