Novidades

latest

ESC 2015: comentários ao sétimo dia de ensaios


Apesar de já ser o sétimo dia de ensaios, decorreram hoje, dia 17 de maio, em Viena os primeiros ensaios dos países dos Big 5, da Austrália e do país anfitrião a Áustria. 



O primeiro ensaio do dia é de um dos países favoritos à vitória. A Itália aparece em Viena com dos melhores (senão os melhores) cantores do ano e hoje não desiludiram nessa parte. Apesar das boas vozes, nota-se que ainda está a haver alguma poupança o que é normal num primeiro ensaio. Apesar de ser só um ensaio com 30 segundos, nota-se que o país tem dos fundos mais bonitos do ano e que combina com a música e o seu estilo italiano. Espera-se que melhore num segundo ensaio contudo os planos de câmara parecem ser uma parte importante da atuação o que é normal para a música que é. Espero pelo ensaio completo mas por agora não parecem desiludir. 



Passamos agora para o país anfitrião. Totalmente diferente do estilo que Conchita Wurst apresentou o ano passado penso que os The Makemakes não vão acabar num lugar tão mau como muitos pensam. É uma música que facilmente se ouve numa rádio, tem um bom cantor e apesar de parecer uma atuação simples penso que isto em televisão vai resultar muito bem. O facto do vídeo ter só 30 segundos é algo que não ajuda a uma correta avaliação contudo parece que o piano e o palco vão ter elementos que vão ajudar a levar a música a outro nível. No geral é um bom ensaio contudo tem sempre aspetos a melhorar para o segundo ensaio. 



Um dos ensaios porque mais curiosa estava. É provavelmente o ensaio mais prejudicado por só serem revelados 30 segundos pois a parte da coreografia que é mostrada parece ser a da parte menos desenvolvida e a voz da Edurne não parece estar em perfeitas condições (o que também pode estar relacionado com o facto de ser o primeiro ensaio). O vestido tem um grande papel na coreografia e pelas fotos disponibilizadas não vai ser sempre da mesma cor nem no mesmo formato. A Edurne tem uma grande presença em palco e o bailarino não a parece atrapalhar. No geral é um bom primeiro ensaio, anseio por ver a coreografia completa mas ainda há alguns aspetos a melhorar.



Ann Sophie mantém quase a atuação que fez na final nacional contudo é algo que funciona bem quer para a cantora quer para o estilo de música. Uma das melhores coisas da atuação é a grande voz da cantora e o fundo do fumo preto foi muito bem escolhido e enquadra-se muito bem na música. A roupa da cantora foi alterada em relação à da final nacional o que me parece que foi uma boa escolha e Ann Sophie tem um grande presença em palco sendo das cantoras mais carismáticas do ano. Algo muito bom já para um primeiro ensaio que será ainda melhorado nas próximas atuações. 




Apesar das críticas à música do Reino Unido, se há algo que não pode ser criticado é o empenho que o país tem e investe para proporcionar uma boa atuação na Eurovisão. Este ano volta a acontecer o mesmo, o uso de escadas e de luzes nas roupas dos dançarinos e da cantora são algo que se adequa à canção e tentam recriar o que se passa no vídeo oficial. Pode-se destacar no meio de baladas bem como pode terminar nos últimos lugares. O ensaio completo vai dar mais pormenores sobre a atuação em palco mas para mim parece-me uma boa atuação para esta música e com bom planos de câmara pode dar uma boa animação ao espectáculo. 



A surpresa do dia. Apesar de sempre ter gostado desta balada pensei que iria passar despercebida no meio de tantas outras contudo a França parece apostar na melhor atuação talvez desde 2009. O fundo é provavelmente o melhor do ano e condiz perfeitamente com a letra da música. Os bombos atrás dão ainda mais significado ao fundo e tudo se complementa. Outro aspeto muito importante é que esta é uma balada que ganha muito quando é ouvida ao vivo simplesmente porque a voz de Lisa Angell deve ser das melhores vozes do ano e que ao vivo tem mais força e encanto e que se adequa perfeitamente à música. Uma grande e agradável surpresa por parte dos franceses e anseio por ver a atuação completa e na televisão. É para ter cuidado que a França pode ter um resultado muito melhor do que o esperado especialmente no voto do júri. 



A estreia da Austrália nos ensaios eurovisivos e uma estreia um pouco aquém do esperado. Não é que tivesse grandes expectativas sobre a atuação da Austrália depois do intervalo feito pelo país na segunda semifinal em 2014 contudo e visto que estão a participar pela primeira vez esperava um pouco mais. O Guy Sebastian é um bom cantor contudo aqueles dois postes de luz e toda a coreografia parece ser algo a um nível um pouco básico. Claro que são só 30 segundos e provavelmente a atuação completa será muito melhor e em televisão também contudo o que foi mostrado hoje foi um bom ensaio contudo um ensaio que não chama à atenção. 

Melhor ensaio do dia: França/Itália
Pior ensaio do dia: Austrália

Vídeos: Eurovision.tv
17/05/2015

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved