Novidades

latest

EBU: comissão executiva da Eurovisão pondera aumentar grupo dos "Big 5"


Foi num vídeo publicado na rede social Facebook que Frank-Dieter Freiling, presidente do Grupo de Referência da Eurovisão, confirmou a continuidade dos BIG 5... e o seu possível aumento.

Começou por ser designado por BIG 4 (Alemanha, Espanha, França e Reino Unido), mas com o retorno da Itália em 2011, chegámos até aos BIG 5. Os países com maiores contribuições para a União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER) e que, por isso, na Eurovisão, têm tido acesso garantido à final da competição, desde inícios do século XXI.

Frank-Dieter Freiling, presidente do Grupo de Referência do ESC, numa mais recente entrevista, veio confirmar a continuidade da existência deste grupo que, em breve, poderá inclusive aumentar: "Precisamos de ter a certeza do equilíbrio financeiro do Festival Eurovisão, e a maioria do televoto vem dos grandes países, que já estão no grupo há algum tempo. Mas podemos, por isso, vir a considerar países como a Turquia ou a Rússia igualmente como 'grandes países'. Queremos apenas garantir que a maioria dos espetadores aproveita a competição da melhor forma, e por isso estamos a discutir esta ideia".

Recorde que esta medida é uma das mais contestadas na Eurovisão, por parte de alguns países, tendo inclusive levado à retirada da Turquia em 2013 por não concordar com o método desenvolvido pela EBU. 

Fonte: Eurovoix/ Imagem: Change.org

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved