Novidades

latest

Ucrânia: EBU lança apelo ao governo ucraniano para financiar a UA:PBC


European Broadcasting Union (EBU) pediu ao governo ucraniano para assegurar que a emissora estatal do país, Natsionalna Telekompaniya Ukrayiny (UA:PBC), recebe o financiamento adequado.

A European Broadcasting Union (EBU) anunciou, na manhã de ontem, que entrou em contacto com o governo ucraniano para que este financiasse a Natsionalna Telekompaniya Ukrayiny (UA:PBC), emissora pública da Ucrânia. A declaração da EBU ocorreu após a notícia de que o financiamento do organismo de radiodifusão seria reduzido para apenas 0,2% do Orçamento de Estado, algo equivalente a 40 milhões de euros, um dos orçamentos mais pequenos de qualquer organismo público de radiofusão do continente europeu.

O diretor-geral da UA:PBC, Zurab Alsania, afirmou o seguinte: "[Estamos] a passar por momentos muito difíceis. É uma época de reforma e estamos a reconstruir uma antiga empresa num serviço público independente. A falta de financiamento põe em causa todo o processo de reforma e também o nosso futuro".

O diretor-geral da EBU, Noel Curran, reagiu, afirmando que a EBU já entrou em contacto com o governo: "[solicitamos] ao governo ucraniano que assegure fundos adequados, justos e independentes para a UA:PBC, de acordo com a lei da Ucrânia e os padrões europeus. Uma queda súbita nos seus níveis de financiamento prejudicaria o importante processo de reforma da estação que se comprometeu a operar como organização de serviço público sustentável e independente".

A Ucrânia estreou-se no Festival Eurovisão da Canção em 2003 e já ganhou por duas vezes: em 2004, com Ruslana e a canção "Wild Dances", e em 2016, com Jamala e a canção "1944", alcançando um total de 534 pontos. Em 2017 o país foi representado pelos O. Torvald e a canção "Time", alcançando o 24º lugar na final com um total de 36 pontos.

Reveja "Time":


Fonte: Eurovoix/Vídeo: Eurovision.tv



Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved