Novidades

latest

[Especial] As declarações dos intérpretes do FC 2021


Depois da divulgação dos artistas que irão pisar o palco do Festival da Canção, a RTP encabeçou uma conferência de imprensa (à distância) com os intérpretes da competição nacional. O ESC 38N recolheu algumas declarações dadas pelos cantores e compositores, sobre a participação futura no FC 2021!

Estão apresentados os artistas que vão competir pela representação de Portugal no Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2021, em Roterdão, no próximo mês de maio. Esta tarde, através de uma conferência de imprensa de cariz virtual, a RTP deu a conhecer os nomes dos artistas que irão pisar o palco do FC 2021, já daqui a um mês. Entre compositores e autores, o ESC 38N recolheu declarações de vários dos participantes que apresenta de seguida!

Joana Alegre (compositora/intérprete) - "Joana do Mar"


A cantora mostrou-se honrada pelo convite feito pela RTP para participar no Festival da Canção, sobretudo numa altura que está a ser marcada por inúmeras circunstâncias restritivas no nosso país. Encara o Festival como uma oportunidade única, ainda também pela partilha musical que é feita juntamente com os restantes participantes. A música "Joana do Mar", que irá apresentar no certame, é a génese da cantora, muito próxima aos registos que já nos habituou. Antes de ter assumido que iria interpretar o tema no FC 2021, admitiu que a composição foi originalmente feita para a voz da cantora Ana Bacalhau.

NEEV (compositor/intérprete) - "Dancing in the Stars"


O artista também evidenciou a grande oportunidade granjeada pela participação no Festival em 2021, sobretudo por acreditar que a competição deste ano vai assentar em valores de união e partilha muito importantes para o meio cultural e para o país. Fez referência ainda à importância da diversidade dentro do concurso, pilares assumidos desde a reestruturação do FC em 2017. "Dancing in the Stars" é uma canção muito próxima do estilo do cantor, desde sempre habituado a escrever em inglês. NEEV afirmou estar confiante com esta participação, e muito expectante com o resultado final!

Da Chick (compositora/intérprete) - "I Got Music"


Admitindo que o Festival da Canção não é um terreno estranho, Da Chick referiu que não pensava muito na possibilidade de vir a participar na competição, apesar de estar muito feliz pelo convite feito pelo canal público para a sua entrada no certame. A canção "I Got Music" é 100% o estilo da compositora, que está feliz com o trabalho obtido.

João Vieira (compositor) + Graciela (intérprete) - "A Vida Sem Acontecer"


João Vieira assumiu que não podia entregar a música "A Vida Sem Acontecer" a mais ninguém que não Graziela, que já conhece há mais de sete anos, com quem já estabeleceu várias parcerias em diferentes projetos. Estão confiantes de uma boa prestação do Festival de 2021.

Virgul (compositor) + Ariana (intérprete) - "Mundo Melhor"


O conhecido cantor decidiu entregar a sua música a Ariana, uma cantora que conheceu depois de a ter visto competir num programa de TV, achando desde logo ser a voz ideal para este tema. Virgul confidenciou que encara o Festival como uma porta para os artistas que ainda não conseguiram muitas oportunidades no mundo musical. Ariana, que anteriormente já pôde acompanhar a comitiva da participação do tema de Dino D'Santiago no FC 2020, afirmou estar muito entusiasmada com a chegada, em nome próprio, ao concurso nacional.

PEDRO Da Linha (compositor) + EU.CLIDES (intérprete) - "VOLTE-FACE"


PEDRO Da Linha confiou o tema "VOLTE-FACE" para a voz de EU.CLIDES. Em declarações proferidas na conferência de imprensa, o cantor admitiu não ter ficado surpreendido com o convite, dada a longa relação com o compositor da canção. EU.CLIDES afirmou que encara o Festival da Canção não como uma competição, mas sim como um espaço para a partilha da música portuguesa.

Pedro Gonçalves (compositor/intérprete) - "Não Vou Ficar"


Depois de uma primeira participação em 2017, Pedro Gonçalves assume-se novamente muito entusiasmado com este retorno ao Festival da Canção, agora com um tema assinado pelo próprio. Pedro refere que está igualmente muito contente com o trabalho final de "Não Vou Ficar", e entusiasmado de já poder partilhar o tema com o público. Assume que a canção era para ter sido o primeiro single do seu álbum de estreia... até ter surgido a oportunidade do FC! Não esconde o desejo de chegada à Eurovisão.

Viviane (compositora) + Ana Tereza (intérprete) - "Com um Abraço"


Viviane falou que foi "escolha natural" ter confiado na voz de Ana Tereza para a música que compôs a participar no Festival da Canção. Ao considerar que o certamente deve ser o palco para o surgimento de novos rostos dentro do panorama musical português, assume-se entusiasmada com os moldes da competição deste ano, em específico por ser uma luz num ano tão atípico. Ana Tereza confidencia que ainda se sente assoberbada com esta participação, mas acima de tudo muito contente pela oportunidade.

Tainá (compositora/intérprete) - "Jasmim"


A cantora brasileira assumiu estar extremamente honrada com a entrada no FC 2021, admitindo desde logo que seria um privilégio poder representar Portugal na Eurovisão. O tema "Jasmim" não foi pensado de acordo com ambiente sonoro característico da música brasileira, apesar da letra estar escrita em português do Brasil. Pretende que a canção seja mais uma clara evidência de que a música é sempre uma área bastante universal.

Tatanka (c/ The Black Mamba) (compositor/intérprete) - "Love is on My Side"


Tatanka admitiu que a presença dos The Black Mamba era uma escolha mais que clara para o Festival, acima de tudo para também o próprio autor poder dar voz ao tema que compôs. Na conferência de imprensa, salientou que "Love is on My Side" não foi uma música escrita propositadamente para o FC 2021, mas que sente muito orgulho no tema apresentado, que refere como "uma canção com história". Salientou ainda a importância do Festival depois de um ano tão atípico como o de 2020.

Stereoussauro (compositor) + mema. (intérprete) - "Claro Como Água"


O conhecido DJ português entregou a canção "Claro Como Água" a mema., que admitiu que a chegada ao Festival aconteceu por mero acaso, apesar de ter ponderado o envio de uma proposta para o concurso de livre submissão da RTP. A cantora define um misto de emoções com esta participação: algum nervosismo, pela exposição do Festival no país, que continua a crescer; tristeza, pela falta de público nos espetáculos da competição; mas acima de tudo, muita alegria com toda esta aventura.

Karetus (compositores) c/ Romeu Bairos - "Saudade"


O primeiro convite inesperado desdobrou-se num novo convite, desta feita a Romeu Bairos. O grupo vai estar em palco no FC 2021, e assume que encararam esta participação com responsabilidade, delineando o objetivo de fazerem uma música que se revelasse boa, e com significado para todos. Assumem-se muito felizes com o resultado final.

Miguel Marôco (compositor/intérprete) - "Girassol"


Depois de Pedro Gonçalves, Miguel Marôco foi o segundo artista a entrar no Festival de 2021 depois da participação na livre submissão de temas para a competição. Assumiu que ficou muito surpreso por ter sido selecionado para a competição, mas atualmente está com elevadas expectativas quanto a esta participação. Afirma ser um privilégio partilhar palco junto a grandes artistas do meio português.

IRMA (compositora/intérprete) - "Livros"


A artista partilhou da felicidade de muitos dos seus companheiros, e referiu estar contente com esta chegada ao Festival da Canção. Mencionou a importância trazida pela bagagem adquirida no mundo da representação, afirmando o rigor que trará à interpretação de "Livros". Referiu ainda a sensação estranha de cantar num estúdio que não terá o calor humano do público.


Nota: O ESC 38N, ao participar na conferência de imprensa assegurada pela RTP, tentou obter declarações de todos os participantes. No entanto, não se determinou possível chegar à fala com todos os artistas a concurso.


Fonte: ESC 38N/Imagens: RTP

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved