Novidades

latest

ESC 2021: 4.º dia de ensaios na Rotterdam Ahoy

 E ao quarto dia de ensaios, eis a nossa vez! Hoje é dia dos últimos países da segunda semifinal da Eurovisão 2021 fazerem o seu primeiro ensaio no palco de Roterdão, nos Países Baixos! E sim, hoje é também o dia do primeiro ensaio dos The Black Mamba, em representação de Portugal. Para que fiquem a par sobre as principais novidades deste primeiro teste na Rotterdam Ahoy, basta consultar este artigo ao longo do dia.

Nesta terça-feira, é tempo de os oito países da segunda metade da SF2 do Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2021 fazerem os primeiros testes e ensaios diretamente da Arena de Roterdão! O dia inicia-se com a Geórgia, mas atenção! Portugal terá o seu ensaio às 10h20m (hora portuguesa), e o ESC 38N também estará a acompanhar a primeira prestação dos The Black Mamba, num artigo individual com destaque à delegação nacional [disponível em breve]. O dia de hoje termina com o ensaio da Dinamarca, último país a atuar nesta semifinal.

Geórgia - Tornike Kipiani

Comentário: O cantor da Geórgia já está em palco para o primeiro teste à canção "You". A atuação começa com o palco muito escuro, com Tornike a caminhar um pouco em direção à câmara. Enquanto isso, um pequeno feixe de luz azul, nos LEDs e também na iluminação. São vários segundos assim, com o cenário escuro o que, por vezes, dificulta à real compreensão do que se passa. O cantor apresenta um estilo casual, de camisa. Na segunda parte, é introduzido uma espécie de cubo em palco. Nos LEDs, encontramos agora um cenário mais atmosférico, estilo nuvens, mas mantendo-se o azul escuro. Até é um cenário muito bonito, mas peca por não ser tão explícito. Há igualmente a entrada de partes da letra da canção, que são também projetadas no rosto de Tornike, não que isso se consiga compreender muito bem... O cantor permanece sempre muito, muito estático, e apático. Até ao final do tema, não haverá mais pontos de diferença. Pareceu-me competente a nível vocal, mas não que isso signifique, de todo, uma atuação memorável. Aliás, o cantor parece ainda estar a testar as suas capacidades, já que no último ensaio, decidiu cantar algumas partes uma oitava abaixo. Contudo, o tema pode ser uma calma apreciada depois de um certo "furacão" (Sérvia atua antes). Mesmo assim, é uma performance para ficar pela semifinal.

Vídeo:



Albânia - Anxhela Peristeri

Comentário: Anxhela já pode ser vista em palco. Mais uma atuação que começa com muito fumo em palco... mas apenas nos ecrãs LED. A encenação de "Karma" é feita disso, com a atuação a iniciar-se em tons de vermelho. Anxhela está sozinha em palco, e não será acompanhada por mais elementos. Mais uma vez, encontramos uma indumentária com muitos brilhantes (e algumas pérolas), bastante reduzida e sensual. A cantora esteve muito segura vocalmente, e isso não é de estranhar. Apesar de sozinha, foi também a própria a atribuir alguns movimentos à performance. Nos LEDs, mantém-se a aposta numa espécie de fumo, que altera do vermelho para o branco e para o azul. Nalguns momentos do instrumental, vemos alguma maior ação, com as luzes do cenário! Na última ronda, houve igualmente a introdução de fumo (agora sim real). Contudo, apesar de ter havido uma entrega forte, poderá faltar algo mais na atuação. O final é um pouco vazio, com planos de câmara mais distantes, e onde se perde a noção da ação em palco.

Vídeo:



PORTUGAL - The Black Mamba

Portugal já ensaiou! E, digamos (sem sermos suspeitos), foi um grande arranque dos The Black Mamba em Roterdão. Todas os detalhes, no link abaixo.



Bulgária - VICTORIA

Comentário: Cenário muito místico para a Bulgária. Os ecrãs LED dão uma imagem de uma noite estrelada, onde encontramos depois VICTORIA, numa grande plataforma que simula uma espécie de montanha do deserto. A cantora está sentada a ecoar os primeiros versos, onde se vislumbra a presença de uma fotografia (como também vista no videoclipe da canção). Mais à frente, conseguimos perceber uma pequena queda de areia, junta à cantora, que no terceiro ensaio se torna mais percetível pelo som que emana. Os tons amarelos e dourados predominam nas luzes da Arena, quando no chão temos o reflexo de água. A plataforma também inicia o seu movimento giratório e VICTORIA, já de pé, interage com a queda de areia, num pequeno feixe. A ideia do cenário está bem conseguida, e a intérprete também parece muito segura em palco. O final termina numa aproximação à câmara, num cenário mais escuro. A sua interpretação de "growing up is getting old" foi competente. Será uma canção que facilmente encontra o seu lugar na final!

Vídeo:



Finlândia - Blind Channel

Comentário: A banda também já fez o seu primeiro ensaio, e são visíveis várias semelhanças com a atuação feita no UMK 2021, quer em termos de indumentária, luz, cenografia LED, ou mesmo a forma como os intérpretes se movem em palco. O ensaio foi impactante, com os Blind Channel seguros de si! Há talvez uma maior introdução de muita luz, que por vezes se movimenta com velocidade. O vermelho volta a ser um denominador comum. Os planos de câmara parecem corretos, e a pirotecnia está igualmente presente. O chão também mostra algumas mensagens, como por exemplo "Join". Com o terceiro e último ensaio, vislumbrou-se igualmente a introdução de ainda mais pirotecnia, sobretudo com um forte uso do fogo! Não é uma performance para todos os estilos, mas acredito que terá força suficiente para guardar um lugar na final.

Vídeo:



Letónia - Samanta Tina

Comentário: Chegou a vez de Samanta Tina. O cenário começa muito escuro, com alguns feixes de luz verde. Quando a iluminação abre um pouco mais, conseguimos vislumbrar a indumentária da cantora, um vestido comprido verde, com um rasgo na lateral, e a aplicação de alguns brilhantes e/ou pérolas. A intérprete faz-se acompanhar por três backing vocals, também vestidas com um fato verde, e de viseira, muito semelhante ao que seria a proposta da Letónia em 2020. Se havia o propósito de essas backing darem mais alguma ação à perfomance, penso que nem sempre é conseguido. Igualmente, é difícil, à primeira, perceber as imagens nos ecrãs LED, um cenário meio eclético, com forte predominância dos amarelos e dourados, onde por vezes vemos o surgimento de várias mãos, metáfora para uma coroa, igual ao passo que reconhecemos do videoclipe, recriado em palco. Penso que, nalguns momentos, a atuação se perde um pouco... Samanta parece pequena no meio de um cenário gigante, e isso é mais notório nos planos de câmara longínquos. Faltará qualquer coisa na atuação de "Moon Is Rising". Mesmo assim, a prestação da cantora esteve segura, sem falhas! Reticente quanto a um hipotético resultado na semifinal.

Vídeo:



Suíça - Gjon's Tears

Comentário: Tempo agora para um dos favoritos da edição deste ano. Gjon's Tears está a fazer o primeiro teste no palco. E temos, sem dúvida, uma grande prestação. Vocalmente, o cantor esteve irrepreensível, praticamente igual ao que escutamos a versão estúdio desta canção. O cenário principal está envolto de pretos e brancos, nas luzes e nos ecrãs LED. Gjon's encontra-se num cenário grande e diferente daquilo que já vimos até aqui, uma espécie de plataforma que é feira várias peças brancas, que se encaixam numa só (e que se movem e desmontam no final). Se se lembrarem da grande cadeira da Leonora (Dinamarca, 2019), pode ser esse o vosso primeiro pensamento. Totalmente avant garde, diria. Mesmo assim, não deixa de ser estranho quando visto uma primeira vez. Até porque ainda há trabalhos de câmara que necessitam ser feitos, para melhorarem a perceção de todo o cenário. O cantor está vestido com uma camisa preta onde sobressaem aplicativos mais brilhantes, calças pretas, e uns ténis brancos que se destacam pela sua dimensão. Há igualmente uma encenação dramática ao longo dos três minutos da performance, com o cantor a ser íntimo com as câmaras, mas com alguns movimentos exagerados, por vezes. Mesmo assim, não houve nenhuma nota ao lado, e sim, os agudos estão lá todos! No final, as luzes fazem grandes movimentos, atribuindo mais dinâmica à ação em palco, que é invadido por muito fumo! Clara a passagem à final.

Vídeo:



Dinamarca - Fyr & Flamme

Comentário: A semifinal 2 do ESC 2021 termina com a boa disposição dinamarquesa. Caso se recordem da atuação da final nacional do país, então não vão estranhar a apresentação no palco da Eurovisão, que é bastante semelhante, sobretudo nas cores, cenografia, entrada em palco, e decorrer da atuação! Talvez se note alguma diferença no som da proposta, já que aqui não há orquestra ao vivo, como aconteceu nessa seletiva dinamarquesa. Os intérpretes parecem animados em palco (apesar de terem "obrigado" a uma paragem durante o segundo ensaio, depois de um erro de realização), mas nada vai muito longe ou de diferente daquilo que já era reconhecido na canção. Apenas uma exceção, na parte do instrumental antes do último refrão, em que o vocalista faz uma corrida até ao segundo palco, onde faz vários movimentos, apesar de regressar depois ao lugar que ocupava desde início, para terminar o tema. As várias cores presentes nas luzes e nos ecrãs LED (praticamente iguais às do DMGP) dão vivacidade à atuação. Mesmo assim, e podendo ser ou não um guilty pleasure, não acredito que seja suficiente para passar à final.

Vídeo:



A partir de amanhã (12), os dias na Rotterdam Ahoy vão ficar (ainda) mais preenchidos! Na quarta-feira, o palco da Eurovisão volta a receber (quase) todos os países da primeira semifinal do Festival, para a respetiva segunda ronda de ensaios. De recordar que, nestes segundos ensaios, a organização do ESC 2021 faz a publicação de vídeos oficiais com todos os planos de câmara e a realização televisiva dos mesmos. 

Fonte: ESC 38N/ Eurovision/ Imagem e Vídeos: Eurovision.tv

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved