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[Especial] Eis as nossas canções favoritas do FC 2024


Já são conhecidos os intérpretes e canções da 58.ª edição do Festival da Canção, pelo que nós já temos favoritos. Será que Portugal tem hipóteses na Eurovisão 2024?

Em 18 de janeiro, através de uma conferência de imprensa, a RTP deu a conhecer os nomes dos intérpretes, e respetivas canções, do Festival da Canção 2024. Uns dias depois, eis que os membros da equipa ESC 38N já têm o seu top e os seus favoritos definidos.

Daniel Fidalgo

iolanda - "Grito"

O Festival da Canção 2024 vem com um leque de canções bastante coeso. Não há nenhuma canção que se destaque das restantes, o que deixa em aberto o desfecho do nosso certame. Devo confessar, contudo, que "Grito" de iolanda possui o fator épico e dramático que a maioria das canções que vão ao festival não possuem. A melodia transmite a nossa portugalidade e a letra é sobre libertação. O trabalho de cordas é fantástico e a repercussão dá dinâmica à produção. Os elementos eletrónicos trazem a modernidade na segunda parte, até que a voz de iolanda culmina no grito, que dá nome ao tema. Excelente canção e espero que a atuação no festival esteja à altura!


TOP 3

1. iolanda - "Grito"
2. Leo Middea - "Doce Mistério"
3. Buba Espinho - "O Farol"

Jessica Mendes

iolanda - "Grito"

Sinto que o FC continua consistente com o que nos tem apresentado nos últimos anos, no entanto, este ano, não há uma Mimicat e fazem-me falta temas animados que sejam realmente muito bons como "Ai coração". Dito isto, e pegando nas baladas, que continua a ser o que mais temos no FC, a minha preferida tinha de ser o "Grito" da iolanda.

Foi a primeira música que ouvi porque já conhecia a iolanda. Não era o que esperava, confesso, mas é melhor que as minhas expetativas. A iolanda tem uma voz lindíssima e as músicas dela fazem uma fusão de um estilo mais moderno com o clássico, a puxar os sons do fado, que me agrada muito. É isso que vemos neste "Grito". 

É uma música que, apesar de balada como muitas que vamos ver no palco, se distingue facilmente pela forma como cresce e culmina naquele clímax final. Gosto muito que o final volte àquele início mais calmo em vez de continuar no registo mais alto. É uma música que, aliada a uma atuação de mais de 2€ (que foi o que a RTP gastou com a Mimicat em Liverpool), pode dar-nos um excelente resultado lá fora e não tenho grandes dúvidas que vai ser a iolanda a vencedora (merecida) do FC.


TOP 3

1. iolanda - "Grito"
2. Rita Rocha - "Pontos Finais"
3. João Borsch - "... Pelas Coosturas"


João Vermelho

 Silk Nobre - "Changes"

Ao contrário de anos anteriores, não consigo ver nenhuma canção a destacar-se mais do que as outras. Mesmo dentro das já pré-“favoritas”, que já possam ter surgido nestes primeiros dias de vida destes 20 temas a concurso, não sinto nenhuma ainda a destacar-se como aconteceu em anos anteriores, e como sempre, acredito que tudo irá mudar com as atuações ao vivo.

De uma forma geral a qualidade mantém-se alta, não falo em canções que entram naquele rotulo celebre de canção eurovisiva, e que nos possam levar a um top 10 na Eurovisão, falo em termos de qualidade das letras, dos instrumentais, das produções, das vozes, são produções profissionais com excelentes abordagens e estilos, e ver isso no leque de nomes pouco conhecidos e bastante jovem, é um excelente sinal, além disso, a cada ano que passa, sinto que os temas cada vez mais representam o panorama musical português, o que outrora não acontecia de todo, e para mim esse é um dois papeis principais do festival para além de escolher a nossa representante para a Eurovisão.

Este ano, tenho preferências diferentes às que costumo apresentar, e por isso talvez também não esteja em sintonia com a maioria, mas antes de chegar ao meu top 3, quero deixar menções honrosas para os temas “…Pelas Costuras”, pela sua irreverência e por nos trazer uma sonoridade moderna e experimental ao festival; “Criatura”, um tema com uma produção incrível e gosto muito da voz da Rita; e ao tema “Casa Portuguesa”, talvez a minha letra preferida do festival e é das canções que mais ouço.

Entrando no meu top 3, no terceiro posto está “Pontos Finais”, uma grande canção, excelente produção, com uma melodia contagiante, gosto particularmente da forma como a canção vai crescendo ao longo do tema. Segundo posto, “Grito”, é talvez a canção que mais vejo a ganhar o festival, tem tudo, voz, melodia, letra, produção, e com uma atuação à altura da canção é bem capaz de ser a nossa representante em Malmö. Agora, não consigo não dar a primeira posição ao tema “Change” do Silk Nobre, é o que mais me contagia dentro das 20 canções, é o fator diferença, com uma excelente mensagem, com o melhor instrumental, a estrutura da canção é fabulosa, é muito orgânica e gosto muito disso, se isto for bem trabalhado ao vivo, tem tudo para ser uma das grandes surpresas. Não acredito que ganhe o festival, vejo o júri a votar muito bem, talvez até possa acontecer um cenário semelhante ao de 2021, que resultou na vitória dos The Black Mamba, mas é pouco provável que isso aconteça.


TOP 3

1. Silk Nobre - "Changes"
2. iolanda - "Grito"
3. Rita Rocha - "Pontos Finais"


Neuza Ferreira

MELA - "Água"

Vai ser um Festival da Canção bem complicado... Não há nenhuma canção que se destaque de forma vincada das outras; é tudo muito semelhante, embora hajam algumas (poucas) nuances. Confesso que este ano foi bastante complicado elaborar o meu top 3, não só pelo que supracitei, mas porque também é tudo um pouco fora do meu estilo. 

Coloco a canção da MELA em 1.º lugar, pois é uma canção que se destaca mais pela letra do que propriamente pela melodia radiofriendly e genérica, que, não obstante, revela uma simplicidade cativante que se encaixa bem num contexto casual fora Festival; embora não se destaque pela inovação musical, a composição utiliza elementos familiares, comuns na música pop, para criar uma atmosfera acolhedora, proporcionando uma experiência auditiva de fácil agrado. De facto, o que torna esta canção a minha favorita é a letra, que representa uma jornada, e reflete uma narrativa emocional e introspetiva, abordando temas universais como o amor, a deceção e descoberta. A MELA utiliza de forma subtil metáforas para transmitir as emoções cruas de uma experiência humana banal e comum a qualquer pessoa. 

"Água" destaca-se do lote de 20 canções em competição pela sua capacidade de conectar-se emocionalmente com o público. O problema será a MELA conectar-nos visualmente à sua canção... Todos sabemos que o staging é o calcanhar de Aquiles da RTP, mas quero acreditar que a artista irá conseguir uma atmosfera que ligue o instrumental e a narrativa ao efeito visual.


TOP 3

1. MELA - "Água"
2. iolanda - "Grito"
3. João Borsch - "... Pelas Costuras"


Pedro Damasceno Lopes

iolanda- "Grito"

Depois de dois anos em que a minha canção favorita (praticamente à primeira audição) acabou por triunfar no Festival da Canção, e também lá fora (orgulho na MARO e na Mimicat, sempre), sinto que, para 2024, o cenário vai inverter, pelo menos para o meu lado.

Como aqui já puderam ler, também sinto que não temos pela frente um ano particularmente forte. Digo isto mais até no sentido de conseguir escutar (e olhar) para uma canção e, quase de imediato, reconhecer-lhe potencial, como aconteceu nos últimos dois anos (ainda que, na Eurovisão, tenhamos tido resultados bem díspares entre 2022 e 2023. Mas acho que o meu ponto se justifica).

Possivelmente, estou a ir por uma escolha segura. Segura para lá fora, mas que ainda não consigo definir se é mesmo a minha favorita. Talvez porque, para além desta canção, não haja outra que eu entenda conseguir entrar neste patamar, relacionado também no brilharete que deve fazer no ESC. Ainda assim, aponto 'Grito', da iolanda, como a canção que considero, para já, como a minha favorita.

Apesar do que referi até aqui, a canção é claramente boa e forte. Os primeiros segundos, acapella, conquistaram-me de imediato. Voz forte e poderosa, que espero que consiga ganhar ainda mais impacto numa atuação ao vivo. Instrumental misterioso, dramático o suficiente para fazer com que despertemos para tentar entender o que se passa, qual a mensagem a transmitir.

É um tema que, ainda sim, não descarta a necessidade de uma atuação ao vivo igualmente forte. Há elementos mais que suficientes na canção para isso, mas a iolanda não pode estar sozinha. Se li algures que devíamos ter flashbacks de uma atuação que Portugal fez na Eurovisão em 2008, talvez deva até concordar. Sobretudo nos pontos da emoção, dramatização, e até encenação. Não podia deixar de denotar o clímax da música, o verdadeiro GRITO da intérprete, que, replicado ao vivo, não passará despercebido. Ainda que, depois disso, considerasse que o tema ganharia mais se não tivesse voltado a um registo mais monótono...

Olhando para os dados atuais, parece-me que o tema poderá ser facilmente apreciado pelo público, tal como deverá ser pelo júri. Lá fora, não consigo ainda ter noção de como se poderá comportar. Este ano, para esta e para qualquer outra canção (incluindo as do meu 'agora' TOP 3), as atuações ao vivo farão toda a diferença!


TOP 3

1. iolanda- "Grito"
2. No Maka ft. Ana Maria - "Aceitar"
3. João Borsh - "... Pelas Costuras"


Imagem: edição João Vermelho (ESC 38N)/Vídeos: RTP - Festival da Canção

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