Novidades

latest

EYD 2017: Portugal volta à competição


Portugal regressa ao Festival Eurovisão de Jovens Dançarinos (EYD), após seis anos desde a sua última praticipação no concurso. A lista de participantes foi revelada esta tarde pela European Broadcasting Union (EBU).

A European Broadcasting Union (EBU) fez saber que a 15.ª edição do Festival Eurovisão de Jovens Dançarinos (EYD) decorrerá a 16 de dezembro, sábado, no Centro de Congressos de Praga, República Checa. Isto devido à desistência da organização da emissora de Malta, onde inicialmente se iria realizar o concurso.

O EYD contará com jovens dançarinos entre os 16 e os 21 anos, e será disputado (até à data) por oito países. A maior supresa é o facto de Portugal regressar ao lote de participantes, após seis anos de ausência. Jon Ola Sand, supervisor executivo do evento afirmou que "esta é uma competição importante para os jovens dançarinos no limiar de uma carreira importante" e que a "EBU está entusiasmada por celebrar a vitalidade e o ecletismo da dança moderna com os seus parceiros" esperando, assim, "encontrar a nova estrela da dança europeia em Praga".

O vencedor será apurado por um conjunto de especialistas em dança, que avaliará as atuações individuais e em grupo, e as coreografias estarão a cargo de Petr Zuska, diretor artístico do Ballet Nacional da República Checa. Sabe-se ainda que Libor Bouček voltará a repetir a apresentação do evento.

A EBU revelou que o número de participantes poderá dilatar nos próximos dias, uma vez que os interessados podem inscrever-se até ao dia 15 do mês de julho.

Veja a lista de países já confirmados no EYD 2017:

Alemanha
Eslovénia
Malta
Noruega
Polónia
Portugal
República Checa (país organizador)
Suécia

Portugal estreou-se no Festival Eurovisão de Jovens Dançarinos em 1989 com Ana Lacerda e fez-se representar mais duas vezes: por Sónia Lima, em 1991, e por Ricardo Macedo, em 2011. Em nenhuma dessas participações conseguiu disputar o duelo em que é decidido o grande vencedor. 

Veja uma recapitulação da edição de 2011, onde participou Ricardo Macedo, representante português:


Fonte/Vídeo: ESCPortugal



Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved