A Ríkisútvarpið (RÚV), emissora nacional islandesa, já procura o seu representante para o Eurovision Song Contest (ESC) 2016 e as inscrições estarão abertas até 2 de novembro.
2016 marca os 30 anos de participações da Islândia no ESC e o método utilizado para escolher o seu representante para Estocolmo é, mais uma vez, o Söngvakeppnin cujas inscrições acabam no início do próximo mês. O vencedor da final nacional irá defender as cores da Islândia em Estocolmo e tentar alcançar a final da competição depois de Maria Olafs não o ter conseguido no ano passado. Além disso o vencedor ganha ainda um prémio monetário no valor de 1 milhão de Kronas, que equivale a cerca de 7 mil euros. As datas das semifinais e final ainda não foram anunciadas mas espera-se que o Söngvakeppnin decorra entre janeiro e fevereiro.
A Islândia estreou-se no Festival Eurovisão da Canção em 1986 e o seu melhor resultado é um segundo lugar por duas vezes: em 1999, com Selma e a canção “All Out of Luck”, e em 2009, com Yohanna e a canção “Is It True?”. Em 2015 o país foi representado por Mária Ólafs e a canção “Unbroken”, alcançando o 15º lugar na semifinal com um total de 14 pontos.
Recorde "Unbroken":
06/10/2015
Fonte/Imagem: EuroVisionary/Vídeo: Eurovision.tv
Sem comentários
Enviar um comentário
Não é permitido:
. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;
. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;
. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;
. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;
. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.
Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.