Novidades

latest

ESC 2018: EBU anuncia mudanças no sistema de voto


European Broadcasting Union (EBU) anunciou que irá haver uma mudança no sistema de votação do júri no Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2018.

European Broadcasting Union (EBU) anunciou que a votação do júri deste ano no Festival Eurovisão da Canção (ESC) irá sofrer uma pequena mundança. O intuito é atribuir mais peso à votação de um grupo de jurados.

Até ao ano passado, as pontuações dos júris nacionais eram atribuidas pela soma de todas as votações e pela atribuição de 12 pontos à canção com melhor classificação. A isto dá-se o nome de "modelo de peso linear", ou seja, modelo segundo o qual cada classificação de cada jurado tem o mesmo peso. 

Este ano, em vez de se seguir o "modelo de peso linear", vai seguir-se o chamado "modelo de peso exponencial". Em vez de atribuir uma classificação a cada votação individual, a EBU irá atribuir valores de pontuação pré-definidos a cada classificação, aumentando, assim, os valores dos dez primeiros classificados. Simplificando: quanto menor um jurado classificar uma música, menor o impacto no resultado geral; quanto maior o jurado classificar uma música, maior o impacto.

Veja o gráfico que ilustra o "modelo de peso exponencial":


"Depois de cada concurso, avaliamos se podemos dar passos no sentido de fortalecer o processo de votação. Às vezes, essas mudanças são grandes, outras vezes são pequenas. Com esta mudança na forma como a pontuação do júri é calculada, garantimos que as músicas classificadas como melhores sejam reconhecidas.", afirmou Jon Ola Sand, Supervisor Executivo do festival, concluindo que "a mudança anunciada hoje não tem impacto na logística da votação do júri".

Fonte e gráfico: Eurovision.tv

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved