Novidades

latest

Roménia: país escolhe para o ESC 2022 a 5 de março


A Roménia volta a apostar no Selecția Națională para a Eurovisão. A Grande Final acontece a 5 de março de 2022.

A emissora da Roménia, Televiziunea Româna (TVR), anunciou o regresso do Selecția Națională como seletiva do país para o Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2022, confirmando, assim, a sua presença na próxima edição do certame eurovisivo.

Selecția Națională 2022 contará com um total de 45 canções, selecionadas por um painel de cinco jurados, com o processo de seleção a começar já em dezembro e a terminar em março. As 45 canções serão anunciadas até ao dia 23 de dezembro.

Essas 45 canções disputarão, entre os dias 5 e 10 de fevereiro, uma semifinal online, onde o júri selecionará 15 canções, e o público 5,  para a próxima fase. A 12 de fevereiro, as 20 canções disputarão uma semifinal televisionada, com o júri responsável por selecionar as 10 canções finalistas. A Grande Final decorrerá a 5 de março, com o vencedor a ser escolhido pelo júri e pelo público.

A Roménia estreou-se pela primeira vez no Festival Eurovisão da Canção, em 1994, sendo dos países que mais vezes tem estado na final, tendo falhado apenas duas vezes. O seu melhor resultado até aos dias de hoje foram dois terceiros lugares (2005 e 2010). Em 2021, o país foi representado por ROXEN, com o tema "Amnesia", tendo terminado, com um total de 85 pontos, no 12.º lugar da 1.ª semifinal.

Recorde "Amnesia":


Fonte: Eurovoix/Imagem e Vídeo: Eurovision.tv

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved