Novidades

latest

ESC 2015: comentários ao segundo dia de ensaios


Segundo dia de ensaios, ainda temos disponíveis apenas 30 segundos de cada atuação. Mas dá para termos uma ideia… vamos lá fazer o balanço. 



Boa! Bojana já se mexe mais um bocadinho (ainda pode melhorar). O cenário está com tons mais neutros do que na apresentação nacional. Assim não fica tão confuso. Quanto à coreografia, e avaliando os 30 segundos, gostei mais da primeira parte do que da segunda. Nesta parece que fazem algo aleatório e se limitam a estar ali aos saltos. No entanto, creio que, no geral, sairá algo com pés e cabeça, espero. Na voz da intérprete nada a apontar, e provavelmente será que mais marcará a atuação. Veremos se a Sérvia faz o suficiente neste regresso.



Oh não! Esta é uma canção que eu tenho vindo a aprender a gostar com o tempo, e principalmente dada a sua letra. No entanto, e desde o início, sempre a achei muito parada, muito monótona, muito repetitiva em termos melódicos. Confesso que não estava à espera de uma inovação do outro mundo, mas não acho que seja a melhor solução manter estes parâmetros durante a apresentação. Isto é, os intérpretes mal se mexem, a não ser aqueles micro passos para a frente, e o cenário também é um pouco parado. Não sei como será o resto da canção, mas sinto mesmo falta da ideia de movimento. Nem que mantivessem um cenário mais rotativo, com imagens alusivas à letra ou ao que fosse. Mas, pode a canção querer transmitir tudo e mais alguma coisa, que, com esta apresentação, não ficará marcada na cabeça dos telespetadores. Espero, agora, que uns bons planos de câmera salvem isto. 



Muito bem! Mais uma canção da qual sou suspeita para falar, mas que a sua apresentação também não me desiludiu. Sempre disse que a performance na final nacional estava mais do que satisfatória e nem precisava de ser alterada. A versão mudou mas em palco manteve as mesmas linhas. O cenário está lindíssimo… os corações, o efeito dos trovões. O ideal era que Uzari acompanhasse o movimento do cenário, como fez ao vivo, e foi super original. E vi logo que a ideia da ampulheta no vídeo oficial não era exequível no palco do ESC. Apenas apontaria uma ligeira necessidade de melhoria da voz do intérprete. Acho também que a introdução de vocals melhorou o tema. Tenho a certeza que vou continuar a adorar esta proposta da Bielorrússia.



Este ano a Rússia não trouxe nenhuma inovação para o palco do ESC, como nos tem vindo a habituar. No entanto, e como desconhecíamos esta interpretação ao vivo, foi acrescentada uma banda e um conjunto de vozes que faziam todo o sentido (a million voices). Este uníssono e poder de vozes farão toda a diferença. Certo que Polina é uma grande cantora e sozinha iria na mesma fazer um brilharete, mas só assim a performance ficaria completa. De resto, todo o cenário pareceu-me simples e bonito. Senti falta de pirotecnia no final da canção. Daria muito mais êxtase, e a canção pede isso. Confio agora nuns bons planos de câmera. A Rússia este ano apostou na simplicidade. Esperávamos mais, mas ainda assim será o suficiente para marcar presença na final, como habitualmente. 



Bem, não há muito por dizer sobre a Dinamarca. Se compararmos com os anos anteriores, esta é a proposta mais fraca do país - até mesmo a nível de performance. Tanto o cenário como tudo o resto que compõe a atuação é quase idêntica à apresentada na final dinamarquesa. A banda, mesmo que não aprecie, faz o seu dever muito, e a nível de voz o vocalista adequa-se perfeitamente. O cenário é muito teenager e faz jus ao tema, também ele muito teenager. Apesar de ser apenas trinta segundos, penso que, se não houver no final, faltará pirotecnia ou foguetes que resultariam muito bem com esta atuação. Um reparo muito feliz para o coro de meninas, que está perfeito! Mas não sei se é suficiente para passar à final...



Não sei o que dizer deste cenário... Não é mau de todo, mas não era o que tinha idealizado para esta música tão positiva. No entanto, acho que vai resultar muito bem em televisão. Elhaida Dani é fantástica, é talvez a melhor artista feminina desta edição e, sabendo que é favorita, tentou não cair em exageros como já fez em atuações anteriores. E o resultado final é completamente fantástico! A sua energia e carisma são algo de sobrenatural, e a sua voz cristalina - o que poderá levar a Albânia a conseguir a sua melhor classificação de sempre na Eurovisão. Os coros também estão muito bons e só se consegue ver um top5 para esta música. Esperemos que a justiça seja feita!



Admito, desde já, não ser de todo fã desta proposta romena. Mas, quando vi o ensaio, fiquei logo com arrepios. A banda está muito bem enquadrada no cenário, e o vocalista cheio de garra e sentimento e com uma voz muito portentosa. Também souberam utilizar muito bem o vídeo oficial da canção, para tentar transmitir em palco a mensagem da canção. Considero que esta proposta irá deliciar e derreter o coração de muitas pessoas, e muitas delas irão identificar-se com a canção. A música tem de passar sempre uma mensagem, e a banda Voltaj faz isso da melhor forma possível. Palmas, a Roménia está este ano na final, e com muita qualidade!



A Geórgia veio este ano para lacrar a cara das inimigas! Das melhores, ou talvez a melhor proposta, de sempre da Geórgia. Nina Sublatti tem imensa personalidade e vê-se mesmo que esta música foi feita para ela. Mesmo que a cantora não se mexa muito em palco, todo o cenário cria o movimento que a canção precisa. E, apesar de muitas vezes ter a cara de uma pessoa em grande na atuação ser um risco, aqui é quase uma obra de arte e consegue transmitir o lado mais obscuro da própria cantora. A Geórgia deverá ficar facilmente perto do top10, e "Warrior" é das músicas pop, falando mesmo de pop puro, deste ano com mais qualidade.

Melhor ensaio do dia: Geórgia
Pior ensaio do dia: Dinamarca

Vídeos: Eurovision.tv
12/05/2015

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved