Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2017: Itália



FRANCESCO GABBANI - "OCCIDENTALI'S KARMA"



André Sousa: Adoro que a Itália traga sempre músicas diferentes e com algum propósito para a Eurovisão. Ganha imenso pela diferença! 

Andreia Valente: Percebe-se o porquê de “Occidentali's Karma” ter ganho em Sanremo. É uma canção que cativa todas as faixas etárias por razões diferentes, apela à dança, fica na cabeça e tem um humor muito claro. O instrumental é uma mistura perfeita entre o pop do século XX e o pop pós-modernista. 

Catarina Gouveia: Desde o marcante regresso da Itália que se nota uma óbvia vontade de vencer, algo que sempre quisemos ver no nosso Portugal. Mesmo que esta canção esteja longe de ser uma das minhas favoritas, apoio-a maioritariamente por querer ver vingado o roubo de 2015. De resto, é uma canção fresca, divertidíssima e muito bem pensada – quero acreditar que aquele corte da nova versão foi feito por uma criança que entrou no estúdio por acidente e começou a carregar em teclas à toa. 

Daniel Fidalgo: Ora aí está! Um instrumental atual sem imitar nenhum hit pop norte americano! Cheio de qualidade, muito divertido, dinâmico…

Diogo Canudo: Finalmente uma canção diferente, original, não é cópia de ninguém, sofisticada, com um instrumental orelhudo e ousado. No entanto, “Occidentali's Karma” não é uma música fácil de digerir. É preciso para se gostar dela e viciar por completo. Neste momento… estou completamente viciado, admito. 

Elizabete Cruz: Tudo nesta proposta é para mim é amor. O instrumental é o mais cativante e o mais animado deste ano e é sempre um prazer ficar a dançar isto feita idiota.

Jessica Mendes: Não é nenhuma obra de arte mas é super catchy e nada daquilo que esperamos da Itália. O corte da música é péssimo. Optaram por tirar o segundo verso e repetir um refrão a seguir ao outro. Havia mais por onde cortar.

Joana Raimundo: Do mais catchy que há este ano na Eurovisão, 

Neuza Ferreira: Bastante diferente dos outros. Simples, mas cativante! Transmite toda a animação que o certame deve de ter. 


André Sousa: Concordo com muitas pessoas quando dizem que Francesco não tem a melhor voz do mundo. De facto, não tem. No entanto, é suficientemente capaz para interpretar a sua canção eurovisiva sem problemas.

Andreia Valente: Francesco não tem uma voz genial, mas isso interessa pouco, neste caso. 

Catarina Gouveia: Quem é que não gosta de uma boa voz rouca, para além de estar a cantar numa das línguas mais bonitas do mundo?

Daniel Fidalgo: Típica voz masculina italiana. Portanto, excelente. Uma voz rouca, cheia de personalidade. 

Diogo Canudo: Não é uma voz fantástica, tem imensas limitações. No entanto, para a música que está a apresentar, não falha, não desafina. Completamente adequada.

Elizabete Cruz: A música não pede um grande instrumento vocal, mas Francesco Gabbani faz tudo o que é preciso.

Jessica Mendes: Ele não é um cantor fenomenal, mas tem ali qualquer coisa na voz que me agrada muito sobretudo para uma música divertida como esta.

Joana Raimundo: Não é o melhor que já se ouviu, mas tem um je ne sais quois que encaixa perfeitamente com toda a atuação. 

Neuza Ferreira: Voz de Senhor! É uma voz diferente das outras, que se destaca devido ao sotaque maravilhoso que os italianos têm.


André Sousa: É o melhor desta proposta. E, parecendo à primeira vista que é um pouco mau trazer um macaco para palco, depois acaba por fazer todo o sentido. Francesco também é bastante carismático para as câmaras. Parece que esta música foi mesmo feita para ele.

Andreia Valente: A presença de palco é o que coloca a Itália no topo dos favoritos à vitória. Francesco é muito carismático, tem um bigode muito curioso e dança com um gorila. Aconteça o que acontecer, “Occidentali's Karma” será sempre “aquela canção com o macaco”.

Catarina Gouveia: O macaco será, sem sombra de dúvida, a personagem do ano. A personagem secundária, o próprio intérprete, claro está, tem um carisma fantástico e uma presença incrível.

Daniel Fidalgo: Aquele macaco ao lado do Francesco é tudo o que eu preciso de ver na Eurovisão.

Diogo Canudo: Francesco Gabbani, com ou sem macaco, é um monstro de palco. Peço a todos que vejam a atuação no Sanremo de novo e tentem não ligar ao macaco (eu sei que é difícil). Francesco é super cativante, sabe como dar energia à canção que apresenta, não tem medo de fazer figuras tristes em frente às camaras e ainda mostra os seus dotes para bailarino. Para quê coros, bailarinos e adereços? O Francesco é só um e faz isso tudo!

Elizabete Cruz: Vamos lá ver... há um macaco a dançar. Um macaco! Posso ainda falar das skills de dançarino do Gabbani porque oh, outra maravilha. É só lindo, mesmo!

Jessica Mendes: ÉPICO! Levar um macaco para fazer aquela coreografia torna isto tão ridículo que acaba por ser bom! E, claro, o Francesco é capaz de pôr um sorriso na cara da pessoa mais mal disposta do mundo.

Joana Raimundo: Perfeita. Francesco não deixa nada a desejar, é carismático, dinâmico e divertido, no palco da Eurovisão, será dos melhores. 

Neuza Ferreira: Completamente perfeita. O Francesco por si só já cativa bastante o publico, mas com a entrada do macaco tudo fica ainda mais cativante. É impossível ficar indiferente a esta atuação.


André Sousa: “Occidentali’s Karma” é uma crítica aos comportamentos ocidentais. Uma letra bem pensada e cuidada, talvez a mais inteligente do ano. Mais uma vez, ganha pela originalidade e pela irreverência.

Andreia Valente: A letra de “Occidentali's Karma” é, de longe, a melhor letra do ano. Não há sequer competição neste aspeto. Uma crítica à forma como o ser humano está a evoluir na era da tecnologia e a forma como a sociedade do oeste transformou o refúgio das culturas orientais em atração turística. Referências a Shakespear, Heráclito e Karl Marx são notórias. E demos graças ao Senhor que Francesco quis manter a canção em italiano!

Catarina Gouveia: Ainda que não seja uma das minhas músicas favoritas, esta letra é, sem qualquer dúvida, a melhor do ano. Cada verso é pensado ao pormenor, fazendo com que pensemos em toda a nossa existência enquanto seres humanos. Absolutamente brilhante!

Daniel Fidalgo: Uma crítica ao modo de vida ocidental. Ainda por cima em italiano. Não sei falar o idioma, mas sem esta letra de cor. 

Diogo Canudo: “Occidentali’s Karma” apresenta das melhores letras deste ano. Completamente diferente e inesperada, mas ao mesmo tempo tão inteligente na crítica que passa aos hábitos culturais dos Europeus. Nunca vi uma letra tão original na Eurovisão como esta, até estou parvo. Isto é pura arte! Parabéns!

Elizabete Cruz: Quando tudo parece uma grande piada, vamos ver a letra desta música e percebemos como ela é inteligente. Finalmente algo original que foge e clichés chatos. E o melhor de tudo, em italiano!

Jessica Mendes: É a minha parte preferida da música e o perfeito exemplo de que a brincar se dizem coisas muito sérias. Uma abordagem aos hábitos modernos do homem com muito humor! Uma vénia!

Joana Raimundo: Querem mais algo genial do que a letra de Itália? Impossível. Tem tantas referências filosóficas que se encaixam perfeitamente no que é a sociedade de hoje em dia, sendo mais do que atual, infelizmente, muitas deles foram tiradas para a versão final.

Neuza Ferreira: É uma letra que se destaca de todas as outras, uma vez que não fala nem de amor, nem de dor, nem de sofrimento, nem de nada do que há em cada canto do certame este ano.


André Sousa:  Duvido que ganhe. Mas top 5 vai ser de certeza!

Andreia Valente: Não é das minhas favoritas e acredito que seja possível não ganhar, mas ficar fora do Top 3 era um escândalo. 

Catarina Gouveia: Um claro candidato à vitória, caso o hype se mantenha.

Daniel Fidalgo: Ficar fora do top 1 é uma atrocidade! Vai ganhar… se a RAI não meter o dedo…  

Diogo Canudo: O macaco vai cativar imensos públicos-alvo. Para mim é um óbvio top 5. 

Elizabete Cruz: Num ano que se está a revelar uma nódoa, não me admirava que o macaco levasse o troféu.

Jessica Mendes: Se a RAI quiser, ganha isto sem qualquer oposição.

Joana Raimundo: Sem dúvida um potencial vencedor. The naked dancing monkey for the win! 

Neuza Ferreira: Top 5.


André Sousa: 12 pontos.

Andreia Valente: 10 pontos.

Catarina Gouveia: 7 pontos.

Daniel Fidalgo: 12 pontos.

Diogo Canudo: 8 pontos.

Elizabete Cruz: 10 pontos.

Jessica Mendes: 10 pontos.

Joana Raimundo: 10 pontos.

Neuza Ferreira: 12 pontos.

Total: 91 pontos.


André Sousa: Pensei que já tinha visto de tudo na Eurovisão… mas, agora a sério, um macaco?

Andreia Valente: Se a Itália ganhar queremos uma atuação com 1000 macacos na abertura da Eurovisão 2018.

Catarina Gouveia: Eurovisão, vem lá para um país aqui pertinho de nós para organizarmos uma excursão!

Daniel Fidalgo: Macaco à vitória! Namaste! #JusticeforIlVolo

Diogo Canudo: A sério que é preciso o Francesco levar um macaco para salvar a Eurovisão este ano?

Elizabete Cruz: E para os haters: “NAMASTE, ALLEZ!”.

Jessica Mendes: Vou mudar-me para Itália e a minha profissão vai ser “cortadora de músicas do ESC”.

Joana Raimundo: O Francesco irá meter toda a Europa a fazer a dança do macaco!

Neuza Ferreira: Macacada atrás da macaca, o Francesco vai conquistanto a Europa.


1.º Itália - 91 pontos; 2.º Azerbaijão - 77 pontos; 3.º Portugal - 77 pontos; 4.º Bulgária - 75 pontos; 5.º Sérvia - 71 pontos; 6.º Dinamarca - 70 pontos; 7.º Finlândia - 68 pontos; 8.º Israel - 66 pontos; 9.º Polónia - 65 pontos; 10.º Suécia - 65 pontos; 11.º Hungria - 64 pontos; 12.º Bélgica - 63 pontos; 13.º Arménia - 60 pontos; 14.º Austrália - 60 pontos; 15.º Islândia - 59 pontos; 16.º Holanda - 58 pontos; 17.º Suíça - 57 pontos; 18.º Albânia - 56 pontos; 19.º Macedónia - 56 pontos; 20.º Estónia - 55 pontos; 21.º Bielorrússia - 54 pontos; 22.º França - 53 pontos; 23.º Áustria - 49 pontos; 24 Geórgia - 46 pontos; 25 Moldávia - 45 pontos; 26.º Montenegro - 41 pontos; 27.º Noruega - 38 pontos; 28.º Rússia - 37 pontos; 29.º Grécia - 37 pontos; 30.º Irlanda - 33 pontos; 31.º Chipre - 32 pontos; 32.º República Checa - 30 pontos; 33.º Letónia - 29 pontos;  34.º Roménia - 27 pontos; 35.º Alemanha - 27 pontos; 36.º Malta - 23 pontos; 37.º Croácia - 22 pontos; 38.º São Marino - 18 pontos; 39.º Espanha - 17 pontos; 40.º Eslovénia - 14 pontos; 41.º Lituânia - 14 pontos.

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved