Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2024: Sérvia


Teya Dora - "Ramonda"



OPINIÃO GERAL

Jessica Mendes: Este é um daqueles casos em que a música é cantada numa língua que eu desconheço totalmente, mas que entendo por a atuação transmitir na perfeição a mensagem. É uma música muito interessante e cuja atuação, apesar de não ser algo de novo, ainda não foi muito vista. É mais uma séria candidata a um top 10, mas há qualquer coisa, para mim, em falta. Não vos consigo dizer o que é e, por isso, o meu comentário é totalmente inútil, mas a verdade é que não consigo colocá-la mais alto no meu top por causa disso. Creio que a Sérvia pode sempre fazer melhor e, quando digo fazer melhor, refiro-me a enviar o Zeljko Joksimovic SEMPRE!

João Vermelho: Não é uma canção que se destaque, principalmente nas primeiras audições, mas ouvindo com atenção para os aspetos técnicas, é um dos melhores temas desta edição. Teya, tem uma excelente voz, gosto muito do timbre dela. Gosto muito do instrumental, com uma excelente produção, tem uma sonoridade épica para o final, é um dos melhores deste ano. A estrutura da canção, é talvez o que me agrada menos, sinto que o refrão fica um pouco repetitivo a uma certa altura, mesmo assim não é tão negativo, comparando com outros temas. Acredito que se qualificará facilmente para a final, e nesse momento já com o júri, poderá até ser uma surpresa desta edição e terminar num top 10.

Neuza Ferreira: “Ramonda" apresenta toda uma atmosfera melancólica. A letra é capaz de ser das melhores em competição este ano: repleta de metáforas e com grande simbolismo – representado pela menção, por diversas vezes, da flor ramonda. O instrumental é sublime, e a Teya é ótima intérprete e com grande capacidade e expressar as emoções da música.
Creio que a Sérvia não podia ter escolhido melhor representante. Para a Eurovisão, espero que não alterem grande coisa face ao apresentado no Pesma za Evroviziju, pois toda o cenário está especialmente pensado e conjugado com o poema e com a progressão instrumental.

Pedro Lopes: Tenho uma relação de amor-ódio com esta canção. Já a achei secante, já a achei interessante. Já me apeteceu não a ouvir mais, já dei por mim a trautear ‘Ramonda’. E acho que este último ponto poderá jogar a favor da Sérvia. Agora, é claramente uma canção que demora muito a chegar a um qualquer clímax, que nem é assim muito forte. A cantora é bastante competente, mas sozinha não faz milagres. Tenho, e continuo a ter, mixed feelings sobre tudo isto.



PONTUAÇÃO FINAL

 
Jessica Mendes: 6 pontos

João Vermelho: 7 pontos
 
Neuza Ferreira: 6 pontos

Pedro Lopes: 6 pontos

25 pontos

CLASSIFICAÇÃO GERAL

1.º Sérvia - 25 pontos; 2.º Lituânia e Polónia - 24 pontos; 4.º Croácia - 19 pontos; 5.º Chipre - 18 pontos; 6.º Irlanda - 12 pontos.

Ajuda-nos a decidir a vencedora. Vota nas canções do ESC 2024 AQUI.

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved