Novidades

latest

Porque é que Denis Filipe deveria ir ao Festival da Canção


Sabem, eu oiço muito pouca música portuguesa. E faço-o propositadamente, não podendo ninguém condenar-me por não ser grande fã da música portuguesa. Assim, quando os meus colegas tiveram esta ideia, protestei não querer participar. Fui obrigada porque isto não é uma democracia. A minha primeira ideia era escrever sobre o grande Toy. Disseram-me que era por isso que não seríamos levados a sério. Imaginem só não levar um site a sério porque um membro desse site quer o Toy - esse mito - na Eurovisão. 

Assim, tive de pensar noutra pessoa contrariamente ao que o meu coração dizia. No outro dia, em conversa com uma amiga sobre o The Voice (que atualmente não sigo com a mesma atenção das primeiras edições) disse duas coisas: que acho que nunca mais vai aparecer lá ninguém com uma voz como a do Fernando Daniel e que o meu vencedor preferido continua a ser o da primeira edição. É dele que vos falo hoje.

Confesso que depois dessa conversa fui investigar o que tinha sido feito dele. Na altura, Denis Filipe apareceu na prova cega com música e ar 100% rock. Virou apenas duas cadeiras e escolheu, obviamente, o grande Rui Reininho (saudades dos comentários random). Acabou por vencer o programa sempre com um percurso ligado ao rock, que é algo que não vemos muito neste tipo de programas. 

Certamente a minha afinidade por ele se deve ao facto de também eu gostar muito do género musical, mas, olhando para trás e para as atuações, há muito mais que me fez, inclusive, chegar a votar no Denis na final (e há de ter sido a única vez que votei em programas do género, excetuando a Eurovisão). O Denis está muito à vontade no palco, tem uma presença muito madura para quem não é uma estrela de rock reconhecida por todos. Além disso, não falha uma nota. O controlo vocal dele nos graves é fenomenal, a força que dá às músicas é medida ao pormenor (porque há por aí muito boa gente que exagera para mostrar que sabe fazer) e a voz dele vai do muito suave ao muito poderoso em milésimos de segundo. Lembro-me de o ver ao vivo uma vez há bastantes anos, até porque, se bem me lembro, somos mais ou menos da mesma zona, e de ter gostado muito. 


Dito isto, porque é que eu acho que o Denis devia ir ao Festival da Canção? Primeiramente, porque não ouvimos falar nele há bastante tempo e seria uma forma de ele, se assim quisesse, voltar a dar um ar da sua graça em televisão. E depois, porque eu estou farta de baladas. Preciso que Portugal leve algo diferente. Podem argumentar comigo que quando efetivamente levámos algo diferente nem à final fomos (e sim, refiro-me ao Conan). E então? Não estamos já habituados? A mim, mais do que o resultado, interessa-me levar algo de qualidade e que se diferencie dos demais. Ora, o Denis tem qualidade e, se levasse um tema rock, distinguir-se-ia dos demais. 

E quem me conhece dirá que não estou a ser coerente porque o único álbum que o Denis lançou foi em inglês e eu sou defensora de que os países devem cantar na sua língua materna. Ora, o Denis lançou, há pouquíssimo tempo, uma música em português (que já não é a primeira). Portanto, se é para se lançar nas músicas portuguesas, porque não com uma participação no Festival da Canção?

Imagem: facebook Denis/Vídeo: DenisMusicVEVO

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved