Novidades

latest

Ensaios ESC 2018: quem surpreendeu e quem desiludiu - Dia 1


Decorreram hoje os ensaios dos países presentes na primeira metade da Semifinal 1 do Festival Eurovisão da Canção 2018. A equipa do Crónicas de Eurofestivais acompanhou os primeiros ensaios no Press Center, onde tivemos a possibilidade de assistir a cada atuação tal como será emitida no dia 8 de maio, e desvendamos alguns pormenores das performances, assim como as nossas opiniões acerca de quais foram as maiores surpresas e quem ficou aquém das expetativas. 

 Quem desiludiu?

Israel


O maior aplauso do dia no press center foi, como era esperado, para Netta, mas foi tanto aplaudida como desapontante. Nesta performance temos direito a maneki nekos, bater de asas galináceos, fumo, e, sobretudo, a uma Netta cheia de carisma. No início as dançarinas parecem estar um pouco deslocadas da atuação em si, mas com o avançar da canção tudo se complementa muitíssimo bem. Ainda assim, não foi uma primeira impressão que nos desse winner vibes instantâneos, apesar de todo o hype que há à volta da canção. Não tem o impacto que se prevê de uma favorita à vitória nem faz transparecer que houve um esforço no planeamento por parte de uma delegação ciente das suas chances. 

Bielorrússia


Pensem numa atuação estupidamente cheesy. A da Bielorrússia vai certamente superar tudo o que possam ter imaginado. A sequência começa com Alekseev a entregar uma rosa vermelha "à câmara", que a entrega à bailarina. O momento mais estúpido/maravilhoso acontece quando esta agarra num arco e usa a mesma rosa como flecha, que perfura a mão de Alekseev - um outro nível para o videoclip mais recente de Sergey Lazarev. A overdose de rosas continua na utilização da realidade aumentada durante a bridge e termina com o final da canção, onde o cantor se vira e mostra umas costas feridas... com rosas. Pode até ser o ensaio mais ridículo que vimos hoje, mas foi definitivamente aquele que teve mais impacto.

Islândia


A atuação de "Our Choice" não surpreende na medida em que é muito semelhante ao que foi feito na final nacional, até a nível dos planos de câmara. A mudança dos tons do cenário de azul para vermelho quando a canção sem a sua espécie de "explosão" é algo mais do que visto e não cria grande impacto. Nota-se algum esforço na escolha da indumentária de Ari e do coro, com cores que condizem com o cenário, mas a verdade é que apenas os fãs de Roberto Leal vão gostar do fato do cantor.

Azerbaijão


Aisel é muito competente a nível vocal e parece confortável com a movimentação que a atuação tem, ainda que a parte inicial, onde corre de um lado para o outro e sobe as pirâmides brancas pareça um pouco desadequada e desnecessária. O momento mais entusiasmante da atuação acontece no penúltimo refrão, quando aparece uma lua em realidade aumentada que se move consoante os movimentos de Aisel, do coro e dos bailarinos. 

Bélgica


O início da atuação de "A Matter of Time" é fascinante e promissor,  há um foco de luz nos olhos de Sennek que aos poucos começa a abranger tudo o resto. A partir daí é tudo muito linear, o cenário não acompanha os pontos fortes da canção, ficando aquém das expetativas. Sennek permanece na extensão do palco durante toda a atuação, movimentando de sítio em algumas situações, o que resulta bem na tv. Quem a ouve neste primeiro ensaio não diria que nas pré-festas eurovisivas foi uma das maiores desilusões a nível vocal. 

Albânia


Eugent teve alguns problemas em seguir o tempo da canção, mas foi vocalmente irrepreensível, como já estamos todos habituados. A palete de tons escolhidos para o palco não tem nada a ver com a estética adaptada para as roupas de Eugent e restantes membros em palco, que é sombria e rockeira. É notável que não houve grande investimento no planear dos planos de câmara. A performance vive mesmo dos vocais do representante albanês, e por essa mesma razão, ainda que a inclusão da banda seja aceitável, a de coristas não a valoriza em nada, muito pelo contrário.

 Quem surpreendeu?

Bulgária


A Bulgária tem aquele ambiente obscuro de que todos estávamos à espera. É uma atuação que transparece um profissionalismo imenso, com cada segundo meticulosamente calculado. Para além disso, é um dos países que melhor uso deu às luzes do palco.Os quatro membros masculinos dos Equinox têm uma harmonia de vozes perfeita, mas a prestação de Zhana é um pouco confusa, pois faz parecer que a Bulgária inseriu uma back vocalist escondida atrás do palco para colmatar as suas fragilidades . Ainda assim, a sua presença e o seu visual são algo magnífico e fulcral nesta atuação. 

Estónia


O ensaio de "La Forza" foi dos poucos a não ter qualquer problema em nenhuma das vezes que Elina atuou. Tudo nisto tem um nível de perfeição extremo: a voz demasiado celestial para ser real, o afinco em cada movimento, o tão falado vestido (uma versão mais cintilante e mais longa do utilizado no Eesti Laul). As projeções acompanham todas as ocasiões em que a canção explode e os movimentos de braços de Elina de uma maneira inteligente, como esperado. É curioso sentir mais winner vibes com o ensaio da Estónia do que com o de Israel, mas foi o que aconteceu.

República Checa


A star quality de Mikolas transparece em cada momento da atuação de "Lie To Me". O staging está muito semelhante ao videoclip da canção e a cada 10 segundos há algo diferente a acontecer em palco: breakdance, dabs, um atirar da mochila, e até mesmo um mortal. O palco aparece em tons de rosa e azul que funcionam na perfeição. A inclusão de backing vocalists em certas partes da canção é algo que tinha tudo para resultar mal mas acabou por ser uma adição surpreendentemente boa. Para além disto, a beneficia da running order por ser o primeiro momento mesmo interessante desta semifinal.

Lituânia


Se há alguém que precisava de namorar com as câmaras era Ieva e conseguiu fazê-lo. A atuação da Lituânia é algo semelhante à da final nacional, com excepção da inclusão de realidade aumentada (que, neste primeiro ensaio, não pareceu resultar muito bem devido ao tamanho desadequado das imagens) e do facto de Ieva se levantar na segunda parte da canção e dar uso a uma das escadarias do palco. A adicionar a toda atmosfera intimista da performance, há uma altura em que o marido de Ieva surge na escadaria, criando um momento mais adorável da semifinal e contribuindo para que esta deixe de ser uma atuação completamente esquecível.

Vídeos: Eurovision.tv

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved