Novidades

latest

E Foi Por Pouco... 7 - Simone Cristicchi, MARUV, Kerrie-Anne e Aly Ryan





Simone Cristicchi - "Abbi Cura di Me"
5.º lugar no Sanremo 2019

Música: "Sono solo quattro accordi ed un pugno di parole" (em português: "são apenas quatro acordes e um punhado de palavras") - É assim que o autor define esta "Abbi cura di me" e é exatamente isso que ela é. Não é uma música extremamente elaborada porque não precisa de o ser. É a letra (que demorou anos e anos a ser escrita) que dá vida a esta música e, nesse aspeto, "Abbi cura di me" dá 10 a 0 a todas as outras do Sanremo.

Apresentação: Simone Cristicchi é uma espécie de Pedro Abrunhosa mas em bom. Parece que está a falar em vez de cantar mas transmite-nos tudo o que há para transmitir. Não precisamos de perceber italiano para saber que esta música vem de dentro. É humanamente impossível não nos arrepiarmos ao ouvir esta música (e quando se junta o Ermal Meta à brincadeira, ainda mais impossível se torna).

Comparação com a vencedora: "Abbi cura di me" e "Soldi" são canções muito diferentes mas ambas com uma boa letra. "Soldi" apela mais ao lado dançante e alegre da Eurovisão e "Abbi cura di me" apelaria ao lado mais meloso e significativo. Ambas seriam representantes dignas de top 10 numa Eurovisão que se afigura bastante mediana.

Pontuação: 12 pontos.
 





MARUV - "Siren Song"
1.º lugar no Vidvir 2019

Música: Uma canção pop extremamente dançável, apimentada com uma produção atrevida e ousada, que lembra as grandes produções russas deste género de músicas. MARUV é a definição de sensualidade e de requinte. Nunca ouvimos ninguém a gemer tão agradavelmente durante cerca de 3 minutos. 

Apresentação:  A atuação começa dentro de uma banheira, o que nos remete logo para os visuals do lyrics video lançado pela MARUV. Ou seja, não poderia começar melhor... A cantora vai fazendo ligeiros gestos com as suas mãos. MARUV levanta-se e começa a mostrar a sua dominância em relação às submissas bailarinas. O refrão vem e... BANG! A dança fica mais frenética e as bailarinas acompanham o clima. Entretanto MARUV continua a seduzir o público, atirando-se para o chão e simulando que a sua perna é uma arma, enquanto as bailarinas repetem vezes sem conta movimentos de vai-e-vem, com os joelhos e mãos no chão. No final, a dominadora pega na guitarra elétrica e entoa as últimas notas que se ouvem no estúdio, até tudo terminar novamente em BANG! E assim a artista exibiu em palco todas as fases de uma relação sexual, em pleno horário nobre.

Comparação com a vencedora: Pois...

Pontuação: 12 pontos




Aly Ryan - "Wear Your Love"
4º lugar no Unser Lied für Israel

Música: "Wear Your Love" é aquele pop bem comercial que não difere muito do tipo de músicas a que temos acesso diariamente nas rádios mas que no entanto fica na cabeça graças ao instrumental e à letra fácil de decorar. A voz de Aly Ryan não é a coisa mais excepcional do mundo, mas a música também não pede muito mais do que aquilo que ela dá. Para além disso, o que ela não tem em voz, compensa em presença de palco, o que no caso faz muita diferença. 

Apresentação: Passadeira, luzes, projeções... parece algo que a Suécia já fez mas a verdade é que resulta. Aly Ryan tem todo o charme para estar a desfilar e a sensualizar na passadeira durante três minutos em trajes menores sem que as pessoas se aborreçam. O aparato de luzes acaba por chamar a atenção e tornar a atuação mais interessante. Talvez se pudesse fazer mais em palco, tendo em conta a música, mas no final com pouco fez-se o suficiente.

Comparação com a vencedora: É difícil aceitar "Sister" como vencedora quando "Wear Your Love" está no mesmo concurso. Parece que os alemães decidiram destruir as hipóteses que tinham de levar uma música decente e levar o pior que podiam. "Wear Your Love" é em tudo melhor que "Sister": staging, música, voz, até Aly Ryan tem mais química com as suas dançarinas  que as "Sisters" que de irmãs não têm nada. Na nossa opinião "Wear Your Love" seria candidata a um top10 em Telavive, assim o mais provável é a Alemanha voltar ao bottom 5. Verdade seja dita, talvez eles já estivessem com saudades. 

Pontuação:  10 pontos








Kerrie-Anne - "Sweet Lies"
Finalista no Eurovision You Decide.

Música: Se há alguma nação onde os cantores são realmente dotados de talento, é no Reino-Unido. Kerrie-Anne é um exemplo de bem cantar, mesmo havendo tantos movimentos da coreografia que podiam atrapalhar o nível vocal. De tantas coisas em comum nesta música, uma delas é a melodia e a letra. "Sweet Lies" não tem uma composição de encher o olho, onde basicamente se repetem os mesmos versos vezes sem conta durante três minutos. Mas se há algo que não passa de moda, é o ritmo contagiante e talvez básico, desta versão de "Sweet Lies". Embora não tenha ganhado a chance de ir ao Festival Eurovisão da Canção 2019, Kerrie-Anne, "adicionou" uma nova música música à playlist do conhecido EuroClub.

Apresentação: Num palco daquela dimensão, não se pode pedir mais nada. Kerrie-Anne esteve acompanhada de quatro bailarinos numa coreografia adequada à música , onde a cantora não se perdeu no meio de tantos movimentos. Não faltou carisma, presença em palco e soube contagiar o público presente no estúdio.  

Comparação com a vencedora: Sendo as duas grandes favoritas à vitória final, foi previsível a vitória de Michael Rice. Não fosse o Reino Unido um país onde os programas de talentos musicais tivessem tanto sucesso, a versão vencedora de "Bigger Than Us", para além de parecer uma balada concorrente à final de um desses concursos, é uma canção que dá destaque aos dotes vocais do Michael e foi natural a vitória no Eurovision You Decide. Internacionalmente, as duas músicas poderiam apelar ao voto de dois grupos diferentes: os amantes de baladas e os apaixonados por um tema mais dançante. Com o revamp que "Bigger Than Us" irá sofrer, o Reino Unido poderá ter uma das melhores qualificações desta década.

Pontuação: 10 pontos.



Textos de: Jessica Mendes, Daniel Fidalgo, Elizabete Cruz e Tiago Lopes.
Vídeos: Simone Cristicchi, BBC, Eurovision Song Contest | Deutschland, Телеканал СТБ

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved