Novidades

latest

[Especial] Eis as nossas canções favoritas do FC 2021


Já são conhecidos os intérpretes e canções do Festival da Canção 2021, pelo que nós já temos favoritos. Será que há algum artista capaz de dar a Portugal a 2.ª vitória no Festival Eurovisão?

A 20 de janeiro, através de uma emissão especial via streaming, em função das atuais circunstâncias do país, a RTP deu a conhecer os nomes dos vinte intérpretes, e respetivas canções, de mais uma edição do Festival da Canção. Volvido algum tempo, eis que membros da equipa ESC 38N já têm o seu top e os seus favoritos definidos.

Daniel Fidalgo

mema. - "Claro Como Água"

"Claro Como Água" tem todos os ingredientes para se tornar no Dark Horse deste festival. É uma excelente canção, embelezada com portugalidade, delicadeza e as já conhecidas produções eletrónicas de mema.. Sinto, no entanto, que os fãs não têm prestado muita atenção ao seu potencial, devido ao facto de ser uma canção que necessita de algumas audições para ser apreciada. Não é a aposta mais segura para a Eurovisão, mas é de longe a mais  arrojada.


Top 3

1. mema. - "Claro Como Água"
2. NEEV - "Dancing in the Stars"
3. Carolina Deslandes - "Por um Triz"

Jessica Mendes

mema. - "Claro Como Água"

Eu não gosto de música eletrónica. Eu não gosto de fado. E eu não gosto de músicas em inglês na Eurovisão. Importa desde já esclarecer isto para verem o quanto me contrario no top 3 que apresento abaixo. Escolhi falar de "Claro Como Água" por ser, à semelhança de "Saudade", tudo aquilo que eu acho que precisamos na Eurovisão: uma mistura do tradicional e do moderno.

Este "Claro Como Água" vai ao encontro daquilo que a mema. faz de uma forma maravilhosa e remete-nos imediatamente para os sons típicos do nosso país sem deixar que a música caia no esquecimento ou se torne numa antiguidade como já vimos tantas vezes no FC. O facto de demorar apenas 30 segundos até à transição para aquele beat mais eletrónico faz com que a música, embora parada no início, não morra antes de deixarmos de lhe dar atenção (e isso acontece com muitas das músicas deste ano). A melodia é muito misteriosa e isso faz com que seja fácil imaginar uma atuação ao nível dos países que mais investem nesse aspeto. A parte má? A mesma de todas as músicas do FC: a certa altura parece que falta um desenvolvimento qualquer, um fogo-de-artifício musical...


Top 3

1. mema. - "Claro Como Água"
2. Karetus & Romeu Bairos - "Saudade"
3. The Black Mamba - "Love Is On My Side"

João Vermelho

Karetus & Romeu Bairos - "Saudade"

O meu desejo de ver algo moderno e tradicional num só tema a participar no Festival da Canção foi finalmente concedido. É certo que a música peca pelo refrão repetitivo e talvez se torne excessivo e cansativo após várias audições consecutivas, por outro lado, sinto que é a canção que mais facilmente nos fica na memória, e no contexto internacional poderá ser benéfico. Das 20 canções a concurso, "Saudade" é a que melhor consegue juntar o conceito de canção portuguesa e eurovisiva, tendo, para mim, dos melhores instrumentais desta edição, que vindo dos Karetus não surpreende. A meu ver é a que pode causar mais impacto à primeira audição, contudo, claro que muito vai depender da versão ao vivo e como o tema será apresentado visualmente. Romeu Bairos não é a melhor voz desta edição, mas tem dos melhores timbres, pelo menos para os meus ouvidos. A letra, apesar de pecar no seu refrão repetitivo, ganha no tema da canção e na sua reflexão, o que, na minha interpretação, nos faz refletir sobre esta nossa nova realidade.


Top 3

1. Karetus & Romeu Bairos - "Saudade"
2. NEEV - "Dancing in the Stars"
3. EU.CLIDES - "VOLTE-FACE"

Neuza Ferreira

Pedro Gonçalves - "Não Vou Ficar"

Numa primeira audição, pensei: "mais músicas de treta. Sempre o mesmo este Festival". Thank God que com o tempo as opiniões vão mudando. 2021, ano atípico, que será marcado por uma pandemia, traz-nos mais uma edição do Festival da Canção... E que edição aí vem! 

No meio de vinte canções, sensivelmente metade não consigo tolerar, mas entre as outras dez fica difícil escolher uma favorita. "Não Vou Ficar", do Pedro Gonçalves, foi aquela que me despertou mais interesse e que vou cantarolando pela casa. Sendo um dos artistas proveniente da submissão livre de canções, o Pedro é uma agradável surpresa. As comparações com 2017 são inevitáveis, mas um pouco disparatadas: "Don't Walk Away" em nada se assemelha à canção deste ano. "Não Vou Ficar" demonstra maturidade, ao nível da letra e do instrumental, é a cara do Pedro e um reflexo dos seus projetos mais recentes. Com uma voz clara e madura, e com uma prestação em palco segura, acredito que o Pedro poderá ter uma grande alegria, alcançando o resultado que lhe permite voar até Roterdão, e dar, a nós portugueses, também grandes alegrias.


Top 3

1. Pedro Gonçalves - "Não Vou Ficar"
2. Karetus & Romeu Bairos - "Saudade"
3. mema. - "Claro Como Água"

Pedro Damasceno Lopes

NEEV - "Dancing in the Stars"

Em nota de entrada, é desde logo de louvar o esforço da RTP para a realização do Festival da Canção em 2021, depois de um ano tão atípico e de momentos que se continuam a mostrar muito difíceis. Em período em que a cultura parece ocupar um lugar disfarçado, aplaudo também o esforço de todos os compositores e intérpretes pelo trabalho realizado, e pela edição construída. 

À parte disso, este artigo tem um propósito: a nossa favorita. E quanto a mim, não consigo ter grandes dúvidas – NEEV, com o tema "Dancing in the Stars". Vou evitar uma análise ao facto de a proposta ser em inglês, até porque acho que os comentários mais nacionalistas sobre isso já são um pouco démodé. NEEV é um dos artistas portugueses mais geniais e originais na atual fase de crescimento musical no país, e negar-lhe isso porque o cantor tem uma maior experiência na escrita em inglês é apenas infundado e sem razão aparentemente lógica. Sinto que me conectei de forma imediata à canção: voz sublime, sem quaisquer falhas possíveis de apontar; poema tocante, com uma mensagem tão bonita e com tanto significado; a juntar a tudo, um grandioso instrumental, que cresce ao longo da canção, a mostrar a excelente melodia composta. Acho que Portugal encontra aqui uma possibilidade muito grande, caso fosse audaz o suficiente para arriscar (outra vez). Estou muito expectante com a apresentação ao vivo, e desde logo a torcer pela vitória!


Top 3

1. NEEV - "Dancing in the Stars"
2. Carolina Deslandes - "Por um Triz"
3. Pedro Gonçalves - "Não Vou Ficar"

Tiago Lopes

Karetus & Romeu Bairos - "Saudade"

Não poderia começar esta análise sem ressalvar a qualidade do nosso festival. Mais um ano e temos temas que certamente iremos ouvir nas rádios nacionais e o vencedor irá nos representar muito bem internacionalmente. Há talvez ainda muitas baladas a concurso, mas noto que há uma certa modernização nos temas e Festival da Canção sem baladas enfadonhas não seria a mesma coisa.  

Já devo ter dito isto em outros artigos, mas tenho muita dificuldade em escolher apenas uma música favorita. Desta vez a minha escolha foi "Saudade". A minha cultura musical não foge muito ao mundo do ESC e aos artistas que lá aparecem, portanto não sabia o que esperar dos Karetus e ainda bem! "Saudade" é o tema que tem todos os elementos que a Eurovisão precisa:  sons étnicos e modernidade. A única coisa que mudava era ser um bocadinho menos repetitiva, mas ainda assim é para mim das melhores canções a concurso e das poucas capazes de despertar algum interesse dos fãs internacionais. Não estou à espera de nada em específico - sei que vou ser surpreendido - para a apresentação desta música em palco, mas dou quase como certo esta proposta no top 3 da votação do júri e do televoto. 

Claramente que as nossas opiniões se irão reformular depois de ouvirmos as canções cantadas ao vivo, de qualquer modo, não ficarei desiludido com a vitória de uma das músicas do meu atual top.


Top 3

1. Karetus & Romeu Bairos - "Saudade"
2. Carolina Deslandes - "Por um Triz"
3. NEEV - "Dancing in the Stars"


Imagem: edição João Vermelho (ESC 38N)/Vídeos: RTP - Festival da Canção

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved