Novidades

latest

E Foi Por Pouco... 6 - Nemra, Lo Stato Sociale, Nica Zorjan, Noée e Tayanna



Nemra - "I'm a Liar"
2.º lugar no Depi Evratesil

Música: Não é nada de novo mas também não é um género a que estejamos habituados na Eurovisão. Um pop rock com algumas influências country que estaria em todas as rádios nacionais se fosse de um qualquer artista norte-americano. Peca apenas pelo final da música que é completamente desnecessário. 

Apresentação: "No show, enjoy the music" é épico. De facto não há grande show, até porque a música não foi feita para isso. Numa plateia mais entusiasmada, a parte em que se ouve apenas a bateria, funcionaria muito bem.

Comparação com a vencedora: "Qami" foi a escolha certa e aquela que daria o melhor resultado possível à Arménia. Ainda assim, esta "I'm a Liar" acabaria por ser um momento relaxante.

Pontuação: 7 pontos

     



Lo Stato Sociale - "Una Vita In Vacanza"
2.º lugar no Sanremo 2018.

Música: O que se pode pedir mais de um tema destes? É divertido, descomprometido, com imensa qualidade e conteúdo. É uma canção pulsante, que dá uma vontade imediata de começar a bater o pé. A canção acaba por se sobressair ainda mais por ter sido completamente diferente das restantes concorrentes do Sanremo 2018.  

Apresentação: Épica! Digamos que a senhora no final da atuação, a dançar daquela maneira, põe a nossa juventude quase toda a um canto. Um dos momentos mais memoráveis do Sanremo 2018. O resto da atuação vai de encontro à vibe da canção, algo simples, mas eletrizante. 

Comparação com a vencedora: Não dá para fazer grandes comparações entre duas canções tão boas à sua maneira. Itália estaria muito bem representada com Lo Stato Sociale, assim como está com Ermal e Fabrizio. 

Pontuação: 12 pontos





Nica Zorjan - "Uspavanka - Lullaby"
Não finalista no EMA.

Música: Excelente tema pop. Brilhantemente produzida e profissionalmente posta em palco, "Uspavanka - Lullaby" é doce, dançante e sonhadora. É daquelas canções que nos fazem transportar para um lugar onde nos sentimos confortavelmente protegidos e felizes. Um grande exemplo de como se fazer uma canção comercial de qualidade. E, apesar de tudo, não deixa de ser simples e descomprometida. Era tudo o que a Eslovénia precisava neste momento...

Apresentação: A melhor apresentação do EMA 2018. Excelente jogo de câmaras, com efeitos visuais perfeitos. Nika tem uma boa postura em palco e dá mais sentido à canção. Os elementos cénicos são lindíssimos. É impossível ficar indiferente face a esta prestação.

Comparação com a vencedora: Não entendemos o que passou pela cabeça dos eslovenos para eleger Lea Sirk para os representar em vez de Nica. Pior ainda é a canção nem sequer ter ganho o passaporte para a final do EMA. "Uspavanka - Lullaby" tinha tudo para sobressair em Lisboa. Com Lea tem tudo para ficar novamente pela semifinal.  

Pontuação:  12 pontos








Noée - "L'un près de l'autre"
6.º lugar na 1ª semifinal do Destination Eurovision

Música: "L'un près de l'autre" é a música francesa no seu estado mais puro. É uma lufada de ar fresco simplista e mágica. É daquelas canções que queremos ouvir vezes sem conta por nos fazer sentir bem. Talvez o facto de ser algo tão tipicamente francês tenha deixado o público de pé atrás, mas o seu encanto é inegável. 

Apresentação: Noée é uma intérprete fantástica. Apesar de este ser apenas um dos primeiros passos da sua carreira após ter participado no Nouvelle Star, em 2016, o seu à vontade é encantador e a sua performance vocal equiparável à versão estúdio. A apresentação em palco pode ser considerada um pouco monótona, mas estava adaptada à canção.

Comparação com a vencedora: Os Madame Monsieur foram a escolha acertada para a Eurovisão. Por serem uma dupla incrível, por terem feito uma excelente canção e por terem uma mensagem ainda mais incrível. Noée merecia, contudo, ter passado à final do Destination Eurovision.

Pontuação:  10 pontos


 
TAYANNA - "Lelya"
2.º lugar no Vidbir 2018

Música: Tayanna regressa ao Vidbir um ano após ter morrido na praia com "I Love You", num registo completamente oposto do adaptado no ano anterior. "Lelya", para além de ter toda uma outra energia contagiante - apesar de também ser focada numa mulher que se apaixona por uma pessoa errada -, é cantada totalmente em ucraniano, que seria algo inédito para o país.  

Apresentação: Um autêntico furacão em palco. Tayanna não parou quieta um segundo do início ao fim e foi vocalmente irrepreensível - as suspeitas de playback inconvenientemente demonstradas são o reflexo da sua excelência enquanto artista. Uma das melhores vozes da música pop ucraniana, e sem qualquer dúvida, a melhor atuação desta final nacional.

Comparação com a vencedora: Digamos que qualquer canção presente na final do Vidbir era melhor, ou pelo menos mais original do que "Under the Ladder". A Ucrânia é conhecida por ter sempre algo diferente de todos os outros países para mostrar em cada ano que participa e neste ano isso não acontece. Apesar de ser uma boa canção, e da evidente boa classificação que irá ter, não tem nenhum factor de destaque.

Pontuação: 12 pontos


     

Vídeos: Depi Evratesil, UA, Destination Eurovision, EMA Eurovision, Lo Stato Sociale

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved