Novidades

latest

ESC Hit List 2: as 10 maiores surpresas no palco do ESC


São tantas as canções que ouvimos na temporada pré-eurovisiva, que muitas delas acabam por passar despercebidas. Por algum motivo, elas parecem não ter nenhum elemento cativante que nos faça querer ouvi-las novamente. Mas quando chega a semana da Eurovisão, uma boa atuação pode fazer elevar a canção e os temas, outrora insignificantes, ganham vida e passamos a adorá-los. Fiquem com as 10 maiores surpresas no palco do ESC.

1. Ell & Nikki - "Running Scared" (Azerbaijão 2011)



Em 2011, o Azerbaijão surpreendeu tudo e todos com uma vitória inesperada. A canção interpretada por Ell e Nikki poderia até não merecer a vitória, mas a atuação no palco do ESC fez elevar a canção a outro nível! Sobriedade, beleza e amor foram os ingredientes fundamentais para levar este tema à vitória.


2. Frans - "If I Were Sorry" (Suécia 2016)



"If I Were Sorry" foi extremamente atacada, após os suecos a terem escolhido para os representar na Eurovisão. Não se percebe muito bem o porquê de tanta contestação! Talvez houvesse receio de uma nova vitória sueca. O que é certo é que a simplicidade do tema e uma simples atuação resultaram em mais um top 10 para o país.


3. Suzy - "Quero Ser Tua" (Portugal 2014)



Suzy foi alvo de inúmeros ataques por parte dos portugueses que duvidavam da qualidade da canção. Chegou o momento da atuação e Suzy conquistou a Europa. Não se qualificou por 1 ponto, tendo, no entanto, alcançado o top 10 pelo público. Pode não ter levado Portugal à final, mas é dos poucos temas que ainda são cantados pelos eurofãs por essa Europa fora. 


4. Laura Tesoro - "What’s The Pressure" (Bélgica 2016)



Muito poucos eram aqueles que apostavam numa passagem à final, quanto mais num top 10. A energia de Laura e o seu tema dançante proporcionaram ao telespectador um momento de grande diversão. 


5. Michał Szpak - "Color Of Your Life " (Polónia 2016)



Poucos eurofãs apostavam numa boa classificação para este tema durante a fase pré-eurovisiva. Contudo, a atuação emotiva e segura de Michal foram suficientes para conquistar o voto do público e deixar todos de queixo caído com um tema que ganhou vida em palco.


6. Sunstroke Project - "Hey Mamma" (Moldávia 2017)


Das canções que mais vida ganharam após a atuação no palco do ESC. Um tema divertido e descomprometido, associado a uma atuação capaz de por qualquer um a dançar, elevou a Moldávia à sua melhor classificação, desde que participa no concurso europeu. 


7. Buranovskiye Babushki - "Party For Everybody" (Rússia 2012)



As avós mais queridas da Europa ofereceram-nos dos momentos mais ternurentos e divertidos da história da competição. Uma surpresa enorme ter assistido a todo o favoritismo que a Rússia obteve em 2012 após a atuação na semi final. Um tema odiado por muitos acabou por conquistar a Europa e foi por pouco que não venceu o certame.


8. Verka Serduchka - "Dancing Lasha Tumbai" (Ucrânia 2007)




Se alguém souber de um momento mais épico do que este que se acuse! A lendária Verka Serduchka proporcionou-nos um momento hilariante em 2007, com uma atuação divertida e extravagante, satirizando alguns lugares-comuns eurovisivos. Não é que não se estivesse à espera de uma atuação do género, mas ninguém sonhava com algo assim. 


9. Rona Nishliu - "Suus" (Albânia 2012)



Talvez dos momentos mais arrepiantes de toda a história da competição. Cantada na língua materna, "Suus" não saía do fundo dos tops dos eurofãs durante a temporada pré-eurovisiva. Mas a atuação em palco de Rona conquistou o coração dos europeus e elevaram o seu tema a um patamar muito superior. Grande voz!


10. The Common Linnets - "Calm After The Storm" (Holanda 2014)



A maior reviravolta da história da Eurovisão. A canção sempre foi incrível, mas será que se adequava neste concurso? À semelhança de "Suus", "Calm After The Storm" não era, de todo, das favoritas dos eurofãs. Mas a intimidade e simplicidade da atuação no palco do ESC fizeram com que este tema fosse ouvido com atenção, ganhando asas para voar. Voou tão alto que quase roubou o primeiro lugar à Conchita e provou que, neste concurso, os estereótipos musicais deveriam acabar. 
Vídeos: Eurovision Song Contest, 80lerPartisi

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved